Kart: Acidente em brincadeira com amigos do kart tira Gabriel Sereia do Campeonato Brasileiro

Piloto mato-grossense teve osso do joelho esquerdo fraturado e passou por cirurgia de osteossÁ­ntese com fios metálicos. Recuperação levará de 45 a 60 dias e deixará o atual lÁ­der dos três principais campeonatos de São Paulo longe, também, de provas dos estaduais.

O mato-grossense Gabriel Sereia, lÁ­der do Ranking Nacional de Pilotos e das três principais competições estaduais de São Paulo, não disputará o Campeonato Brasileiro de Kart de 2010. O piloto de Cuiabá, um dos favoritos ao tÁ­tulo nas categorias Cadete e Super Cadete, sofreu um acidente durante uma brincadeira com amigos do kart no último fim de semana em Volta Redonda (RJ), onde treinava na pista sede do Campeonato Brasileiro.

Ao chocar-se contra um poste de metal, ele teve a patela esquerda fraturada. Para corrigir a lesão no joelho, Gabriel, de apenas 11 anos de idade, foi operado pela equipe do Dr. Emseron Honda no Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo, e ficará de 45 a 60 dias impossibilitado de praticar exercÁ­cios fÁ­sicos. Como conseqüência, ele não disputará o torneio nacional, na segunda quinzena do mês de julho, e perderá, também, algumas provas dos estaduais no segundo semestre.

“O Gabriel sofreu uma batida forte no joelho e, além de não conseguir andar, passou a sentir muita dor”, lembrou Claudio Sereia, pai do piloto, que o acompanha em todos os treinos. “Rapidamente levei-o ao hospital de Volta Redonda, e lá foi constatada a fratura e o caso cirúrgico”, acrescentou.

Transferido para São Paulo, Sereia foi operado durante pouco mais de duas horas no centro cirúrgico do Hospital Osvaldo Cruz, e recebeu prognóstico positivo da equipe do Dr. Honda. O piloto recebeu dois pinos para a fixação da patela, num procedimento conhecido como osteossÁ­ntese com fios metálicos. “A cirurgia foi bem executada e o Gabriel ficará totalmente recuperado. Ele está bem e poderá voltar a pilotar normalmente passado o perÁ­odo de cicatrização e fisioterapia”, completou o Dr. Emerson Honda.

Vencedor do torneio nacional em 2006, Gabriel Sereia detém o tÁ­tulo de Campeão Brasileiro mais jovem da história do kartismo brasileiro, na categoria Mirim. A perda da chance de disputar o bicampeonato não desanimou o piloto, que mostrou uma surpreendente maturidade ao analisar o perÁ­odo pós-acidente.

“Estou chateado por não poder brigar pelo bicampeonato, porque minha equipe está em grande fase e irÁ­amos disputar o titulo neste ano. Mas tive um acidente que poderia ter conseqüências mais sérias e, mesmo assim, vou poder voltar a pilotar normalmente. E é isso que eu mais quero fazer. Estou triste por ficar fora do brasileiro, mas feliz por saber que vou me recuperar e logo poderei voltar a pilotar”, encerrou Sereia.