Kart: No Distrito Federal foi encerrada a 7ª Copa Centro-Oeste de Kart

Neste domingo, dia 29, o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF, recebeu a bateria final da última rodada da Copa Centro-Oeste de Kart. As provas de hoje compuseram o final de semana de rodada tripla que teve as disputas válidas pela 16ª, 17ª e 18ª etapas da competição interestadual. As baterias também foram válidas pelo encerramento dos Campeonatos Goiano e Brasiliense de Kart.

As atividades oficiais tiveram início ainda na quinta-feira, dia 26, quando os karts foram para a pista para os primeiros treinos livres e de reconhecimento do traçado. Na sexta o cronograma se repetiu e, ontem, sábado, foi chegada a hora das tomadas de tempo e primeiras baterias.

 

Como costumeiramente acontece a categoria Mirim abriu a programação. João Pedro Guim, por apenas 43 milésimos de diferença, garantiu a pole-position à frente João Pedro Custódio, que foi seu oponente na primeira fila. Autorizada a largada os karts passaram ilesos pela primeira curva e a disputa pela ponta ficou por conta de dos dois além de João Coqueiro e Nathan Willian. Com algumas voltas, porém, Custódio assumiu a liderança seguido por Guim. Os dois, aos poucos, se distanciaram dos demais e ficaram brigando entre si. Na última volta, porém, Guim superou Custódio e vibrou com a vitória. Custódio chegou em segundo. A segunda prova, por sua vez, foi dominada por Nathan Willian. Após uma boa largada o piloto não demorou para assumir a liderança que, ao alcançá-la, não mais perdeu até a bandeirada final. Guim terminou em segundo e Samuel Gontijo, em terceiro.

 

Pela Cadete, que realizou as suas provas na seqüência, as corridas foram eletrizantes. Nas duas baterias pelo menos seis karts ficaram na disputa pela liderança. Luiz Branquinho, João Vieira, João Branquinho, Gustavo Moura e Gabriel Leão lutaram muito pela segunda posição enquanto, tranqüilo na liderança, Augusto Pereira venceu com Leão em segundo. Na corrida da 17ª etapa mais uma vitória de Augusto Pereira. Desta vez, porém, ele foi seguido por Gustavo Moura e João Vieira.

 

Dentre os pilotos da Júnior Menor o destaque do sábado ficou por conta de Pedro Fortes. Após marcar a pole ele conquistou duas vitórias sem ter sido ameaçado em nenhum momento. Brenno César ficou em segundo nas duas etapas. Marcos Vieira finalizou em terceiro na 16ª etapa e Gustavo Lima foi o terceiro, na 17ª.

 

Com a mesma emoção de toda a temporada os pilotos da F-400 tomaram o circuito para as suas duas corridas. Com 35 minutos de duração cada bateria tem a particularidade dos pilotos terem de parar entre o 15º e o 25º minuto para pesagem. Neste sábado, porém, a estrela que mais brilhou foi a de Hiroji Okano. O piloto venceu as duas corridas com um estilo de pilotagem muito tranqüilo e bastante rápido. Com um estratégia perfeita para as paradas ele conseguiu nas duas corridas ampliar bastante a sua vantagem e seguiu sem ser ameaçado até as duas vitórias. Veberlei Carneiro e Cesar Aidar o seguiram na 16ª etapa e Olympio Abrão e Novamente Veberlei foram respectivamente segundo e terceiro na 17ª.

 

Encerrando as rodadas de competições as categorias Novatos e Sênior tomaram o traçado. Nas duas largadas, acidentes na primeira curva envolveram vários karts e mudaram a história das baterias. Na Novatos Rafael Ferreira venceu as duas sem ser ameaçado em nenhum momento. Já na Sênior, a primeira corrida foi vencida por Geraldo Soares, seguido por Fábio Oliveira e Aroldo Rodrigues. Na segunda, após grande corrida de recuperação, Rodrigo Piquet foi o vencedor com Geraldo em segundo e Fábio, em terceiro.

 

Domingo chegou para coroar os campeões

 

A terceira e última rodada de provas do final de semana foi realizada na manhã deste domingo, dia 29, e com isso finalizou a edição 2009 da Copa Centro-Oeste de Kart com a disputa válida pela 18ª etapa.

 

Com muita garra os pilotos da Mirim abriram a programação. Nathan Willian largou da primeira posição e, desde a primeira curva foi muito pressionado por João Pedro Guim. Mas, não apenas os dois estiveram na briga, pois, João Coqueiro, João Pedro Custódio e Samuel Gontijo também estiveram no primeiro pelotão e a briga pela vitória somente foi encerrada na bandeirada. Guim, após ultrapassagem na última volta venceu seguido por Willian e Coqueiro. Com o resultado o título do Centro-Oeste ficou com João Pedro Custódio.

 

Na Cadete a disputa foi polarizada entre Augusto Pereira e João Vieira. Os dois fizeram uma boa largada e rapidamente se distanciaram de Alex Pereira, que vinham em terceiro. Vieira pressionou Pereira até a última volta quando, em uma manobra perfeita superou, superou seu concorrente e venceu. Pereira chegou em segundo e, com o resultado, garantiu também o título da sua classe. Alex Alves cruzou na terceira posição.

 

Pela Júnior Menor, Pedro Fortes largou na pole, mas, ainda na primeira curva foi superado por Brenno César, que em uma manobra arrojada assumiu a liderança. Daí por diante César foi construindo uma sólida vantagem que, pouco a pouco, lhe consolidou uma grande vitória. Gustavo Lima chegou na segunda posição e Gustavo Borges, em terceiro. Com o resultado o título ficou com Marcos Vieira.

 

A corrida da F-400, que veio na sequência, foi bastante disputada. Enquanto os expectadores dividiam as atenções entre as disputas na pista e o Desafio das Estrelas, que estava sendo transmitido na TV no mesmo momento, os pilotos da F-400 fazia uma corrida muito disputada. Hiroji Okano saiu da primeira posição, mas, no decorrer da prova acabou sendo superado por Olympio Abrão e César Aidar. Um pouco mais atrás Veberlei Carneiro mantinha-se na quarta posição. Na “janela” aberta na bateria para pesagem os pilotos trabalharam muito bem e retornaram ao traçado nas mesmas posições. Ao final, vitória César Aidar, seguido por Abrão e Okano. Veberlei, com a quarta posição, garantiu o título.

 

Finalizando o domingo e a temporada de competições no Centro-Oeste as categorias Novatos e Sênior tomaram a pista. Rafael Ferreira (novatos) saiu na frente, mas, ainda na primeira curva foi superado por Rodrigo Piquet, que fez uma excelente largada. Os dois logo se distanciaram do restante do pelotão e, juntos, seguiram até a bandeirada final. Com o resultado Piquet garantiu o título da Copa Centro-Oeste na Sênior e Rafael, na Novatos.

 

Os resultados completos da etapa bem como galerias de imagens e a classificação atualizada poderão ser consultadas diretamente no site da RBC Preparações através do endereço www.rbpreparações.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *