Kart: Felipe Guimarães vive dois momentos distintos em etapa do Paulista

Piloto cravou a pole-position da Graduados B com o melhor tempo do dia e enfrentou diversos problemas durante a corrida.

A terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart, disputada no último sábado (08) no kartódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo, proporcionou dois momentos bem diferentes para o brasiliense Felipe Guimarães (Webmotors). Duas vezes campeão do torneio e em busca do tricampeonato, Felipe Guimarães começou o dia marcando a pole-position da categoria Graduados B – sua terceira pole em três etapas do Paulista 2006. Com um equipamento muito bem acertado, Felipe também marcou a pole-position geral da etapa, sendo mais rápido que os pilotos da categoria Graduados A, que, ao contrário da B, não têm restrições no motor dos seus karts. “É impressionante o quanto o kart está rápido, estou muito confiante para a corrida”, comemorou o piloto já nos boxes, depois da tomada de tempos.

No entanto, o que caminhava para mais uma vitória do bicampeão Brasileiro de Kart se tornou um pesadelo já no momento da largada da Graduados B. Com o kart já alinhado para o começo da corrida, a equipe de Felipe Guimarães detectou que o parafuso que segurava o coletor de combustível do seu kart estava quebrado. Para fazer a troca, Felipe precisou abrir mão da posição de honra no grid e largar dos boxes – pois já tinha passado pelo parque de manutenção. “Ainda bem que meu preparador viu esse parafuso quebrado ainda no grid e pudemos fazer a troca, senão eu teria abandonado a corrida”, ressaltou Felipe, minimizando o fato de largar dos boxes.

Dada a partida, Felipe Guimarães passou a descontar o tempo perdido em relação aos adversários. Ainda no começo da prova, enquanto contornava a ‘curva da Balança’, uma das mais famosas do kartódromo paulistano, o piloto foi surpreendido com a quebra do volante do seu kart, que ficou completamente instável. “Tive que fazer todo o resto da corrida segurando o volante, foi extremamente difícil e cansativo”, contou Guimarães. Apesar dos problemas, Felipe já tinha recuperado posições e estava em sexto lugar quando foi surpreendido mais uma vez na corrida. Foi na última volta, na mesma curva da Balança, que Felipe literalmente se ‘enroscou’ com o piloto Victor Pedrosa. Os dois karts ficaram presos – a roda dianteira de Felipe na traseira de Pedrosa – e os pilotos perderam tempo para voltar à prova, terminando em sétimo (Pedrosa) e oitavo (Felipe) lugares. A vitória ficou com o paranaense Pedro Bianchini. “Não bastasse quebrar o volante, ainda tive esse enrosco com o Victor”, lamentou o piloto. “O pior é que eu nem estava tentando a ultrapassagem, foi na freada da curva que acabamos tocando”, comentou.

O brasiliense de apenas 15 anos de idade quer deixar a maré de azar na etapa do Paulista e já se prepara para o maior desafio da sua carreira. Entre os próximos dias 26 e 30 de abril ele defende seu bicampeonato Pan-Americano de Kart em competição que será realizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Felipe venceu os Pan-Americanos de 2004 (no Uruguai) e 2005 (na Argentina) competindo pela categoria Sudam Júnior. Em 2006, promovido, ele busca mais um título, agora na categoria Sudam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *