F-Renault Européia: Final de semana fantástico dá segundo lugar para César Ramos na Bélgica

A lendária pista de Spa-Francorchamps, palco de inesquecíveis duelos na Fórmula 1, é mesmo especial para o gaúcho César Ramos (BMP Proar). No ano passado, ainda em suas primeiras provas no automobilismo internacional, ele teve boas atuações naquela pista e terminou as duas provas da 3ª rodada do Italiano de Fórmula Renault entre os 10 primeiros.

Desta vez, competindo na abertura da Eurocup, o Europeu de Fórmula Renault, César Ramos fez mais, bem mais, e ao final da primeira rodada dupla da competição, saiu da Bélgica como o terceiro colocado na classificação geral do campeonato. Tal colocação na tabela foi garantida depois duas ótimas atuações, que lhe renderam um sexto lugar na primeira prova, disputada no sábado (3), e um segundo lugar na segunda corrida, realizada no domingo (4).

A rodada reuniu 48 pilotos de diversas partes do mundo e na tomada de tempos César Ramos garantiu classificação para a Super Pole. As duas melhores voltas nesta atividade, que durou 20 minutos, definiriam o grid de largada para cada uma das duas corridas. César Ramos garantiu o 8º lugar no grid da primeira prova e o 12º na largada da 2ª. “No momento em que eu estava abrindo minha volta rápida, muitos pilotos estavam entrando no box ao mesmo tempo e eu achei que tinha sido mostrada uma bandeira vermelha e tirei o pé. Acabei perdendo minha melhor volta e isto se refletiu no 8º e 12º nos dois grids”, explicou o piloto.

Uma ótima disputa marcou a participação de Ramos na primeira corrida. Em um compacto pelotão que lutava pelo 3º lugar, o gaúcho destacou-se e recebeu a bandeirada em 6º lugar.

Mas foi na segunda corrida que César Ramos deu show. Largando em 12º, o piloto BMP Proar precisou de apenas pouco mais de um quilômetro dos 7 que a pista belga tem para assumir a liderança da prova. Na largada ele já ganhou várias posições e ao chegar na famosa Curva Eau Rouge, Ramos dividiu-a com dois adversários, Roberto Mehri e Valteri Bottas, e saiu dela como o líder da prova. Voltas depois a prova foi neutralizada com a entrada do Pace Car e logo após a relargada o holandês Paul Mejier assumiu a ponta. “O Mejier não competirá regularmente no campeonato, ele disputou a prova como convidado. Ele estava mais rápido, mas cheguei a colocar lado a lado com ele. Preferi pensar no campeonato e recolhi. O segundo lugar estava ótimo”, contou o piloto.

Para César Ramos o final de semana foi inesquecível, o melhor até aqui em sua ainda curta carreira no automobilismo internacional, iniciada no ano passado. “Foi incrível mesmo. Obter estes resultados, principalmente este segundo lugar depois de largar em 12º em uma categoria tão competitiva e em uma pista tão importante como Spa, me enche de otimismo para a seqüência da competição. Conseguimos comprovar que minha expectativa de terminar entre os cinco primeiros no final do campeonato poderá se concretizar, apesar de ainda ser muito cedo. As equipes certamente têm um poder de reação muito grande e as disputas serão cada vez mais equilibradas. E por falar em equipe, não posso deixar de agradecer à minha, pelo ótimo trabalho que realizou aqui em Spa”, encerrou, em festa, César Ramos, que compete pela ótima equipe italiana BVM Minardi.

A Eurocup 2008 é liderada por Daniel Ricciardo, com 23 pontos, seguido por Daniel Zampieri, com 18, e por César Ramos, com 17.

A próxima etapa da Eurocup será nos dias 7 e 8 de junho na também rápida Silverstone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *