Kart: Douglas Hiar corre com bicampeões Brasileiros de Endurance

Piloto da Fórmula 3 Sul-Americana é um dos reforços da equipe Targh 400, uma das especialistas em provas de longa duração no kart.

O piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, Douglas Hiar (Tx Wear/RG 518), enfrenta no próximo final de semana (01 e 02/12) a mais famosa prova de longa duração do kartismo brasileiro. É a 500 Milhas da Granja Viana que chega à sua 11ª edição no kartódromo de Cotia, na Grande São Paulo. A corrida, que pode chegar a 12 horas de duração, é reconhecida por reunir os grandes nomes do automobilismo brasileiro e as feras da nova geração para um embate na categoria-escola da velocidade: o kart. Pelo segundo ano consecutivo, Douglas é um dos reforços da equipe Targh 400, atual bicampeã brasileira de endurance. “ É uma satisfação enorme poder correr com eles novamente. São verdadeiros especialistas nas provas de longa duração e, por isso, acredito que temos um time competitivo para a prova”, ressalta Douglas que é um dos oito pilotos da equipe. Os outros nomes são: Raphael Mattos (da Fórmula Atlantic); Osvaldo Negri (da ALMS); João Gonçalves (campeão brasileiro de endurance em 2007 com a equipe); Rogério Raucci (kartista); Fernando Wortmann (kartista); Pedro Gomes e Roberto Gomes (os líderes da Targh 400).

Douglas Hiar já trabalha desde a última terça-feira na preparação dos dois karts que a Targh 400 vai colocar na 500 Milhas. Pelos títulos da equipe no Campeonato Brasileiro de Endurance, um dos karts foi escolhido pela organização e está automaticamente classificado para a ‘superpole’ da 500 Milhas. Esse sistema de classificação para formar o grid de largada funciona da seguinte forma: todas as equipes serão divididas em três grupos para a tomada de tempos. Depois da classificação, os cinco mais rápidos de cada grupo se juntam a uma lista de 15 karts pré-selecionados para a ‘super-pole’. Nesta última fase, cada um dos 25 pilotos terá direito a apenas uma volta lançada que vai determinar as primeiras posições do grid.

A tomada de tempos da 500 Milhas será realizada nesta sexta-feira (30/11) a partir das 11h. Já a corrida tem largada marcada para a meia-noite de sábado para domingo e termina quando se completarem 500 milhas ou 12 horas de prova – o que acontecer primeiro. Em 2007, a grande novidade da corrida é que todas as equipes receberão motores preparados e sorteados pelos organizadores do evento. A idéia é tornar a corrida ainda mais equilibrada e imprevisível. “A corrida é muito longa, muito difícil e, com os motores sorteados, exige uma dose maior de sorte para conseguir um bom motor. Por isso, todo o trabalho nos treinos tem sido focado no acerto do chassi do kart”, comenta Hiar. “Como a Targh já conhece muito bem esse tipo de prova e a pista da Granja Viana, nosso kart se mostrou competitivo desde o começo dos treinos, mas só podemos ter uma noção real de velocidade quando todos andarem com os motores sorteados”, analisa o piloto da equipe Cesário de Fórmula 3.

Entre as equipes formadas por estrelas do automobilismo, destacam-se os times liderados por Felipe Massa; Christian Fittipaldi e a dupla Rubens Barrichello e Tony Kanaan, recordista de vitórias na 500 Milhas com sete triunfos. A 500 Milhas da Granja Viana 2007 terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Bandsports, enquanto a rede Bandeirantes de TV aberta transmite a largada (à meia-noite), a chegada e flashes durante a corrida. Quem quiser ver as emoções da prova na arquibancada do kartódromo, os ingressos estão à venda nas bilheterias da Granja Viana ao preço de 30 reais.

Foto: Fábio Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *