IndyCar: Defesa afirma que Castroneves pagaria os impostos em maio

Na abertura do segundo dia de julgamentos, a promotoria da Flórida, em nome de Matt Axelrod, abriu o julgamento desta terça-feira afirmando que o real objetivo do piloto brasileiro Hélio Castroneves seria fugir dos Estados Unidos sem pagar os impostos sob o qual é acusado de sonegação. Em contrapartida, Roy Black, advogado do ‘Homem Aranha’ das pistas, inaugurou seu discurso defendendo seu cliente e afirmando que os ‘impostos serão pagos em maio’.

Nesse clima, o piloto se apresentou ao lado da sua irmã Katilúcia no segundo dia de julgamentos. Hélio Castroneves e Katilúcia são acusados de sonegação de impostos e evasão de renda. Caso os réus sejam condenados, terão que cumprir uma pena de até 35 anos de prisão.

Segundo informações da agência de notícias norte-americana Associared Press, em 1999, Roy Miller exigiu que a Penske, equipe pela qual o brasileiro assinara, pagasse US$ 5 milhões à Seven Promotions, empresa panamenha pertencente ao pai do piloto. Entretanto, o advogado havia pedido à escuderia destinar o dinheiro à empresa Fintage Licensing B.V., da Holanda. De acordo com a defesa, essa manobra ocorreu dentro da lei e que Castroneves pagaria os impostos atrasados quando recebesse a quantia da equipe, o que ocorrerá em maio deste ano.

Por outro lado, a acusação, em nome de Matt Axelrod, assegura que esta manobra objetivou despistar o governo, pois o advogado de Castroneves descobrira que a Penske reteria cerca de 30% do valor inicial para pagar os impostos, antes da quantia chegar à empresa holandesa. Axelrod afirma que o piloto deveria ter pago as pendências há muito tempo, e que o brasileiro também deixou de declarar milhares de dólares recebidos por outros acordos com a escuderia, como roupas e passagens aéreas.

Como o julgamento durará cerca de seis semanas, a Penske já se movimentou e contratou o australiano Will powe para substituir o brasileiro no cock-pit. Entretanto, caso seja inocentado, Castroneves reassume seu lugar e busca tirar Scott Dixon do trono da IRL.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *