IndyCar: Meira “Fui mais rápido que o 13º e vou largar em 24º. Faz parte”

Brasileiro aponta evolução da A.J. Foyt no acerto do carro e aposta em recuperação na 12ª etapa da Indy

Mais uma vez, Vitor Meira vê-se sob a necessidade de planejar uma prova de recuperação na Fórmula Indy. O brasileiro da A.J. Foyt Racing vai largar em 24º, neste domingo (8), para a 12ª etapa, no circuito misto de Mid-Ohio, na cidade de Lexington. A pole-position, no treino classificatório disputado neste sábado (8), foi conquistada pelo australiano Will Power, do Team Penske, líder da competição. O grid será composto por 27 pilotos.

Na primeira das três fases do treino classificatório, Meira cronometrou a 18ª melhor volta do treino. Foi dois décimos de segundo mais rápido que o inglês Dan Wheldon, que vai largar em 13º, e quase três segundos e meio mais veloz que o italiano Francesco Dracone, que estreia na Indy e larga uma posição à sua frente. “Eu fui para a tomada de tempo no segundo grupo, que estava bem mais forte que o primeiro. Mas são regras, faz parte”, comentou.

Neste ano, a IRL, entidade que gerencia a Fórmula Indy, pôs em prática um novo regulamento para treinos classificatórios em circuitos mistos e de rua, que da 13ª posição em diante estabelece que os pilotos de um grupo ocupem um lado do grid e os de outro grupo estejam no outro lado. “Fui mais rápido que o 13º e largo em 24º por causa da formação do meu grupo. A gente está com potencial para ter conseguido algo um pouquinho melhor”, disse Meira.

A A.J. Foyt Racing promoveu mudanças nos ajustes do carro número 14 de Meira após cada sessão de treinos em Mid-Ohio. “Nós melhoramos bastante para o treino classificatório, mas não o suficiente para o grupo em que caí. Agora tenho de pensar numa corrida de recuperação, mais uma. A corrida vai ser longa, muita gente vai ficar pelo caminho. Vai haver oportunidades, com certeza, o que a gente precisa é saber tirar proveito delas”, ponderou.

No que depender de retrospecto, Meira pode apostar num desempenho satisfatório nas 85 voltas da corrida. A A.J. Foyt Racing nunca terminou uma etapa da Indy em Mid-Ohio fora do grupo dos 10 primeiros colocados. Meira disputou a etapa duas vezes, quando pilotava para a Panther. Abandonou em 2007, depois de enfrentar problemas mecânicos, e foi sexto colocado em 2008. No ano passado o brasileiro, em recuperação de um acidente, não participou.

A 12ª etapa da Fórmula Indy, neste domingo em Mid-Ohio, terá largada às 16h de Brasília. O público brasileiro poderá acompanhar a prova pelo portal Terra, com narração e comentário em português. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *