IndyCar: Bernoldi completa etapa de Edmonton na 16ª posição

Paranaense enfrentou alguns problemas, mas afirma que equipe mostrou evolução no final de semana. O companheiro Jaime Câmara foi prejudicado por uma roda que se soltou após o pit.

Os pilotos da Indy Car Series disputaram neste sábado (dia 26) a 13ª etapa da temporada 2008 no circuito misto de Edmonton, no Canadá. Novidade para a maioria das equipes e pilotos, a prova, no entanto, não mostrou muitas surpresas no alto pódio. O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, venceu pela quinta vez na temporada e ampliou ainda mais a sua vantagem na liderança do campeonato.

Na briga pela ponta, Dixon superou Hélio Castroneves, da Penske, nos boxes, na última parada para reabastecimento, e deu um importante passo na briga pelo tÁ­tulo. O brasileiro foi o segundo e o inglês Justin Wilson, da Newman/Haas/Lanigan Racing, completou o pódio, em terceiro. Dixon soma agora 505 pontos, contra 440 de Castroneves, o vice-lÁ­der na tabela.

Na equipe Conquest Racing, os estreantes Enrique Bernoldi e Jaime Câmara (Sangari) enfrentaram alguns problemas e terminaram em 16º e 23º, respectivamente.

Bernoldi, que largou em 11º, chegou a estar na sétima colocação, mas em virtude de alguns problemas, não encerrou a etapa mais Á  frente. “Eu vinha num bom ritmo e o carro estava rápido. Infelizmente, após o primeiro pit stop, eu perdi algumas posições. Mesmo assim, eu vinha me recuperando, quando tive um pneu furado e fui obrigado a fazer um pit extra, caindo mais posições”, lamentou.

“Mas como era uma corrida longa, voltei para a pista e vinha buscando algumas colocações, andando no mesmo ritmo que o Ryan Briscoe, que estava a minha frente. Quando o Briscoe foi passar o Darren Manning, eu quis tentar aproveitar a chance e ultrapassar também, mas o Manning esparramou e para não bater eu acabei rodando”, explicou o paranaense.

“Apesar disso, foi um bom final de semana, evoluÁ­mos bastante e tenho certeza de que vamos brigar por melhores resultados nas pistas mistas até o final do campeonato”, completou.

Câmara, que teve uma roda solta após o pit stop, também comentou sobre a prova: “Fizemos algumas mudanças no carro para a corrida e o balanço estava bem melhor do que no classificatório. Quando já ocupava a 18ª posição, parei para o pit stop e infelizmente um dos mecânicos não apertou direito uma das rodas traseiras e ela se soltou. Isso acabou comprometendo todo o meu final de semana. Parei e ainda voltei para a pista, bem atrás, mas era importante para ter mais referências deste tipo de circuito, que ainda é algo novo para mim”, finalizou o goiano.

Depois de seis finais de semana seguidos de provas, os pilotos da Indy Car ganham uma folga e só retornam Á  pista no dia 9 de agosto, para a etapa de Kentucky (EUA).