Indy Lights: Terminar na zona de pontos é a meta de Rodrigo Barbosa

Oval de Newton, o Iowa Speedway é o mais curto do calendário com 1,4 Km e será sede da quinta etapa da categoria.

O piloto brasileiro Rodrigo Barbosa, da região de Sorocaba (SP) e único representante do paÁ­s na categoria de acesso Á  Fórmula Indy, irá participar da quinta etapa do campeonato da Fórmula Indy Lights, disputado no menor circuito do calendário. O Iowa Speedway, que fica na cidade de Newton, no estado norte-amercano de Iowa, possui apenas 7/8 de milha, ou mais precisamente, 1.400 metros, com 14º de inclinação máxima.
Â
â€œÉ uma pista bem curta e muito inclinada, onde se atinge uma grande velocidade final. Já andei nessa pista e essas caracterÁ­sticas exigem mais atenção para não bater ou rodar. Pela grande inclinação, o carro faz a curva sozinho, não é preciso virar muito o volante, mas um toque de leve na direção pode fazer o carro escapar, e aÁ­ é muro na certa. Não tem muita área para se tentar corrigir a trajetória”, alertou Barbosa.
Â
Depois de correr no circuito oval mais famoso do mundo, o Indianapolis Motor Speedway, Rodrigo Barbosa espera finalizar a corrida na zona de pontuação para ter um bom desempenho na Indy Lights, se preparando melhor para estrear na categoria principal próxima temporada.
Â
“A equipe mexeu bastante no acerto do carro, trabalhando muito em cima da aerodinâmica, que será essencial nessa pista. Estou bem animado, será uma prova divertida de se fazer. A pista permite muitas ultrapassagens e gosto muito desses desafios. Será uma corrida legal”, aponta o piloto da PDM Racing, que irá permanecer no paÁ­s da América do Norte até o fim do campeonato, focado em trabalhar mais junto da equipe e cuidando da parte fÁ­sica, importante para suportar os vários Gs de pressão sobre o corpo impostos pelos carros da F-Indy Lights.
Â
Com duas horas a menos de diferença em relação ao horário de BrasÁ­lia, os treinos livres estão marcados para as 8h15 desta sexta-feira (18/06) no horário local, portanto, Á s 10h15 de acordo com o GTM da capital brasileira. Esta será a segunda prova da Indy Lights em circuito oval nesta temporada e a primeira disputada no perÁ­odo noturno. No sábado (19/06) há outra sessão de treinos livres, começando Á s 13h15 (horário de BrasÁ­lia). Os treinos têm uma hora de duração.
Â
Para a classificação, que acontece também no sábado, prevista para ter seu inÁ­cio Á s 16h25 (horário de BrasÁ­lia), a estratégia é acelerar ao máximo.
Â
“Confio numa boa classificação. Vamos ver como o carro se comporta nos treinos e ver qual o set up mais adequado, mas devemos usar o mÁ­nimo de asa para ganhar mais velocidade. Se largarmos entre os 10 primeiros, será bem mais fácil de conseguir conquistar posições na corrida. Para a prova, mesmo sendo Á  noite, não haverá problema, a iluminação faz parecer que é dia.”, relata o piloto da região de Sorocaba, em São Paulo.
Â
A prova será igualmente no sábado (19/06) e terá duração de 115 voltas, com largada prevista para as 22h45 (horário de BrasÁ­lia).
Â
Está será a quarta temporada do jovem piloto nos Estados Unidos. Além do tÁ­tulo regional da Fórmula Atlantic e o quinto lugar no National em 2007, Rodrigo treinou na Fórmula Atlantic em 2008 e competiu na Indy Lights em 2009.