GT3 Brasil: GT BR4 estreia em 2010 com grid de modelos consagrados

Já estão no Brasil 22 Maserati Trofeo e 12 Porsche 996. Mas organizadores esperam contar com outros carros vindos da Europa e dos EUA.

Uma das grandes novidades anunciadas na entrevista coletiva concedida hoje (7), em São Paulo, pela organização do evento Itaipava GT Brasil, é a criação da categoria Itaipava GT BR4. Com estreia prevista para março de 2010, a categoria já surge com um grid potencial de fazer inveja: “Há 22 modelos Maserati Trofeo e 12 Porsche 996 no Brasil”, destacou Marcello Sant’Anna, diretor da Auto+ Entretenimento, sócia da SRO Latin America no Itaipava GT Brasil. “Mas muitos outros modelos já consagrados da indústria mundial são elegÁ­veis e acredito que alguns já devem vir ao paÁ­s para a estreia da categoria. São nomes como Ford Mustang, BMW Z4, Porsche 996 e Cayman, Chevrolet Corvette C6, Aston Martin N24, Ginetta G50, Opel GT, Nissan 350Z e Lotus Exige, entre outros”, detalhou Sant’Anna.

Sant’Anna também explicou que os modelos Maserati Trofeo são os mesmos atualmente utilizados no campeonato Itaipava Trofeo Maserati. Para o empresário, a GT BR4 tem a vantagem de empregar modelos cobiçados pelos amantes dos automóveis, mas que estão mais ao alcance do consumidor em geral. “Os modelos do GT BR4 são carros de produção que passam basicamente por adaptações para ficarem mais agressivos e oferecem a segurança especÁ­fica necessária nas corridas”, detalhou.

Sant’Anna lembrou que a GT BR4 foi inspirada na categoria GT4 europeia, mas com algumas adaptações – como a inclusão dos Maserati Trofeo – para torná-lo mais atrativo para o público brasileiro. O Brasil será um dos primeiros paÁ­ses a ter uma competição de GT4.

O regulamento da GT BR4 seguirá os mesmos padrões dos empregados no Itaipava GT3 Brasil – cujo nome será alterado em 2010 para Itaipava GT BR3. Haverá a realização de duas corridas por evento, uma em cada dia do fim de semana. Os carros poderão ser conduzidos por um ou dois pilotos, dependendo da estrutura das equipes. “Teremos um grid com muitos carros e muitas emoções na próxima temporada”, garante Sant’Anna.

As corridas do GT BR4 serão disputadas em conjunto com a GT BR3, ou seja, as duas categorias partilharão do mesmo grid, como acontece em todos os campeonatos nacionais da Europa, porém pontuarão separadamente. Por isso, além dos carros da GT BR4, o público também verá na pista supermáquinas como Porsche 997, Ferrari F430, Dodge Viper, Ford GT, Ferrari Scuderia e Lamborghini Gallardo.