Kart: Interlagos, Xangai e Istambul inspiram traçado do Desafio Internacional das Estrelas

Idealizado por Lucas di Grassi durante 3 meses, novo circuito promete alta velocidade e muitas ultrapassagens

Um trabalho minucioso de três meses, que contou com opiniões de ninguém menos que Felipe Massa e Michael Schumacher. Para melhorar ainda mais o espetáculo, o 5º Desafio Internacional das Estrelas terá um traçado inédito, idealizado por Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault na Fórmula 1.

Ele será também um dos astros da corrida de kart que agitará a Arena Sapiens Parque, em Florianópolis, entre os dias 27 e 29. Di Grassi medirá forças contra Massa, Schumacher, Rubens Barrichello e Tony Kanaan, entre outros.

A versão final da nova pista tem 1.207 metros de extensão e nove metros de largura. “Parti do zero, desenhando à mão. Fui montando aquilo que achava interessante, cont ando com as opiniões do Felipe do Dudu Massa”, diz Di Grassi, que “desenhou” pela primeira vez um traçado a ser usado em competições.

“Juntei as informações técnicas e obedeci aos padrões de engenharia para calcular velocidades e trajetórias. Depois, apliquei o traçado em simuladores como o RFactor”, segue o piloto, citando um dos mais realistas games de automobilismo.

Di Grassi lembrou de três circuitos do calendário da F-1 ao elaborar as curvas e retas do Desafio Internacional das Estrelas: “Peguei um pouco de Interlagos, de Xangai e de Istambul. Vai ser uma pista de alta velocidade e de muitos pontos de ultrapassagem”.Antes mesmo de ser usado pela primeira vez, o circuito foi elogiado por ninguém menos que Hermann Tilke, responsável pelo traçado dos autódromos de Sepang, Valência, Xangai e Istambul, todos pertencentes ao calendário do Mundi al de F-1. “Nos encontramos na Espanha, e o Hermann gostou bastante. Me disse até que algumas das ideias que colocamos em prática no Desafio ele também usava ao projetar os traçados da F-1.”Os ingressos para o 5º Desafio Internacional das Estrelas estão à venda e terão toda a renda revertida para investimentos em atendimento social em Santa Catarina. As entradas podem ser encontradas no site do Ingresso Fácil (http://www.ingressofacil.com.br/informativoDesafio.html), no estande do evento no Beiramar Shopping, na Top Line Agência de Turismo e na rede JK, com lojas em Florianópolis e mais sete cidades de Santa Catarina.

Como será – A edição 2009 do Desafio terá baterias no sábado (28), com transmissão pelo SporTv e Eurosport, e no domingo (29), com TV Globo, ao vivo no Esporte Espetacular, e com a Eurosport, para todo o velho continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *