GT3 Brasil: Em corrida agitada, vitória é definida na penúltima volta

Com primeiro lugar de Ricardo Maurício/Miguel Paludo, Porsche empata com Ferrari em número de conquistas nesta temporada.

A segunda metade do campeonato do Itaipava GT3 Brasil foi aberta neste final de semana em Interlagos, e apesar do tempo frio a disputa pelo título de 2009 esquentou ainda mais. Após a vitória do Ferrari F430 da dupla Rafael Derani/Cláudio Ricci no sábado, no domingo (23) o lugar mais alto do pódio ficou com o duo Ricardo Maurício/Miguel Paludo, no quarto triunfo de um Porsche 997 nesta temporada, igualando o número do F430 no campeonato. Na prova disputada no início da tarde de hoje, Derani/Ricci terminaram em terceiro.

A definição da vitória se deu a poucos metros da abertura da última volta da corrida. A chuva, que começou de forma tímida pouco antes da largada, foi aumentando gradativamente e dificultando a vida dos pilotos na pista. Devido à pista com pouca aderência, o Ferrari F430 de Marcelo Hahn (parceiro de Allam Khodair) rodou na volta 27 – a menos de dez minutos do final – e o safety car foi acionado. Naquele momento, a liderança era de Rafael Derani, seguido de Miguel Paludo e Thiago Camilo (parceiro de Norberto Gresse, Porsche 997). Entretanto, na 29ª volta – a duas do fim, portanto – Rafael Derani perdeu o controle do carro na saída da Curva do Mergulho, quando o safety car se preparava para retornar aos boxes para a relargada.

“As condições da pista estavam horríveis”, desolou-se Rafael Derani, que contou ter passado com uma das rodas do carro por sobre a linha branca de demarcação da pista, onde a combinação da superfície lisa do piso pintado e a chuva constituía um local de pouquíssima aderência. Como resultado, o Ferrari saiu de traseira e perdeu a trajetória, rodando em um momento crucial, a algumas centenas de metros da relargada. “Paciência. Pelo menos terminamos ainda em terceiro lugar, o que ainda é bom para a nossa campanha no campeonato”, consolou-se. “Foi uma infelicidade o que aconteceu com o Rafael. A nossa corrida estava muito boa, mas a chuva sempre reserva algumas surpresas. No entanto, temos que olhar sempre positivamente, porque estes pontos são importantes na classificação geral na disputa pelo título”, afirmou seu parceiro Cláudio Ricci.

Com os carros muito próximos no momento da rodada de Derani, Miguel Paludo mostrou agilidade ao desviar rapidamente do Ferrari. E, mesmo saindo da pista na manobra, o gaúcho assumiu a liderança, com Thiago Camilo na segunda posição. Derani conseguiu voltar logo atrás dos dois Porsche 997 da WB Motorsport, equipe que conquistou sua terceira dobradinha na temporada 2009.

“A corrida foi muito difícil. A cada volta, a pista ficava diferente por causa da chuva que aumentava. Consegui escapar de bater no Rafael quando ele rodou, mas a última volta foi muito difícil, eu não acelerei praticamente nada”, lembrou o gaúcho Miguel Paludo, frisando o cuidado que ele próprio tomou para não rodar nos estágios finais da corrida. Um item que agravou o risco de acidente foi o fato de poucos pilotos terem optado por substituir os pneus slick pelos de pista molhada. “Estávamos de olho nas estratégias das outras equipes. Mesmo assim eu virava voltas boas e tinha um bom ritmo. Então concluímos que perderíamos muito tempo ao entrar nos boxes para arriscar uma troca de pneus. O tempo que ganharíamos por volta com os pneus de chuva não compensaria o prejuízo de termos que parar no box e depois voltar”, explicou Ricardo Maurício, que fez a parte inicial da corrida com o Porsche número 5.

Vencedores da segunda corrida da rodada dupla realizada em Londrina (PR) no mês passado, Thiago Camilo e Norberto Gresse afirmaram ter sofrido com o lastro imposto ao Porsche número 6. Somados os lastros de graduação e desempenho (imposto de acordo com a pontuação geral obtida em Londrina), os dois pilotos de graduação ouro levaram 90 quilos no bólido. “Sofremos um pouco com o peso do carro, o que nos prejudicava nas freadas. O final de semana todo foi complicado, e o segundo lugar foi um resultado muito bom para nós, além do esperado”, disse Camilo.

No campeonato, Derani/Ricci permanecem na liderança, agora com 142 pontos, contra 123 de Thiago Camilo e 120 de Ricardo Maurício. A dupla Marcelo Hahn/Allam Khodair aparece no quarto lugar, empatada com Miguel Paludo em 107 pontos. Paludo e Ricardo Maurício têm pontuações diferentes por não terem disputado todas as provas da temporada na mesma formação. Walter Derani/Rodolpho Santos, dupla quarta colocada na prova de hoje, aparece na sexta posição, com 88 pontos.

A sexta rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil acontece nos dias 26 e 27 de setembro no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Confira os dez primeiros da 10ª etapa:

1º) R.Mauricio/M.Paludo (PO, SP/RS), 31 voltas em 59min21s104 (média de 135,03 km/h)
2º) N.Gresse/T.Camilo (PO , SP/SP), a 0s848
3º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 14s459
4º) W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 1 volta
5º) F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS), a 1 volta
6º) A.Hermann/R.Freitas (PO , SP/SP), a 2 voltas
7º) M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 2 voltas
8º) F.Ebrahim/N.Merlo (FE , PR/SP), a 4 voltas
9º) C.Faria/F.Greco (FE , SP/SP), a 27 voltas
10º) R.Catalini/V.Rossete (FE , SP/SP), a 30 voltas

Melhor Volta: R.Derani/C.Ricci, 1min37s183 (159,62 km/h)
Legenda: FE – Ferrari F430; PO – Porsche 997; LA – Lamborghini Gallardo
Fonte: CRONOMAP

A classificação do campeonato após dez corridas disputadas:

1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 142 pontos
2º) Thiago Camilo (Porsche 997), 123
3º) Ricardo Maurício (Porsche 997), 120
4º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430) e Miguel Paludo (Porsche 997), 107
6º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 88
7º) Duda Rosa/Fernando Poeta (Ferrari F430), 75
8º) Fábio Ebrahim (Ferrari F430), 72
9º) Antônio Hermann (Porsche 997), 68
10º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 62
16º) Norberto Gresse (Porsche 997), 59
10º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
11º) Wagner Ebrahim (Dodge Viper), 56
13º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 51
14º) Chico Serra/Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo), 50
15º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 47
17º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
18º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
19º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
20º) Nelson Merlo (Ferrari F430) e Ricardo Rosset (Ford GT), 22
22º) Beto Posses (Porsche 997), 17
23º) Renato Stumpf(Dodge Viper), 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *