Kart: CBA anuncia mudanças para continuar crescendo

Com o intuito de informar e dirimir várias dúvidas a respeito das mudanças que a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA irá implantar no ano de 2008 para o kartismo, a Comissão Nacional de Kart – CNK, departamento da entidade que regula e supervisiona as atividades desta modalidade, divulgou na tarde desta terça-feira, dia 27 de novembro, as principais alterações que acontecerão na próxima temporada.

Categorias Mirim e Cadete:

Após a vitoriosa fórmula adotada em várias competições pelo paÁ­s e, também, em virtude dos abusivos preços cobrados por preparadores de motores destas categorias, a partir de 2008, tanto no Campeonato Brasileiro como na Copa Brasil, os propulsores serão equalizados por uma mesma empresa e sorteados entre os participantes.

O Sul-Brasileiro e o GP Brasil, que já utilizavam esta fórmula, permanecem com esta estrutura inalterada para 2008.

Categorias Júnior e Júnior Menor:

A CBA irá homologar para utilização a partir da temporada 2008 um novo tipo de motor para estas duas categorias. O propulsor será o mesmo para as duas classes, diferenciado apenas por redutor de potência para a categoria Menor.

Este novo motor terá seu preço próximo dos operados atualmente no mercado nacional, mas, segue os preceitos das novas tendências mundiais de motores de longa duração, refrigeração Á  água e rotação mais baixa.

Assim como fez com os motores Honda a CBA disponibilizará em seu site este novo equipamento para a venda. Junto ao motor serão fornecidos também o escapamento e o kit refrigeração.

Todas as categorias:

1) Seguindo padrões estabelecidos pela CIK/FIA para todas as categorias do kart, inclusive Mirim e Cadete, a CBA está homologando pára-choques traseiros para a utilização em todas as competições a partir do dia primeiro de janeiro de 2008.

Este pára-choques tem como principal objetivo diminuir o efeito “catapulta” ocasionado nos toques traseiros, assim, reduzindo drasticamente a gravidade dos acidentes.

Esta implantação já foi feita nos paÁ­ses da Europa, Ásia e no próprio Pan-Americano de Kart 2007, realizado na Argentina. Em todos os locais foi observada que a sua utilização atingiu o objetivo proposto.

2) Em função de alterações como a inclusão dos pára-choques e nova motorização de algumas classes o peso do conjunto “piloto/kart” de todas as categorias será revisto. Os valores ainda estão sendo estudados e oportunamente serão informados.

Centro-Oeste:

Após apoiar através das federações locais o Super Centro-Oeste de Kart 2007 a CBA assumirá de forma definitiva a supervisão e monitoramento da competição da região central do paÁ­s a partir de 2008. Com esta mudança a entidade supervisionará todas as etapas com o encaminhamento de comissários e participação na elaboração dos regulamentos e normas. Todos os motores desta competição continuarão com sua manutenção, equalização e fornecimento feitos por uma única empresa.

Motores Honda:

Em virtude de uma nova negociação da CBA com o departamento de produtos de Força da Honda, a partir do dia primeiro de dezembro haverá uma redução de preço dos propulsores GX-160 e GX-390 adquiridos através do site da CBA.

O motor GX-160 teve uma redução de 12% em seu valor e, poderá ser adquirido ao preço de R$ 710,00 (Setecentos e dez reais).

O GX-390, por sua vez, teve uma redução de sete por cento e seu preço atual passará a ser de R$ 1.750,00 (Hum mil setecentos e cinqüenta reais).

Campeonato Brasileiro e Copa Brasil:

Atenta ao crescente número de competidores que vêm prestigiando as provas realizadas pela CBA a entidade adotará, apenas para a categoria Cadete, um novo formato de disputa nestas duas competições.

A partir de 2008 o sistema do Brasileiro e da Copa Brasil da categoria Cadete seguirá o mesmo padrão do Campeonato Mundial de Kart. Ou seja, serão formados grupos de no mÁ­nimo 17 pilotos que se enfrentarão entre si e, após estas baterias, será criada uma tabela de pontuação. Com o resultado desta tabela em mãos os 34 melhores classificados seguem, então, para uma prova pré-final seguida da final.

Pré-Calendário 2008:

Apesar de ainda não ter a confirmação de todas as praças e datas das competições supervisionadas pela CBA para a próxima temporada, a entidade inova e apresenta o seu Pré-Calendário para a temporada 2008.

Março

1º – Campeonato Mundial de Biland – Etapa única – (SP)
15 – Campeonato Sul-Brasileiro – 1ª Etapa – (PR)

Abril

13 – Campeonato Sul-Brasileiro – 2ª Etapa – (SC)

Maio

25 – Campeonato Sul-Brasileiro – 3ª Etapa – (RS)
31 – Troféu Codasur de Kart – Etapa única – (RS)

Julho

08 a 12 – Brasileiro de Kart – 1ª Fase – (CE)
22 a 26 – Brasileiro de Kart – 2ª Fase – (RS)

Agosto

27 a 31 – Brasileiro de Endurance / Shifter / GP Brasil – Etapa única – (SP)

Outubro

14 a 18 – Copa Brasil de Kart – Etapa única – (GO)

Regulamentos 2008:

No final do mês de dezembro de 2007 estarão disponibilizados no web-site da CBA, acessÁ­vel pelo endereço www.cba.org.br, todos os regulamentos, normas, disposições e o calendário oficial do kart para a temporada 2008.