GT3 Brasil: Salles-Rosset devolve vitória sobre Xandy-Mattheis

Emerson Fittipaldi volta a terminar em 9º em Interlagos.

O cineasta Walter Salles e o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset deram o troco sobre Xandy Negrão e Andreas Mattheis (Medley) e recuperaram a liderança isolada da GT3 Brasil neste domingo em Interlagos. Sem os problemas da véspera, quando foram obrigados a fazer duas paradas a mais nos boxes para reparos no extrator, Salles e Rosset fizeram valer o favoritismo do Ford GT, ganharam a quarta etapa e abriram dois pontos na classificação geral sobre Xandy e Mattheis, vencedores no sábado com o Dodge Viper Coupé. Em sua estréia na categoria, em parceria com o irmão Wilsinho, Emerson Fittipaldi voltou a terminar na 9ª colocação com o Porsche 997.


O complemento da rodada dupla foi bem mais tranqüilo que a atribulada terceira etapa. Rosset e Salles dominaram sem grandes dificuldades e jamais foram ameaçados por Xandy e Mattheis, que ainda foram obrigados a brigar pela segunda posição com outro Dodge Viper Coupé, de Leonardo Burti e Elias Jr., na primeira parte da prova. “O Ford GT é um puro-sangue de competição, enquanto as outas marcas são carros de rua adaptados para a pista”, comparou Xandy, conformado com a desvantagem técnica. “Na próxima etapa, em BrasÁ­lia, se o nosso Ford GT não tiver chegado, vamos tomar um vareio ainda melhor, porque naquele asfalto abrasivo, que exige mais dos pneus, o melhor equilÁ­brio do carro do Salles e do Rosset vai fazer mais diferença”, continuou Xandy, que sonha com a chegada do modelo encomendado desde o inÁ­cio do ano.


Encarregado do primeiro turno, Rosset disse que tirou proveito do potencial do Ford GT. “Sabia que ele seria muito rápido nas primeiras voltas e procurei impor um ritmo de classificação, para garantir uma vantagem que pudesse ser administrada. Mas a partir de um certo momento ele começou a ficar difÁ­cil de dirigir”, afirmou. Salles acrescentou que a mudança na pressão dos pneus, executada durante a troca de pilotos, tornou o pit stop mais longo que o mÁ­nimo regulamentar de dois minutos e permitiu que Mattheis saÁ­sse praticamente junto dos boxes. “Mas o carro continuou dianteiro mesmo com a pressão mais baixa”, ressalvou.


O diretor de “Central do Brasil” e do inédito “Linha de Passe” fez questão de agradecer a colaboração dos segundos colocados. “Quando eu nunca havia pilotado em Interlagos, foi o Xandy quem me deu os toques sobre o traçado. E o Andreas também me deu a dica sobre o contorno do Pinheirinho”, lembrou. E acabou isentando o adversário Paulo Bonifácio do toque que recebeu pouco depois da largada do sábado. “Vi o VT da prova e tenho de reconhecer que foi um acidente de corrida.”


Convidado a subir ao pódio na companhia do irmão, homenageado com uma placa por seus 50 anos de carreira, Emerson Fittipaldui falou de sua alegria por retornar ao automobilismo e, particularmente, a Interlagos. ‘Estou muito feliz com essa volta. A GT3 Brasil ainda vai crescer muito. Os carros são rápidos e maravilhosos”, afirmou, antes de se despedir com uma brincadeira aos vencedores. “Fico contente de ver que eles defenderam bem a nossa geração”, declarou, referindo-se diretamente a Xandy e Mattheis, ambos já entrados na casa dos 50 anos.


O resultado da prova foi este:



1º) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), 36 voltas em 1h01min44s425 (média de 150.75 km/h)
2º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis (VC), a 1s624
3º) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (LG), a 6s265
4º) Luciano Burti/Elias Nascimento (VC), a 14s988
5º) Rafael Derani/Claudio Ricci (F4), a 15s765
6º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (VC), a 45s282
7º) Wagner Ebrahim/Fabio Ebrahim (VC), a 45s432
8º) Alceu Feldmann/Thigo Marques (LG), a 45s989
9º) Wilsinho Fittipaldi/Emerson Fittipaldi (P9), a 49s223
10º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), a 1min15.681
11º) Norberto Gresse/Otávio Mesquita (P9), a 1 volta
12º) Carlos Crespo/Amilcar Collares (F4), a 1 volta
13º) Walter Derani/Giuliano Losacco (F4), a 2 voltas



Melhor Volta: W.Salles/R.Rosset, 1min36s657


VC: Viper Coupé
F4: Ferrari 430
LG: Lamborghini Gallardo
P9: Porsche 997
GT: Ford GT


A nova classificação do campeonato: 1) Walter Salles/Ricardo Rosset, 28 pontos; 2) Xandy Negrão/Andréas Mattheis, 26; 3) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann, 24; 4) Rafael Derani/Cláudio Ricci, 16; 5) Walter Derani/Giuliano Losacco, Alceu Feldmann/ Thiago Marques e Matheus Stumpf, 11; 8) Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim, 10; 9) Ramon Mathias, 9; 10) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto, 8; 11) Elias Nascimento/Luciano Burti, 4; 12) Marcelo Hahn/Allam Khodair, 3; 13) Norberto Gresse/Otávio Mesquita e Abramo Mazzochi, 2; 15) AntÁ´nio Hermann/ Valdeno Brito, 1.