IMSA WeatherTech Sportscar Championship: Trio da ActionExpress vence em Sebring

O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi e os português João Barbosa e Filipe Albuquerque, no Cadillac DPi-V.R # 5 da Action Express Racing, venceu no domingo (02/07) a Seis Horas de Watkins Glen, sexta etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, e terceira do Campeonato Norte-americano de Endurance.

Barbosa liderava a prova, quando a última bandeira amarela foi agitada, faltando apenas 30 minutos para o final. Pouco depois do recomeço de prova o português foi superado pelo sul-africano Stephen Simpson (ORECA LMP2/JDC-Miller Motorsports).

Faltando quatro voltas para o final Barbosa reassumiu a ponta, cruzando a linha de chegada com 1s1 de vantagem sobre Simpson (que teve como parceiros Misha Goikhberg e Chris Miller).

“Estou muito feliz. Foi uma corrida foi bem parecida com a do ano passado. Estávamos longe de ser o carro mais rápido, mas a execução da prova foi perfeita. Paramos nas horas certas, não tivemos nenhum problema nos boxes, tomamos muito cuidado na pista, mas ao mesmo tempo não perdemos tempo atrás do tráfego”, contou Fittipaldi, que venceu a prova pela terceira vez (2013/2016/2017).

O trio Tristan Nunez/Jonathan Bomarito/Spencer Pigot (Mazda DPi/SpeedSource) completou o pódio no geral e na classe Prototype.

A dupla Jose Gutierrez/Olivier Pla (Ligier LMP2/PR1) terminou em quarto, seguido pela dupla Marc Goossens/Renger van Der Zande (Multimatic/Riley LMP2/SDR).

Lideres do campeonato e vencedores das cinco primeiras provas da temporada, os irmãos norte-americanos Ricky Taylor/Jordan Taylor (Cadillac DPi/Wayne Taylor Racing) chegaram em sexto lugar.

Pela classe PC vitória do trio Patricio O’Ward/James French/Kyle Masson (ORECA FLM09/ Performance Tech Motorsports).

A dupla Alexander Sims/Bill Auberlen (BMW M6 GTLM/ BMW Team RLL) vence na classe GTLM.

Pela classe GTD vitória da dupla Andy Lally/Katherine Legge (Acura NSX GT3/Michael  Shank Racing).

Mais três brasileiros disputaram a prova. Parceiros na Tequila Patron ESM, Bruno Senna e Luis Felipe Derani tiveram problemas com o Nissan DPi durante a prova. Com os dois carros abandonando na hora final.

Oswaldo Negri Jr. (Acura NSX GT3/Michael  Shank Racing) terminou com 33 voltas de atraso.

A próxima etapa, no dia 09/07, acontece no circuito canadense Canadian Tire Motorsport Park.

Final:

1 – Barbosa-Fittipaldi-Albuquerque (Cadillac DPi) – AXRacing – 200 voltas
2 – Miller-Goikhberg-Simpson (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 1”183
3 – Nunez-Bomarito-Pigot (Mazda DPi) – SpeedSource – 8”546
4 – Gutierrez-Pla (Ligier LMP2) – PR1 – 17”583
5 – Goossens-Van (Multimatic/Riley LMP2) – SDR – 2
6 – Taylor-Taylor (Cadillac DPi) – Taylor – 3
7 – French-O’Ward (ORECA FLM09) – Perf.Tech – 5
8 – Auberlen-Sims (BMW M6 GTLM) – RLL – 8
9 – Briscoe-Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 8
10 – Magnussen-Garcia (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 8
11 – Yount-Rice-Burkett (ORECA FLM09) – BAR1 – 8
12 – Mueller-Hand (Ford GT) – Ganassi – 8
13 – Gavin-Milner (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 8
14 – Vanthoor-Bruni (Porsche 911 RSR) – Porsche – 8
15 – Pilet-Werner (Porsche 911 RSR) – Porsche – 9
16 – Lally-Legge (Acura NSX GT3) – Shank – 13
17 – Nielsen-Balzan-Cressoni (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 13
18 – Marks-Klingmann (BMW M6 GT3) – Turner – 13
19 – MacNeil-Jeannette-Gisbergen (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 13
20 – Alon-Hawksworth-Cindric (Lexus RCF GT3) – 3GT – 13
21 – Pruett-Karam (Lexus RCF GT3) – 3GT – 13
22 – Morad-Quesada-Christensen (Porsche 911 GT3 R) – Alegra – 13
23 – Lindsey-McMurry (Porsche 911 GT3 R) – Park Place – 13
24 – Aschenbach-Davis (Audi R8 LMS GT3) – Stevenson – 14
25 – Keating-Bleekemolen-Farnbacher (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 14
26 – Ruberti-Sbirrazzuoli (Lamborghini Huracan GT3) – Dream – 14
27 – Sellers-Snow (Lamborghini Huracan GT3) – Miller – 14
28 – Bennett-Braun-Jonsson (Porsche 911 GT3 R) – Core – 14
29 – Sweedler-Bell-Montecalvo (Audi R8 LMS GT3) – Alex Job – 16
30 – Vautier-Habul-Said (Mercedes-AMG GT3) – SunEnergy1 – 16
31 – Sharp-Dalziel-Derani (Nissan DPi) – ESM – 23
32 – Alder-Jones-Yacaman (ORECA FLM09) – BAR1 – 24
33 – Segal-Negri (Acura NSX GT3) – Shank – 33
34 – Edwards-Tomczyk (BMW M6 GTLM) – RLL – 39
35 – Overbeek-Senna (Nissan DPi) – ESM – 40
36 – Sandberg-Mul-Lewis (Lamborghini Huracan GT3) – Change – 111
37 – Long-Miller-Franchitti (Mazda DPi) – SpeedSource – 139
38 – Cameron-Curran-Albuquerque (Cadillac DPi) – AXRacing – 200