Kart: Jean Aguiar acelerando na trilha de um futuro campeão

Vencedor da ultima etapa da Copa Granja Viana de Kart, pela categoria Shifter Kart, na qual começou a competir neste ano, o piloto Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) tem se mostrado como um dos expoentes que vem surgindo dentro da modalidade nacional atraindo grande visibilidade de todos no meio. Mas, Jean embora esteja ganhando maior notoriedade nesta temporada, já o acompanha uma extensa bagagem de títulos e campeonatos que enobrecem suas atuais vitórias. O Planetkart que sempre esteve presente na vida do jovem talento trará agora uma retrospectiva com todas as suas participações neste ano, confira a saga de um futuro campeão.

Nada menos de que seis provas completadas desde o inicio do ano, parece pouco?! Mas certamente não é. Levando em conta de ainda estamos para realizar as “terceiras” etapas dos principais campeonatos, seis provas torna-se um número elevado para um único piloto. Além disso, o resultado obtidos nestas provas não podem ser ignorados, destas seis provas realizadas por Jean obteve-se nada menos que duas vitória, dois segundos lugares, um terceiro lugar e um quarto lugar que revelam uma temporada extremamente equilibrada e com grandes chances de conquistar um título de campeão. Vamos acompanhar agora como foram suas participações.

Paulista Light o tradicionalismo à favor da experiência

O Campeonato Paulista de Kart, que vem sendo disputado no Kartódromo de Interlagos é consagrado para muitos como o mais tradicional dos campeonatos, pelo fato que já participará dele muitos dos mais importantes pilotos nacional, tais como ninguém menos que Ayrton Senna e além dele, outros como  Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa, Helio Castroneves, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Gil de Ferran, Lucas Di Grassi, Bia Figueiredo e muitos outros.

A pista de Interlagos é considerada também como uma das mais difíceis e uma grande “escola de pilotagem”, já que seu seleto circuito dificilmente é domado por pilotos leigos, é nessa pista que Jean começou seu ano com o “pé direito”, conquistando a vitória logo na primeira etapa.

Além disso, o fato de estar iniciando a temporada tornava uma incógnita quais seriam os participantes que o ladeariam na prova da categoria Junior, reservada para pilotos com idade entre 12 e 14 anos. Largando de quatro lugar Aguiar foi atingido por André Pedralli quedando-se a um grande distanciamento do pelotão dianteiro. Victor Franzoni mantinha-se na primeira colocação, seguido de Johilton Pavlak, atual campeão da categoria e Matheus Rotta. Aguiar conseguindo aproximar-se realizou a ultrapassagem em Rotta e beneficiando-se de um enrosco os dois primeiros colocados Jean não titubeou e assumiu a liderança da prova, mantendo inalterado o forte ritmo e tratando de abrir vantagem volta a volta para Johilton, consolidando-se o vitorioso dessa primeira etapa.

Na segunda etapa Jean conseguiu uma melhor colocação na classificação, mas embora isso devesse representar mais facilidade para conquistar a vitória não foi necessariamente o que aconteceu. Embora veloz, Jean Aguiar, que é o vice-campeão da categoria não conseguiu “caçar” o atual campeão  Johilton Pavlak que venceu com uma diferença de 2s914, deixando a segunda colocação com Jean Aguiar  A próxima etapa do Campeonato Paulista será disputada no dia 18 de abril e para acirrar ainda mais a disputa Jean e Johilton, fortes candidatos ao título, estão empatados na tabela de pontos.

Copa Paulista Light problemas com bólido empatam desenvolvimento

As duas etapas do Copa São Paulo Light de Kart contaram com algumas adversidades a serem enfrentadas por Jean Aguiar, que em sua primeira etapa contou com a presença, de diversos pilotos atraídos pela oportunidade de disputar no Kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri-SP, uma vaga na Seletiva de Kart Petrobrás. O forte Sol, que castigava a pista desde os dias de treino, foi um dos principais obstáculos a serem superados nesta primeira etapa por Jean.

Com o bólido impecavelmente acertado por sua equipe, Leste Kart, Jean saiu para a classificação e cravou a melhor volta que antecedeu o Qualify, mas com a saída para a volta lançada devido as condições físicas da pista, realizou o terceiro melhor tempo e obteve a terceira colocação no grid de largada. Assim que alinhados para a prova Jean foi suplantando por Carlos (Cacé). Após recuperar-se tentou aproximar-se do líder da prova, mas para seu azar um problema com o freio do bólido o impossibilitou de manter-se no mesmo ritmo e perdendo razoável o rendimento se distanciou do líder Vitor Franzoni sendo ultrapassado novamente por Cace. Uma vez com o desenvolvimento na pista comprometido Jean limitou-se a defender a posição e tentar alcançar Almeida, travando com o piloto uma disputa de altíssimo nível, com diversas ultrapassagens e que lhe renderam a terceira colocação da prova.

Na segunda etapa, o oposto ocorreu em relação ao clima. Se na primeira o sol forte castigava a pista, na segunda uma chuva torrencial transformou os bólidos em “Jets-Sky”. Jean Aguiar, que classificou na segunda colocação, conseguiu passar para a ponta ainda na primeira volta e conduzindo brilhantemente seu kart realizando a melhor volta da prova. Mas, mais uma vez o bólido de Jean foi acometido por alguma falha mecânica e perdendo visivelmente o desempenho foi ultrapassado por Cacé e mais tarde por seus outros oponentes terminando a prova na quarta colocação.

“Eu acredito que esses problemas que enfrentamos no equipamento durante as etapas da Copa São Paulo Light de Kart são ruins pelo fato que perdemos pontos, mas servem como experiência a ser adquirida durante cada uma das provas. Meus adversários na Junior são bem fortes e velozes, mas só o que eu posso dizer é que ainda estamos na começo do ano, muita coisa ainda vai acontecer e eu sei que vou dar trabalho”, disse Jean Aguiar confiante sobre sua participação no campeonato.

Granja Viana, nova experiência direto do alto do pódio

Nesta temporada, um fator crucial está marcando a carreira do representante da Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart, trata-se da estréia na nova categoria criada pelo Kart Clube Granja Viana, chamada Shifter Junior, uma opção “Junior” para a já existente Shifter, considerada uns do sucessos da Copa São Paulo Granja Viana. A versão conta também com os karts equipados com seis marchas, mas em uma versão menos veloz, já que conta com redutores.

Em sua primeira prova Jean Aguiar, ansioso em competir no Kartódromo Internacional Granja Viana, famoso por suas provas, tal como as 500 Milhas de Kart e também por ter o campeonato que é considerado o maior, se preocupou em se adaptar a pista e ao novo bólido. Classificando-se na terceira colocação Jean manteve-se concentrado na prova, apesar da novidade que a mesma representava, conseguiu pular para a segunda colocação no inicio da disputa, mas perdendo contato com o líder Vitor Franzoni, manteve sua posição até o final da disputa.

A segunda etapa, que foi disputada no ultimo final de semana que antecedeu a páscoa (04/04), deu a Jean mais uma vitória. Uma vez que o kart de marchas não era mais uma novidade Jean Aguiar “domou” o bólido e mesmo não tendo sido o responsável pela pole-position, sumiu da vista dos oponentes e cruzou a bandeira a quadros sem qualquer dificuldade, fechando com chave de ouro a retrospectiva desse bimestre.

“Quando você gosta do que faz e está com pessoas que acreditam em você não há porque não se beneficiar com isso. É por isso que estou indo tão bem, tenho o apoio dos meus patrocinadores, o auxilio de minha equipe e a presença daqueles que torcem por mim, me dedico e aí está! Este é apenas o começo do resultado”, finalizou Jean Aguiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *