Kart: CBA anuncia mudanças para continuar crescendo

Com o intuito de informar e dirimir várias dúvidas a respeito das mudanças que a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA irá implantar no ano de 2008 para o kartismo, a Comissão Nacional de Kart – CNK, departamento da entidade que regula e supervisiona as atividades desta modalidade, divulgou na tarde desta terça-feira, dia 27 de novembro, as principais alterações que acontecerão na próxima temporada.

Categorias Mirim e Cadete:

Após a vitoriosa fórmula adotada em várias competições pelo país e, também, em virtude dos abusivos preços cobrados por preparadores de motores destas categorias, a partir de 2008, tanto no Campeonato Brasileiro como na Copa Brasil, os propulsores serão equalizados por uma mesma empresa e sorteados entre os participantes.

O Sul-Brasileiro e o GP Brasil, que já utilizavam esta fórmula, permanecem com esta estrutura inalterada para 2008.

Categorias Júnior e Júnior Menor:

A CBA irá homologar para utilização a partir da temporada 2008 um novo tipo de motor para estas duas categorias. O propulsor será o mesmo para as duas classes, diferenciado apenas por redutor de potência para a categoria Menor.

Este novo motor terá seu preço próximo dos operados atualmente no mercado nacional, mas, segue os preceitos das novas tendências mundiais de motores de longa duração, refrigeração à água e rotação mais baixa.

Assim como fez com os motores Honda a CBA disponibilizará em seu site este novo equipamento para a venda. Junto ao motor serão fornecidos também o escapamento e o kit refrigeração.

Todas as categorias:

1) Seguindo padrões estabelecidos pela CIK/FIA para todas as categorias do kart, inclusive Mirim e Cadete, a CBA está homologando pára-choques traseiros para a utilização em todas as competições a partir do dia primeiro de janeiro de 2008.

Este pára-choques tem como principal objetivo diminuir o efeito “catapulta” ocasionado nos toques traseiros, assim, reduzindo drasticamente a gravidade dos acidentes.

Esta implantação já foi feita nos países da Europa, Ásia e no próprio Pan-Americano de Kart 2007, realizado na Argentina. Em todos os locais foi observada que a sua utilização atingiu o objetivo proposto.

2) Em função de alterações como a inclusão dos pára-choques e nova motorização de algumas classes o peso do conjunto “piloto/kart” de todas as categorias será revisto. Os valores ainda estão sendo estudados e oportunamente serão informados.

Centro-Oeste:

Após apoiar através das federações locais o Super Centro-Oeste de Kart 2007 a CBA assumirá de forma definitiva a supervisão e monitoramento da competição da região central do país a partir de 2008. Com esta mudança a entidade supervisionará todas as etapas com o encaminhamento de comissários e participação na elaboração dos regulamentos e normas. Todos os motores desta competição continuarão com sua manutenção, equalização e fornecimento feitos por uma única empresa.

Motores Honda:

Em virtude de uma nova negociação da CBA com o departamento de produtos de Força da Honda, a partir do dia primeiro de dezembro haverá uma redução de preço dos propulsores GX-160 e GX-390 adquiridos através do site da CBA.

O motor GX-160 teve uma redução de 12% em seu valor e, poderá ser adquirido ao preço de R$ 710,00 (Setecentos e dez reais).

O GX-390, por sua vez, teve uma redução de sete por cento e seu preço atual passará a ser de R$ 1.750,00 (Hum mil setecentos e cinqüenta reais).

Campeonato Brasileiro e Copa Brasil:

Atenta ao crescente número de competidores que vêm prestigiando as provas realizadas pela CBA a entidade adotará, apenas para a categoria Cadete, um novo formato de disputa nestas duas competições.

A partir de 2008 o sistema do Brasileiro e da Copa Brasil da categoria Cadete seguirá o mesmo padrão do Campeonato Mundial de Kart. Ou seja, serão formados grupos de no mínimo 17 pilotos que se enfrentarão entre si e, após estas baterias, será criada uma tabela de pontuação. Com o resultado desta tabela em mãos os 34 melhores classificados seguem, então, para uma prova pré-final seguida da final.

Pré-Calendário 2008:

Apesar de ainda não ter a confirmação de todas as praças e datas das competições supervisionadas pela CBA para a próxima temporada, a entidade inova e apresenta o seu Pré-Calendário para a temporada 2008.

Março

1º – Campeonato Mundial de Biland – Etapa única – (SP)
15 – Campeonato Sul-Brasileiro – 1ª Etapa – (PR)

Abril

13 – Campeonato Sul-Brasileiro – 2ª Etapa – (SC)

Maio

25 – Campeonato Sul-Brasileiro – 3ª Etapa – (RS)
31 – Troféu Codasur de Kart – Etapa única – (RS)

Julho

08 a 12 – Brasileiro de Kart – 1ª Fase – (CE)
22 a 26 – Brasileiro de Kart – 2ª Fase – (RS)

Agosto

27 a 31 – Brasileiro de Endurance / Shifter / GP Brasil – Etapa única – (SP)

Outubro

14 a 18 – Copa Brasil de Kart – Etapa única – (GO)

Regulamentos 2008:

No final do mês de dezembro de 2007 estarão disponibilizados no web-site da CBA, acessível pelo endereço www.cba.org.br, todos os regulamentos, normas, disposições e o calendário oficial do kart para a temporada 2008.

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