Indy Lights: Categoria volta aos velozes ovais nos Estados Unidos

Após uma sequência de três provas em circuitos mistos e de rua, a Indy Lights volta aos ovais. A categoria de acesso Á  Fórmula Indy disputa a sua 11ª etapa no trioval de Kentucky, neste sábado (01/08), Á s 18h (horário de BrasÁ­lia).


“Vai ser legal voltar aos ovais. Estou cada vez mais adaptado a andar sempre no vácuo e bem próximo do muro, mas ainda tenho que aprender bastante. Vai ser mais uma oportunidade para evoluir nesse tipo de pista”
, afirma o brasileiro Rodrigo Barbosa, que faz sua temporada de estréia na competição. O site oficial da categoria (www.indycar.com/indylights) faz o acompanhamento em tempo real e mostra as imagens da corrida ao vivo.

O circuito que será palco das 100 milhas de Kentucky é bastante semelhante Á  pista de Kansas, que sediou a quarta etapa, a primeira em ovais. “Ainda não conhecemos a pista, mas o acerto deve ser parecido com Kansas. Já temos alguma idéia de acerto e da condução do carro”, explica Rodrigo Barbosa. O traçado tem três curvas e 1,5 milha (2,4 km) de extensão. “O objetivo é ganhar milhagem e ampliar meu aprendizado. Se conseguirmos andar entre os 15 primeiros, melhor ainda”, afirma o piloto da região de Sorocaba. Além de Rodrigo, os brasileiros Bia Figueiredo e Mario Romancini também participam da prova.

Uma coisa inusitada nesta corrida é que a definição do grid de largada na sexta-feira (31/07) acontece Á  noite, Á s 19h locais (20h no horário de BrasÁ­lia), mas a corrida será Á  tarde. “Apesar do horário, como estamos no verão aqui nos Estados Unidos, pode ser que ainda esteja claro. Mas se estiver escuro, temos a experiência de termos corrido a sétima etapa em Iowa numa prova noturna. Então já sabemos mais ou menos como deve ser”, conta o titular da equipe brasileira ELFF Racing, que também faz sua estréia na Indy Lights.