GT3 Brasil: Categoria é apresentada em São Paulo

Com o sugestivo slogan “Seus sonhos em alta velocidade”, novo campeonato de nÁ­vel nacional reunirá carros espetaculares e pilotos de renome. Torneio começa já em agosto.

Cercada de grande expectativa, a Brasil GT3 Championship, nova categoria do automobilismo nacional, foi apresentada no final da manhã desta terça-feira em um hotel na região dos Jardins, em São Paulo. O novo campeonato, que começa nos dias 11 e 12 de agosto no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, é o primeiro a ser organizado em um paÁ­s fora da Europa, onde a GT3 existe desde 2006, já com grande sucesso.

O campeonato está sendo introduzido no Brasil pela SRO Latin America, braço latino-americano da SRO Organization – empresa que organiza competições de Gran Turismo homologadas pela FIA. A GT3 brasileira utilizará os mesmo carros e regulamento técnico-desportivo empregados nos torneios disputados na Europa.

De forma bem apropriada, já que será disputada por bólidos que povoam o imaginário dos amantes do automóvel, o novo torneio utiliza o slogan “Seus sonhos em alta velocidade”. Estes carros agora serão vistos de perto pelo público aficionado nos autódromos nacionais. A temporada 2007 da categoria terá cinco provas, todas disputadas em rodadas duplas. Para a estréia, em Tarumã, já estão confirmados 13 carros: cinco Ferrari F430, dois Porsche 997, quatro Dodge Viper, uma Maserati GranSport Light e um Lamborghini Gallardo.

“Será um campeonato de altÁ­ssimo nÁ­vel, com muito profissionalismo e competência”, afirmou José Carlos Brunoro, presidente da BSB (Brunoro Sports Business), empresa responsável pela logÁ­stica da categoria. â€œÉ realmente um sonho ter estes carros correndo aqui no Brasil”, completou.

Pilotos, empresários e sócios da SRO Latin America, os brasileiros Antonio Hermann e Walter Derani acreditam que a GT3 será responsável por um novo estágio no desenvolvimento das relações profissionais do automobilismo nacional: “A categoria alcançou um sucesso muito grande nos paÁ­ses em que corre, e no Brasil até tivemos uma certa dificuldade em conseguir encomendar os carros, tamanha a demanda que as fábricas estão sofrendo por parte das equipes européias”, apontou Hermann. Na visão de Derani, a GT3 já chega ao paÁ­s como uma categoria top: “Abre-se uma nova opção, um novo ramo no mercado para pilotos, equipes e patrocinadores no automobilismo nacional, e por isso a GT3 Brasil tem tudo para criar um novo paradigma no esporte a motor, como fizeram recentemente por exemplo a Stock Car e a Fórmula Truck”, observou.

LuÁ­s Roberto de Souza, diretor-operacional da SRO Latin America, aposta no intercâmbio entre a GT3 Brasil e sua versão original, da Europa. “Como os carros e os regulamentos técnicos são os mesmos, os pilotos daqui podem correr em qualquer pista com os campeonatos do outro lado do Atlântico e equipes européias podem ser convidadas a participar de etapas no Brasil”, apontou.

Pilotos com experiência internacional e de renome no esporte a motor brasileiro formarão o grid. São os casos de nomes que já estiveram no topo da Stock Car, como Xandy Negrão e o campeão Alencar Junior, além do campeão brasileiro de Marcas e Pilotos Andréas Mattheis e do ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Pupo Moreno.

Pouco antes da coletiva de apresentação da GT3 foi realizado um congresso técnico com pilotos e representantes das equipes inscritas. O evento apresentou detalhes do regulamento técnico e desportivo da categoria.

Segundo Antonio Hermann, em até dois anos já deverá ser criada uma versão sul-americana da categoria. “A GT3 é um empreendimento profissional visando resultados e estou certo de que vamos alcançar grande sucesso. Contamos com ótimos pilotos, supercarros e um público fanático por corridas”.

CALENDÁRIO GT3 BRASIL:

11/12 AGOSTO – Tarumã (RS)
01/02 SETEMBRO – Curitiba (PR)
29/30 SETEMBRO – Rio de Janeiro (RJ)
09/10 NOVEMBRO – São Paulo (preliminar das Mil Milhas)
01/02 DEZEMBRO – São Paulo (SP)