Kart: Fase de classificação da Shifter termina neste domingo na Granja Viana

Categoria, que neste ano teve parte de seu regulamento desportivo inspirado na Stock Car, terá neste fim de semana sua última corrida antes dos playoffs.

A sétima etapa da temporada de 2007 do Campeonato Paulista da Granja Viana, que será realizada neste domingo (9) no kartódromo de Cotia, na Grande São Paulo, marca o encerramento da fase classificatória da competição. Com parte de seu regulamento desportivo inspirado na Stock Car, o Paulista da Granja adotou neste ano o sistema de playoffs e terá, a partir da oitava corrida da temporada, os dez primeiros colocados na tabela disputando uma competição paralela pelo título.

Por essa razão, as corridas que antecedem a definição dos dez classificados costumam ser aguardadas com grande expectativa, em especial pelos pilotos que ainda lutam por uma vaga no grupo de finalistas. É o caso do piloto paulista Felipe Leonardos (Opus Papéis), que após enfrentar problemas na segunda, terceira e quarta corridas do ano, ainda busca uma vaga na zona de classificação.

Com 28 pontos ganhos, Felipe ocupa atualmente a 11ª colocação na tabela, e precisa subir apenas uma para se garantir na briga pelo título. A chance virá neste fim de semana, quando o piloto volta ao kart após disputar a etapa de Londrina da Fórmula São Paulo – categoria de monopostos na qual Felipe ocupa a sexta posição no campeonato.

“Estou ansioso por essa prova, e com boas expectativas”, declarou o piloto. “Venho treinando já há alguns dias especificamente para essa corrida e o objetivo é repetir o resultado da primeira etapa o ano, quando cheguei ao pódio”, relembra Leonardos. “Preciso ficar longe de qualquer confusão, seja ela um toque ou uma quebra. O objetivo principal nessa corrida é terminá-la em uma boa colocação, já que preciso descontar uma diferença de seis pontos para o atual décimo colocado, que é o Leonardo Cordeiro”, concluiu.

A disputa pelo título na Shifter Kart, categoria que tem como principal característica o uso de motores TM de 42 cv, equipados com caixa de câmbio de seis marchas, será intensa nas três corridas que compõem a fase final – assim como deve ocorrer, também, nas demais categorias da Granja Viana. Isso porque, pela formatação do campeonato, o líder passará a somar 225 pontos na tabela, contra 220 do segundo colocado, 216 do terceiro, 214 do quarto e assim sucessivamente até o décimo.

“O regulamento ficou bastante parecido com o da Stock Car, principalmente no que diz respeito à pontuação. A diferença básica é que teremos apenas três corridas até que seja definido o campeão, e não quatro, como acontece na Copa Nextel. Isso significa que os pontos de cada uma das corridas da final passam a ter mais peso, o que vai obrigar todos os finalistas a correr atrás de um bom resultado desde o início dos playoffs”, encerrou Leonardos.

Passadas seis etapas, os dez melhores colocados no Campeonato Paulista da Granja Viana de Kart são:
1) Rafael Suzuki, 106
2) Henrique Martins, 91
3) André Sousa, 84
4) Danilo Dirani, 74
5) Rui Loiola, 51
6) Emilio Padron, 49
7) Eduardo Porto, 43
8) Guilherme Jacob, 40
9) Eduardo Martins, 36
10) Leonardo Cordeiro, 34

Foto: Luca Bassani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *