Kart: Douglas Hiar volta à modalidade para tentar vaga na Seletiva Petrobras

Entre os principais campeonatos de kart do Brasil já se pode colocar a Seletiva de Kart Petrobras, torneio promovido pela empresa de petróleo desde 1999 que tem como objetivo ajudar a carreira de pilotos com prêmios em dinheiro. Em 2007, na sua nona edição, a Seletiva Petrobras oferece 100 mil reais ao seu vencedor – uma quantia que deve ser, obrigatoriamente, revertida para a continuidade da carreira. Para definir quem leva o cheque, a Petrobras classificará 14 pilotos durante o ano. Estes farão uma final após a temporada e seu vencedor fica com o dinheiro. No próximo sábado, dia 06/5, serão conhecidos mais dois finalistas durante a 4ª etapa do Campeonato Paulista Light RBC. A prova atraiu pilotos de outras categorias além do kart para buscar a vaga. Um exemplo é Douglas Hiar (Tx Wear/RG 518/Lion of Porches/BSN), bicampeão brasileiro de kart e piloto da Fórmula 3 Sul-Americana nesta temporada. Ele aproveita o final de semana de folga na categoria de monopostos e vai até o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, tentar uma das vagas.

“É um prêmio muito importante para o piloto. Vale a pena voltar a correr de kart para tentar a classificação para a final”, aponta Douglas que já foi finalista da Seletiva em 2005, ano em que conquistou seu primeiro título nacional.

Douglas começou na última quarta-feira (02/5) sua preparação para essa prova de kart. “Já fui até Aldeia da Serra treinar. Precisei de cerca de 10 voltas para me readaptar e depois comecei o acerto do kart”, comenta Hiar. Para o piloto, os principais adversários devem ser os pilotos que estão competindo regularmente no kart. “Quem está competindo para valer no kart deve levar um pouco de vantagem, porque está mais acostumado ao equipamento. Por outro lado a prova é com motores sorteados e isso deixa tudo muito mais equilibrado”, aponta o piloto, lembrando que o Paulista Light RBC utiliza um sistema que vem crescendo no kartismo brasileiro: o de motores sorteados. A organização do torneio – a RBC Preparações – é quem prepara e aluga todos os motores usados nas provas. Além de garantir equilíbrio, diminui consideravelmente os custos para os pilotos que participam.

A prova que define os dois novos classificados para a final da Seletiva de Kart Petrobras está marcada para as 16h do próximo sábado, no Kartódromo Aldeia da Serra. O acesso é feito pela Rodovia Castelo Branco, km 32 sentido capital-interior, na saída para Jandira. Além da Sprinter A, na qual Hiar vai competir, provas de outras sete categorias estão previstas durante toda a tarde – a partir das 13h. A entrada para o público é franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *