Stock Car V8: Stock Car está perto de quebrar recorde no Rio de Janeiro

Penúltima etapa da fase seletiva pode ver o sétimo vencedor na temporada.

A Stock Car poderá estabelecer domingo no Rio de Janeiro nova marca histórica ao final da sétima etapa da temporada, penúltima da fase seletiva aos playoffs decisivos. Nas seis provas realizadas em 2009, nenhum piloto conseguiu ganhar mais do que uma corrida. Caso a alternância de vencedores seja ampliada, será a primeira vez desde a introdução dos motores V8 em 2001 que as sete primeiras provas não terão uma repetição de ganhador. Até agora, apenas o campeonato de 2007 apresentou seis vencedores em igual número de etapas.

Paulo Salustiano, Valdeno Brito, Allam Khodair, Max Wilson, Marcos Gomes e Cacá Bueno ganharam uma vez cada. “Essa é mais uma evidência do grande equilíbrio da Stock Car”, observa Xandinho Negrão (Medley), um dos estreantes da categoria em 2009. “E eu não ficaria surpreso se surgir outro vencedor porque há muito mais gente em condições de brigar lá na frente”, acrescenta Xandinho, que espera voltar da Cidade Maravilhosa em posição melhor que o 13º lugar que ocupa na classificação com 33 pontos – nove atrás de Allam Khodair e Antonio Jorge Neto, que hoje seriam os últimos a garantir passagem às superfinais.

Com 56 pontos ainda em jogo, apenas o líder Cacá Bueno (Red Bull), com 91, está matematicamente classificado aos playoffs. Nem mesmo o segundo colocado Marcos Gomes (RCM), com 65, tem vaga assegurada. Xandinho vem de um quinto lugar na corrida de rua em Salvador e aposta na evolução gradual e segura que vem caracterizando seu primeiro ano na principal série brasileira. “Meu objetivo sempre foi andar entre os 10 melhores e alcançar os playoffs. Não fosse por alguns problemas mecânicos que sofri já estaria mais à frente na classificação. E eles ocorreram sempre quando eu estava na zona de pontos”, lembra.

Xandinho não conhece o atual traçado carioca, mutilado de seu desenho original para dar lugar às obras do complexo poliesportivo que abrigou os Jogos Pan-Americanos de 2007. A Equipe Medley, no entanto, conta com ótimo retrospecto nas duas corridas disputadas em Jacarepaguá no circuito de 3.336 metros. Largou na primeira fila com o segundo lugar de Ricardo Maurício nas tomadas classificatórias em 2007 e venceu a Corrida do Milhão de Dólares do ano passado com Valdeno Brito.

As atividades de pista serão abertas a partir das 12h30 de sexta-feira com a realização de duas sessões de treinos livres de 30 minutos para cada um dos dois grupos de 16 pilotos. As tomadas classificatórias estão marcadas para sábado e a corrida, com transmissão ao vivo pela TV Globo, começará às 11 horas deste domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *