GT4 European Series: Luiz Otávio Floss comemora a conquista de seu primeiro pódio no automobilismo europeu

Em dupla com o belga Jamie Vandenbalck, piloto gaúcho foi o 3º colocado na divisão Pro Am do GT4 European Series, em Brands Hatch

O bom momento em sua carreira e a rápida adaptação a um novo desafio renderam ao jovem Luiz Otávio Floss (Sol Fertilizantes | Incia) seu primeiro pódio no automobilismo europeu. No último final de semana, em Brands Hatch, na Inglaterra, o piloto gaúcho subiu no pódio – ao lado de seu companheiro de equipe Jamie Vandenbalck – da segunda prova do GT4 European Series.

Integrando um grid de 46 carros, composto por marcas como Audi, BMW, Mercedes, McLaren e Porsche, a dupla Floss / Vandenbalck obteve um 13º e um 17º como posições de largada para as duas provas da 2ª etapa do GT4 European Series – e a 5ª e a 8ª posição em sua divisão, a Pro Am, composta por 17 concorrentes.

A primeira das duas provas da rodada, ambas com uma hora de duração, teve um belo inÁ­cio para Luiz Otávio Floss, que compete com uma BMW M4. Autor da volta que levou a dupla a largar em 13º, Floss já estava em 10º – 4º na Pro Am – quando sofreu uma batida que acabaria lhe tirando da corrida.

Jamie Vandenbalck fez uma boa largada na segunda prova da rodada e, depois de partir em 17º, entregou o carro para o piloto brasileiro na 11ª posição. Uma parada mais lenta, em função da necessidade da troca de um dos pneus, fez com que Luiz Otávio Floss (Sol Fertilizantes | Incia) perdesse tempo em seu retorno Á  pista.

Rápido novamente, Floss voltou em 13º em sua categoria e em 30º na geral e, com belas ultrapassagens e um ótimo poder de recuperação, o piloto de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, conquistou inúmeras posições para terminar em 3º na Pro Am e em 17º na geral. Desta forma, a dupla marcou 15 pontos e, depois de somar apenas três na primeira rodada, recuperou-se bem na tabela de classificação de sua categoria e agora figura em 8º.

“Nossa primeira prova poderia ter sido muito melhor, é claro, pois já estávamos muito bem posicionados quando sofri a batida que me tirou da prova”, relembra Floss. “Na segunda, o Jamie veio bem, mas aquela troca de pneus nos atrasou muito. Voltei Á  pista muito motivado em buscar a recuperação e, depois de ultrapassar 13 pilotos, conquistamos nosso primeiro pódio”, vibrou o piloto da equipe francesa 3Y Technology.

Competir em Brands Hatch, autódromo de muita tradição no automobilismo mundial e palco de dezenas de provas da Fórmula 1, foi outro motivo de alegria para o jovem Luiz Otávio Floss, 18 anos. “Foi sensacional, um momento incrÁ­vel. Competir em uma pista lendária e rápida como esta é inesquecÁ­vel, sem falar do aprendizado que tive. Brands será inesquecÁ­vel para mim, pois, além de toda esta experiência, foi onde ganhei meu primeiro troféu no automobilismo europeu”, finaliza.

A próxima etapa do GT4 European Series será em Misano, na Itália, entre os dias 22 e 24 de junho. Depois, a categoria passará por Spa-Francorchamps (Bélgida), Hungaroring (Hungria) e Nürburgring (Alemanha).