As duas principais categorias do tipo Grã-Turismo do PaÁs agora competirão juntas em um conceito inédito no Brasil.
Os fãs dos supercarros contarão a partir de 2009 com uma grande novidade: um evento que contará com provas do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil e do Itaipava Trofeo Maserati, duas categorias disputadas pelos melhores e mais rápidos carros de competição do PaÁs, que também estão entre os mais sofisticados do mundo. No mesmo fim de semana, além de grandes nomes do automobilismo nacional, o público assistirá a duelos entre as mais badaladas supermáquinas européias e norte-americanas, em um desfile de tecnologia e competitividade sem paralelo no esporte a motor brasileiro.
“São duas categorias de extremo apelo para os fãs da velocidade e da engenharia de ponta. Em um curto espaço de tempo, ambas já adquiriram uma enorme respeitabilidade e admiração dentro e fora das pistasâ€, diz Geraldo Rodrigues, sócio da SRO Latin America, empresa que detém os direitos da GT3. “E é interessante notar que elas são também complementares, e agora formam um conceito inédito de Grã-Turismo que é um grande apelo para o público, pilotos e equipes. Nunca houve no Brasil um evento com calendário nacional baseado em carros do tipo GT desse nÁvel, e é isso o que estamos criando agora. São dois grids incrÁveis para quem gosta de automóveis de primeira linha†frisa Marcello Sant’Anna , CEO da Auto+ Entretenimento, responsável pelo marketing do Itaipava Troféu Maserati.
Antes do anúncio do novo formato de evento, tanto o Trofeo Maserati quanto a GT3 já passavam por um momento bastante positivo. Disputado em Interlagos no âmbito de Campeonato Paulista até 2008, o Itaipava Trofeo Maserati já executava o plano de se tornar um torneio nacional a partir da atual temporada. Já a GT3 está prestes a anunciar dois patrocinadores importantes que figuram entre os lÁderes de seus segmentos. “Teremos uma gestão compartilhada do evento, que nos possibilitará somar forças para oferecer mais atrações paralelas ao público. A meta é promover finais de semana inesquecÁveis para os fãs†diz Kiko Barros, diretor administrativo da SRO Latin America. “Além de melhorar o evento somando atrações, também vamos alocar melhor o investimentoâ€, completa Marcello Sant’Anna , da Auto+.
A Copa Renault Clio deve ser uma categoria de suporte do evento. Modalidade do tipo Turismo mais barata do automobilismo de nÁvel nacional, a Clio já renovou para 2009 o apoio da Renault do Brasil e finaliza negociações para sua inserção no calendário.
O Itaipava Trofeo Maserati tem dez etapas previstas para 2009. Devido a compromissos anteriores, duas delas serão realizadas ainda em evento solo: a abertura do campeonato, no dia oito de fevereiro em Interlagos, e uma prova com data e local a serem confirmados no mês de março. “A nova gestão estréia já a partir da primeira prova da Maserati, quando as equipes de trabalho das duas categorias atuarão em conjuntoâ€, adianta Kiko Barros. O calendário do novo evento é este:
08/02 São Paulo (SP) Maserati
* * Maserati
26/04 São Paulo (SP) GT3/Maserati
31/05 Curitiba (PR) GT3/Maserati
28/06 São Paulo (SP) GT3/Maserati
26/07 Londrina (PR) GT3/Maserati
16/08 São Paulo (SP) GT3/Maserati
27/09 Rio de Janeiro (RJ) GT3/Maserati
11/10 Santa Cruz do Sul (RS) GT3/Maserati
29/11 São Paulo (SP) GT3/Maserati
* Em março, com data e local a confirmar