Kart: Encerrado primeiro dia de provas da 10ª Copa Brasil

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (17) o primeiro dia de competições da 10ª Copa Brasil de Kart. Sendo realizada desde a última terça-feira, no Kartódromo Dr. Henrique Santillo, em Itumbiara – GO, o evento chegou finalmente às baterias.

Em uma manhã de extremo calor a temperatura chegou aos 35º por volta das onze e meia e desgastou bastantes pilotos e os equipamentos. Fora isso, o clima dentro da pista também foi bastante quente e as disputas foram, realmente, de arrepiar.


 


A primeira prova do dia foi da categoria Novatos. Após largar da segunda posição Luana Pedrosa (RJ) foi superada na terceira volta por Pietro Fantin (PR), que sem erros, levou seu kart até a bandeirada da vitória. Vinícius Perdigão chegou em segundo e Luana, cruzou na terceira posição.


 


Na seqüência os pilotos da Júnior tomaram à pista. A disputa pela liderança foi intensa durante todo o tempo entre Guilherme Silva (MG), o pole e Jonathan Louis (PR). O Paranaense levou a melhor, com Silva cruzando em segundo e Matheus Vieira (DF) em terceiro. A prova final deste sábado promete ser de arrepiar.


 


O primeiro acidente do dia aconteceu na Júnior Menor, logo na largada o piloto Cayan Chianca (PE) tentou uma manobra na largada e acabou atingindo o pole, Yago Cesário (GO). Os dois bateram e ocasionaram várias outras batidas na primeira curva. A prova foi interrompida por 10 minutos e re-iniciada em seguida. Nesta re-largada quem levou a melhor foi Victor Franzoni (SP) que assumiu a liderança para não mais perdê-la até a bandeirada final. Erik Gasparini (SP) ficou com a segunda posição Gustavo Myasava (PR) em terceiro.


 


Os mais jovens pilotos do Campeonato, da categoria Mirim, foram para a pista na seqüência do dia. Após largar da primeira posição o goiano Luiz Felipe Branquinho não suportou a pressão e perdeu a liderança para José Soares (GO). Eles e João Custódio, também de Goiás, fizeram uma prova à parte muito disputada até a bandeirada. Soares acabou vencendo com Custódio em segundo e Branquinho, em terceiro.


 


Com 31 karts no grid a largada da Cadete foi de arrepiar. Os pilotos passaram muito bem pelas primeiras curvas, mas, na terceira volta um acidente envolvendo os karts de Yurik Carvalho (SP) e Rafael Magaldi (SP) ocasionou a interrupção da prova. Ambos foram atendidos pelo departamento médico e não registraram nenhuma lesão grave. Após serem retirados da pista a corrida foi reiniciada. Thiago Vivacqua (RJ), o pole, se beneficiou de um toque envolvendo dos karts de Gabriel Sereia (MS), João Vieira (TO) e Matheus Chequer(SP) e abriu pequena vantagem do restante do pelotão. Poucas voltas se passaram, porém, para que ele recebesse a companhia de João Manoel (PE) e Augusto Pereira (GO). Os três, com rendimento idêntico, seguiram nesta ordem até a bandeira final.


 


Abrindo as competições da parte da tarde os pilotos da Fórmula 4 foram para a pista. Após grande disputa, que durou toda a bateria, pela primeira posição Lucas Ghor (SC) venceu a prova seguido por Thiago Azalini (DF) e Luiz Cordeiro (DF).


 


Na Super Sênior Fernando Croce (SP) confirmou o favoritismo que o levou à pole-position e venceu de ponta-a-ponta. Mais de três segundos atrás chegou Euvaldo Luz (BA) seguido por Jedson Vicente (PR).


 


Pela categoria Sênior “B”, apesar de ter feito a pole-position, Luiz Cordeiro Filho (DF) largou mal e perdeu a liderança antes mesmo da primeira curva. Com isso quem levou a melhor foi Luiz Moura (ES) que assumiu a liderança para não mais perdê-la até a bandeirada final. Cordeiro chegou em segundo e Samuel Mittag (RS) em terceiro.


 


Com experientes pilotos na pista a prova da Sênior “A” já começou quente com um acidente envolvendo quatro karts ainda na volta de apresentação. Lá na frente, porém, o pole André Nicastro (RJ) não deu chances à seus adversários e venceu, com tranqüilidade. Rodrigo Piquet (DF) chegou em segundo e Fernando Leme (SP) em terceiro.


 


Assim como aconteceu na bateria anterior um piloto dominou de ponta-a-ponta a corrida da Graduados “B”. Paulo Grassi (SP) largou da pole, escapou de um acidente na primeira curva, e seguiu sem ser ameaçado até a bandeirada final. As brigas peãs posições intermediárias foram bastante intensas e somente foram finalizadas na bandeiras. Grassi venceu com Marcelo Anselmi (PR) em segundo e Marcelo Dantas (DF) em terceiro.


 


Finalizando este primeiro dia de competições a Graduados “A”, mais rápida classe do kartismo nacional, foi para a pista. Após largar da pole-position Rafael Suzuki (SP) suportou por apenas duas voltas a pressão de Sérgio Jimenez (SP). Jimenez o ultrapassou e não mais deu chances de aproximação terminando assim com a primeira posição. Suzuki chegou em segundo e Bruno Andrade (SP) em terceiro.



Neste sábado, último e decisivo dia de competições, as atividades serão iniciadas às 8:20h. com a solenidade de apresentação dos pilotos. As baterias começas as 8:50h. Quem quiser acompanhar em tempo real o que está acontecendo no Kartódromo de Itumbiara pode acessar a internet e ver os tempos de cada piloto em suas atividades assim como assistir a sua transmissão. Os tempos oficiais da prova, desde os treinos livres de terça-feira, estão disponíveis no endereço http://www.racingcrono.com.br/crono/copabrasil08/. Já as imagens podem ser acompanhadas no site da DMTV, acessível pelo endereço http://www.dm.tv.


O Kartódromo Dr. Henrique Santillo está localizado no bairro Planalto, ao lado do estádio JK e a entrada do público para as arquibancadas será gratuita.


A 10ª Copa Brasil de Kart é uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, com supervisão da própria CBA e da Federação Goiana de Automobilismo – FAUGO. Patrocínio de Honda, MG Tires, RBC Preparações, Mega Kart e Techspeed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *