GT3 Brasil: Pai e filho disputam freadas em Curitiba

Renato Stumpf estréia neste fim de semana na categoria dos supercarros como parceiro de Anderson Toso, e dividirá o box da Scuderia Occhi com o filho Matheus, de 19 anos.

Renato e Matheus Stumpf começaram juntos no kart, há onze anos. Já disputaram freadas em uma categoria de base do automobilismo, a Fórmula Ford 1600 e, neste fim de semana, vão dividir pela primeira vez a pista do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. Este poderia ser só mais um caso de membros da mesma famÁ­lia dividindo o box de uma categoria nacional, se Renato e Matheus não fossem pai e filho.


Depois de começarem juntos no kart, os dois continuaram sua história conjunta nas pistas, e hoje chegam lado a lado a uma categoria de elite do esporte nacional. Aos 19 anos, Matheus é o mais jovem piloto da categoria, e está na GT3 desde a estréia da categoria no PaÁ­s, no ano passado. Já Renato, 47 anos, que naturalmente foi o grande incentivador da carreira do filho, tem apenas 14 voltas de experiência com o Dodge Viper Competition V10 da Scuderia Occhio, e até mesmo por isso os dois entram na pista neste fim de semana com objetivos distintos.


“Ainda estou me adaptando ao carro, ao câmbio semi-automático, e também Á  pista”, disse Renato Stumpf. “Inicialmente tÁ­nhamos convidado o Hybernon Cysne para correr no segundo carro do time, mas como ele não pÁ´de comparecer, decidi estrear eu mesmo em Curitiba. O carro é bem mais potente do que os Fórmula 1600 aos quais estou acostumado, mas a adaptação Á  potência está sendo tranqüila porque os monoposto que usamos no Rio Grande do Sul chegam a virar mais rápido que os Stock Cars em Tarumã”, acrescentou.


Na contra-mão do que seria normal, o filho é quem tem ensinado ao pai os segredos da GT3 neste fim de semana. Reconhecido como uma das maiores revelações da categoria, Matheus tem aproveitado cada momento em famÁ­lia para dar ao pai alguns “toques” importantes. “Dou dicas sobre as reações do carro, e sobre o controle da aceleração. Isso é muito importante em um carro de grande torque e potência como este”, afirmou o jovem piloto.


Na etapa de Curitiba, Renato Stumpf será companheiro do também estreante Anderson Toso. Já Matheus dividirá o Viper da Scuderia Occhi novamente com Abramo Mazzochi.