Kart: Com casa cheia Campeonato Nova Schin encerra temporada 2009

A cidade de Itu, no interior paulista, recebeu neste domingo, 09, a rodada de encerramento do Campeonato Nova Schin de kart com a realização uma rodada dupla. Com 49 pilotos na pista as provas, validadas pela sétima e oitava etapas, aconteceram no Kartódromo Arena Schincariol, um dos mais bem estruturados do país.

 


Nesta etapa o grid de largada foi definido em apenas uma tomada de tempos para as duas provas e todas as categorias foram para a pista de manhã para definirem as ordens de largada do dia. Para as provas válidas pela sétima etapa a pole position foi da primeira melhor volta de cada piloto e, para as corridas válidas pela etapa seguinte, a ordem foi dada pela segunda melhor volta.


Como de hábito a categoria Mirim foi a primeira a entrar na pista para suas atividades. Quem saiu na frente foi Raikkonen Sakzenian que dividiu a fila com o atual líder do campeonato, Gabriel Donsé, que precisava da vitória para garantir o campeonato. Contudo, Sakzenian fez jus à sua vantagem e desde o início da prova liderou-a de ponta a ponta. Igor Melo o seguia à distância, mas a vantagem do ponteiro não deu margens para diminuir a diferença e ele cruzou no segundo posto. A briga então ficou pela terceira posição com os irmãos Gerardini, dentre eles quem levou a melhor foi Breno que ficou com o posto. Donsé teve problemas no seu kart e com muito custo conseguiu terminar a prova. Para a segunda corrida Raikkonen parecia querer repetir o bom desempenho e logo conseguiu abrir uma boa distância dos demais. Infelizmente, poucas voltas depois, ele teve que parar por problemas mecânicos. Assim, Donsé que não estava para brincadeira garantiu sua vitória. Completando o pódio da etapa estavam os irmãos Bruno e Breno Gerardini que conquistaram a segunda e terceira posições respectivamente e comemoraram muito.


A Cadete, sempre muito disputada, tinha cinco pilotos com chances de conquistar o título. Matheus Jacques conquistou a pole ao lado do então líder Yurik Carvalho que, por sua vez, precisava de um bom resultado para garantir o título. Contudo, Jacques e Lucas Annuza pularam na frente dele. A competitividade era grande entre eles e a cada volta um assumia a ponta até que Jacques conseguiu se manter nela depois de metade da prova. Contudo, Carvalho esperou até a última curva para dar seu bote e cruzar na primeira posição com Jacques em segundo e Matheus Olivério em terceiro. Yurik já comemorava o título com uma corrida de antecedência quando foi chamado pelos comissários desportivos e recebeu uma punição pela última manobra. Os fiscais de pista entenderam que foi uma manobra arriscada e ele perdeu uma posição. Assim, a alteração aconteceu apenas com a troca do primeiro para a segunda posição. Jacques ficou com a vitória da etapa. Com a segunda melhor volta da tomada de tempos Yurik largou da pole na segunda prova do dia. Ele bem que tentou manter sua liderança, mas, teve problemas e acabou parando para acertar seu kart. Com isso a briga pelas primeiras posições era intensa entre os irmãos Matheus, Vítor Olivério, Jacques, Mauro Auricchio e Carlos Cunha. Todos eles brigavam por uma melhora de posição e duelaram muito. Ao final das 15 voltas Matheus ficou com a vitória seguido de seu irmão. Jacques garantiu seu lugar no pódio com o terceiro posto. Yurik apenas completou a prova e garantiu o título.


Com motores refrigerados à água e 125cc a Parilla Stock teve Danilo Siqueira largando da pole. Ele, Roberto Lorena, Bruno Ferreira e Diego Cruanes brigaram muito nas primeiras voltas até que Siqueira conseguiu se distanciar um pouco e vencer. A briga ficou pela segunda posição até a penúltima volta quando Ferreira garantiu o posto. Lorena ficou então com a terceira posição.  Na segunda prova um fato interessante aconteceu. Depois de algumas voltas de apresentação os pilotos tiveram que parar para uma advertência da direção de provas. Como os pilotos não alinhavam corretamente para a largada a parada serviu para alertá-los de uma possível punição caso o fato se repetisse. Devidamente avisados quem não teve muita sorte foi o pole Siqueira que quebrou nesta volta. Melhor para Bruno Testa que fez uma boa largada e se juntou a Ferreira, Cruanes e Nicolas Piotto. Ao final a vitória ficou com  Ferreira, seguido de Testa e Piotto, que cruzou na terceira posição.


A categoria RD 135 trouxe uma ingrata surpresa para o pole Sílvio Correia. Depois de largar na frente e garantir uma boa vantagem a poucas voltas do fim ele se enroscou com um retardatário e acabou perdendo algumas posições. Ele perdeu a vitória, mas, conseguiu se recuperar a tempo. Carlos Risso venceu com Correia em segundo e Paulo Malavasi em terceiro. Na segunda corrida e também largando na frente Correia quis consolidar logo sua posição e abriu uma boa distância. Sem ser atrapalhado em nenhum momento ele cruzou tranquilo na primeira posição seguido de Frederico Fonseca que fez uma ótima corrida. Risso desta vez ficou com o terceiro posto.
Com suas carenagens diferenciadas a categoria F250 teve Carlos Torres como pole. No entanto, autorizada a largada quem pulou na sua frente foi Paulo Zacarias. Ele logo nas primeiras voltas abriu uma boa vantagem e cruzou em primeiro lugar tranquilamente seguido de Torres. Ao contrário deles estavam Paulo Yamamoto e Carlo Kain brigando pela terceira posição que ao final ficou com Yamamoto. Na segunda prova do dia o primeiro e o segundo colocados repetiram as posições. A novidade ficou com Kain que, desta vez, conseguiu garantir o terceiro posto.


A temporada 2009 do Campeonato Nova Schin chegou ao fim, mas, seus vencedores ainda tem encontro marcado. O Ituano Motorsport Clube fará no mês de dezembro um jantar especial para a entrega dos troféus aos seus campeões.


Calendário 2010 já está confirmado


Apesar de concluído o certame o Kartódromo Arena Schincariol passa a se preparar para a temporada 2010 com o mesmo sucesso deste ano. Neste contexto, a diretoria do clube concluiu o calendário para o próximo ano que será marcado por oito etapas de março a novembro, conforme abaixo:
1ª Etapa – 07 de março
2ª Etapa – 11 de abril
3ª Etapa – 09 de maio
4ª Etapa – 06 de junho
5ª Etapa – 08 de agosto
6ª Etapa – 05 de setembro
7ª Etapa – 03 de outubro
8ª Etapa – 14 de novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *