Indy Lights: Maratona de corridas do mÁªs de agosto será decisiva na disputa pelo tÁ­tulo

Sequência de quarto provasrealizadas nas pistas de Kentucky, Mid-Ohio, Infineon e Chicago colocam em jogo 30% dos pontos disponÁ­veis no campeonato. E em apenas 28 dias.

Os pilotos que disputam o tÁ­tulo de campeão da Fórmula Indy Lights em 2009 viverão momentos decisivos nas próximas quarto semanas, perÁ­odo em que serão disputadas quarto das cinco últimas corridas do calendário. As etapas em questão, disputadas nos circuitos de Kentucky, Mid-Ohio, Infineon e Chicago, colocarão em jogo 30% dos pontos disponÁ­veis em toda a temporada, e podem decidir o tÁ­tulo até mesmo de forma antecipada.

Na lista dos candidatos ao primeiro lugar no campeonato, o paulista Mario Romancini é o único brasileiro que segue com boas chances de fechar o ano como campeão, embora esteja disputando sua primeira temporada na categoria. Depois de fechar, ainda entre os três primeiros na tabela, o perÁ­odo que reuniu três provas na sequência em circuitos mistos ou de rua, ele espera reencontrar o caminho do pódio nas provas em pistas ovais – que começam neste final de semana em Kentucky.

“Como não treinamos em circuitos mistos no inÁ­cio do ano, as provas de rua ou em pistas similares representaram grandes desafios neste ano”
, disse Romancini. “Com o retorno dos ovais, parto com esperanças renovadas de brigar pelo pódio. É claro que sempre tivemos muito trabalho para chegarmos entre os primeiros nesse tipo de pista, mas a expectativa é positiva”, comentou.

O retrospecto do brasileiro em circuitos ovais, aliás, impressiona. Das quarto provas que disputou nos traçados tipicamente norte-americanos, Romancini conquistou uma vitória, dois pódios e um quarto lugar, que o alçaram Á  vice-liderança da competição.

“Das cinco etapas que restam para o fim do campeonato, teremos três em ovais”
, apontou o brasileiro. “Isso me deixa bastante entusiasmado com a possibilidade de novos pódios, já que nosso carro se comportou muito bem nesse tipo de circuito, em especial naqueles que não apresentam longas retas. E esse é o caso da pista-sede da corrida deste final de semana”, encerrou o brasileiro.

Passadas dez corridas, os dez primeiros colocados no campeonato são:

1) J.R. Hildebrand (EUA), 372 pontos
2) Sebastian Saavedra (COL), 303
3) Mario Romancini (BRA), 273
4) Wade Cunningham (NZL), 270
5) James Hinchcliffe (CAN), 267
6) James Davison (AUS), 256
7) Daniel Herrington (EUA), 240
8) Bia Figueiredo (BRA), 221
9) Charlie Kimball (EUA), 214
10) Gustavo Yacaman (COL), 213