Kart: João Pedro Custódio chegou em 5º na sua estréia na Light

Uma ótima estréia. Assim pode ser definida a primeira participação do jovem piloto goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação), de apenas 8 anos, na Copa São Paulo Light, atualmente o mais importante campeonato em nÁ­vel estadual do kartismo brasileiro.

João Pedro disputou a 4ª etapa da competição, realizada no último sábado (10) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), e seu principal objetivo era simplesmente ganhar experiência. Mas ele fez mais do que isto e foi um dos principais destaques em sua categoria, a Mirim, que reúne pilotos com idade entre 6 e 8 anos.

Ainda na tomada de tempos João Pedro foi lÁ­der durante grande parte do tempo e por muito pouco não se classificou para o ‘top qualifying’, que reúne os três mais rápidos para uma única volta lançada. João Pedro terminou a classificação com o quarto lugar no grid de largada, composto por dez pilotos. “Pelo regulamento, o João Pedro teve que correr com um peso extra de 5 quilos, por estar participando do campeonato pela primeira vez. Mas ele foi muito bem já na tomada e a cada volta ia baixando seu tempo. Só não foi para o top por um pequeno erro de estratégia, quando ele ‘tirou o pé’ na última volta”, diz Geovane Gonçalves, pai de João Pedro. “Mesmo assim ele ficou a apenas 16 milésimos do top qualifying”, emenda.

Largando em quarto, João Pedro Custódio esteve sempre no primeiro pelotão, brigando pela liderança. No encerramento da prova, que teve duração de 15 voltas, o piloto Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação recebeu a bandeirada em 5º lugar. O principal detalhe deste resultado é que o jovem goiano terminou exatamente Á  frente do lÁ­der da Copa São Paulo Light, o paulista CaÁ­que Valli, e atrás do vice-lÁ­der, Luciano Franklin, a pouco mais de 2 segundos do vencedor, Leonardo Raucci. “O João Pedro andou muito bem e mostrou uma muito rápida adaptação Á  pista. Gostei muito e foi extremamente importante ter participado da prova. Na próxima, em junho, já sem o peso extra, acho que poderemos brigar pela vitória”, diz Leandro das Neves, da Pró Kart, equipe de João Pedro.

Geovane Gonçalves destaca ainda um outro fator importante na participação de João Pedro na Copa São Paulo Light. “Fomos muito bem recebidos por todos e isto reforçou ainda mais nossa intenção de disputar a próxima etapa”, agradece o pai de João Pedro, que terá como próximos compromissos a 3ª rodada dupla da Copa Centro-Oeste, em BrasÁ­lia (DF), e o Troféu Codasur, no Velopark, no Rio Grande do Sul. “A boa atuação do João Pedro, sempre muito bem orientado pelo Miguel de Oliveira, fez aumentar nosso otimismo e acho que a primeira vitória dele está perto”, finalizou.