Homestead Miami 200: Primos Baptista vencem nos EUA

Vice-lÁ­der do Campeonato Brasileiro de F-3 e o Campeão Sul-americano de F-4 tiveram estreia vitoriosa em carros fechados e em prova de Endurance

Em uma grande festa dos pilotos brasileiros, os jovens (18 anos) Rodrigo e Bruno Baptista venceram as 200 Milhas de Homestead, na categoria MP-1B, prova de Endurance disputada na tarde do último domingo (22/2) em Miami, na Flórida (EUA). A vitória na Geral e na categoria MP-1A foi do trio brasileiro Marcelo Hahn/Allam Khodair/Christian Hahn.

“Estou muito feliz, não estava esperando esta vitória por causa da falta de experiência com este tipo de carro e de corrida. Foi uma prova que com calma conseguimos vencer”, comemorou Rodrigo Baptista, que recebeu a bandeirada da vitória. “Foi fantástico, estou muito feliz, não esperava ganhar em nossa estreia”, emendou Bruno Baptista, responsável pela largada e que estabeleceu a volta mais rápida (1mn26s766) da categoria.

Os primos paulistas fizeram a sua estreia em carros fechados (tipo Turismo) e também correram pela primeira vez nos Estados Unidos e em competição de Endurance (longa duração). E mesmo com a pouca experiência e a juventude, fizeram um trabalho excepcional e construÁ­ram uma vitória consistente com Aston Martin Vantage, um carro que não está no mesmo nÁ­vel de Ferrari F430, Corvette, BMW M3, Camaro, Porsche GT3, entre outros.

“É totalmente diferente de Fórmula e Kart, que é o que eu e o Bruno já andamos”, comentou o vice-lÁ­der da Fórmula 3 Brasil. “Foi uma corrida de muita estratégia para conservar bem o carro, que estava bem equilibrado e conseguimos ser bem constantes. Andamos no ritmo dos treinos, mas depois, quando assumimos a liderança, para não gastar tanto combustÁ­vel e pneus, diminuÁ­mos um pouco o ritmo, mas com uma boa média”, explicou Rodrigo. “O carro teve algumas falhas, pois estava dois anos parado. Mas foi muito bom, comecei o ano com o pé direito”, encerrou Bruno, Campeão Sul-americano de Fórmula 4, e que nesta temporada irá correr de Fórmula Renault na Europa.

O trio Marcelo Hahn/Allam Khodair/Christian Hahn teve a companhia de Sérgio Laganá/Alan Hellmeister e de Márcio Basso/NonÁ´ Figueiredo no pódio da categoria MP-1A. Rodrigo e Bruno Baptista foram os vencedores da MP-1B, enquanto que Adalberto Baptista, pai de Bruno e tio de Rodrigo, ficou em quarto ao lado de Marcel Visconde. Adolpho Rossi venceu a categoria MP-2A, enquanto ao lado da esposa Alline Cipriani Rossi terminaram em segundo na categoria MP-4A.

Os seis primeiros da MP-1B foram:
1) 12 – Rodrigo Baptista/Bruno Baptista (Brasil), Aston Martin Vantage GT4, 81 voltas em 2h10min17s468;
2) 311 – Adam Kreysar (EUA), Porsche GT3;
3) 01 – John Gutleber (EUA), Corvette;
4) 10 – Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Brasil), Ferrari F430;
5) 62 – Carlos Garcia (EUA), BM3;
6) 79 – Jason Fichter (EUA), Camaro.