Indy Lights: Rodrigo Barbosa começa a acertar o carro para abertura do campeonato

Piloto da equipe brasileira ELFF Racing testou na manhã de sábado no Alabama.

O brasileiro Rodrigo Barbosa (ELFF Racing) começou a desenvolver o seu Indy Lights para a prova de abertura da temporada, que será realizada daqui a duas semanas em traçado de rua. Na manhã deste sábado (21/3) ele participou do teste coletivo da categoria no sinuoso circuito Barber Motorsport Park, em Leeds, no Alabama. “Nosso comprometimento é para levantar dados nas curvas mais fechadas e lentas, com o objetivo de encontrar um bom setup inicial para a corrida da Flórida”, avisa o estreante de apenas 20 anos de idade. A primeira rodada dupla do Firestone Indy Lights será nos dias 4 e 5 de abril, em Saint Petersburg.

Junto com a equipe brasileira ELFF Racing, pela primeira vez Rodrigo Barbosa está experimentando seu carro em traçado misto, já que anteriormente havia treinado apenas em pistas ovais. “Demos várias saÁ­das percorrendo cerca de cinco voltas a cada vez. No começo eu estava pegando a mão da pista e sentindo o comportamento do carro. Depois começamos a mexer no carro”, explicou o representante da região de Sorocaba, interior de São Paulo, que completou 37 voltas no circuito que tem 17 curvas em 3.830 metros de comprimento e fez sete paradas nos pits.

Antes do encerramento da sessão inicial de testes coletivos Barbosa se recolheu definitivamente Á  garagem, para que a ELFF Racing procedesse a várias alterações no chassi e suspensão. “O carro estava saindo muito de traseira, do meio para o fim das curvas. Não nos preocupamos com os tempos, só com as reações de equilÁ­brio a cada pequena experiência”, contou Rodrigo. “Vamos fazer várias mudanças, principalmente em cambagem. Nossa preocupação não é desenvolver o carro para esta pista toda, estamos pensando em Ste Peter. Na sessão final vamos experimentar dar pelo menos cinco voltas rápidas”, avisou o engenheiro paulista Edson DeGobbi.

Os mais rápidos no primeiro teste coletivo no Barber Motorsport foram:
1) Sebastian Saavedra (Col), AFS Racing/Andretti Green Racing, 1min15s6714;
2) James Davison (Aus), Vision Racing, 1min15s8614;
3) JR Hildebrand (EUA), AFS Racing/Andretti Green Racing, 1min16s1885;
4) Daniel Herrington (EUA), Bryan Herta Autosport, 1min16s8719;
5) Martin Plowman (Ing), Phanter Racing, 1min17s4095;
6) Mário Romancini (Bra), RLR/Andersen Racing, 1min17s9492;
7) Pippa Mann (Ing), Panther Racing, 1min17s9796;
8) Andrew Prendeville (EUA), Team Moore Racing, 1min18s1404;
9) Rodrigo Barbosa (Bra), ELFF Racing, 1min22s4102.