GT3 Brasil: Interlagos sob domÁ­nio da “VÁ­bora”

Categoria se prepara para rodada dupla do próximo fim de semana de olho na força do Viper V10.

Em 2007, com quatro botes certeiros, o Dodge Viper subjugou os demais supercarros do Brasil GT3 Championship em Interlagos. O bólido ianque, que divide com o Lamborghini Gallardo a fama de maior vencedor da temporada passada, cravou as duas poles e conquistou as respectivas vitórias na rodada dupla de encerramento daquele torneio, quanto o tÁ­tulo foi garantido por seus pilotos, a dupla Xandy Negrão e Andréas Mattheis.

Um dos grandes Á­cones da esportividade nos EUA, não é Á  toa que o arrojado e possante modelo carrega um nome cujo significado é bastante sugestivo: vÁ­bora. E, no próximo fim de semana, pode-se esperar mais façanhas deste muscle car – termo criado pelos fanáticos norte-americanos para designar um carro muito potente e agressivo.

“Aterrorizando” – Para muitos, os Viper são especialmente competitivos em Interlagos por utilizarem o maior motor da categoria: um V10 de 8,26 litros que produz 520 cv de potência e 74,7 kgf-m de torque. Toda essa força se traduz em um desempenho, digamos, aterrorizador para quem encara os botes desta vÁ­bora. Segundo dados da fábrica o Viper chega a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge um máximo de 310 km/h. Em contrapartida, ele é também o supercarro que mais restrições recebeu na GT3 mundial – o que certamente não o impede de impor respeito, como mostram suas estatÁ­sticas em Interlagos.

As caracterÁ­sticas do Viper, especialmente o torque fabuloso, o ajudam nas retomadas de velocidade no traçado paulistano – um circuito formatado na padronização imposta pela Fórmula 1 moderna, cujo calendário detém poucas curvas de altÁ­ssima velocidade, para aumentar a segurança em acidentes. Também são fatores importantes em pistas com aclive, caso do trecho que se estende a partir da chamada Curva do Café em Interlagos – justamente o que antecede o principal ponto de ultrapassagem do traçado de 4.309 metros, entre o final da Reta dos Boxes e o Esse do Senna.

A rodada dupla de 2007 em Interlagos correspondeu Á  sétima e oitava etapas, e encerrou aquela temporada. As únicas láureas que o Viper não detém no traçado paulistano são as melhores voltas em corrida. Ambas foram conquistadas pela Ferrari F430 de Carlos Crespo e do ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Moreno. Confira os registros:

9ª etapa de 2007, Interlagos, 4.309 metros

Pole Position: Dodge Viper Competition V10, Xandy Negrão/Andréas Mattheis, 1min36s386, média de 160,94 km/h

Vitória: Dodge Viper Competition V10, Xandy Negrão/Andréas Mattheis, 36 voltas em 1h01min21s592, média de 151,68 km/h

Melhor volta: Ferrari F430, Roberto Moreno, 1min37s388, média de 159,28 km/h, na 22ª volta


10ª etapa de 2007, Interlagos, 4.309 metros

Pole Position: Dodge Viper Competition V10, Xandy Negrão/Andréas Mattheis, 1min36s103, média de 161,41 km/h

Vitória: Dodge Viper Competition V10, Xandy Negrão/Andréas Mattheis, 35 voltas em 1h00smin02s402, média de 150,71 km/h

Melhor volta: Ferrari F430, Carlos Crespo, 1min38s256, média de 157,87 km/h, na 17ª volta