Kart: Paulista volta a seu palco principal após dois meses

Competição que imortalizou disputas no Kartódromo Ayrton Senna retorna ao circuito mais tradicional do paÁ­s neste sábado, para a quinta rodada da temporada.

O Kartódromo Ayrton Senna volta neste sábado (3) a ser palco de uma etapa do Campeonato Paulista de Kart. A principal competição estadual da modalidade – que deve reunir cerca de 100 pilotos divididos em oito categorias – chega a sua quinta rodada neste fim de semana, e o reencontro dos kartistas com o circuito mais tradicional do paÁ­s tem sido motivo de comemoração.

“Está todo mundo muito contente por correr novamente em Interlagos, especialmente pelo fato de que não conheci sequer um piloto até hoje que tenha reclamado desse traçado. Todo mundo gosta muito de correr aqui e estes dois meses que ficamos longe de Interlagos deixou a todos muito ansiosos para a disputa deste fim de semana”, disse o bicampeão estadual Gabriel Tojal, que conquistou os dois tÁ­tulos mais importantes de sua carreira justamente nesse circuito.

Por uma série de questões polÁ­ticas que fogem ao controle das equipes – e, algumas vezes, até mesmo dos organizadores do evento – os grandes campeonatos de São Paulo têm se apresentado cada vez menos no Kartódromo de Interlagos. Palco das principais competições da modalidade desde que nomes como Walter Travaglini, Chico Serra e Ayrton Senna eram os pilotos a serem batidos no estadual, o circuito é visto hoje como secundário nas competições realizadas em São Paulo. As praças principais passaram a ser os kartódromos de Aldeia da Serra – que recebe todas as provas do Paulista Light – e da Granja Viana, que tem um campeonato próprio e chegou a atrair, no ano passado, mais de 130 pilotos por etapa.

â€œÉ uma pena que estejamos correndo pouco em Interlagos se compararmos Á  rotina de outros anos. Tem muita coisa envolvida na escolha das pistas-sede de eventos e, particularmente, acho que deveriam haver provas do Paulista de Kart em outros circuitos como na própria Granja Viana, e até mesmo em pistas do Interior. Por hora, fico feliz de poder voltar ao traçado com a qual mais me identifico e espero sempre conquistar um bom resultado nesse verdadeiro templo do kartismo brasileiro”, declarou Tojal.

Quando conquistou o bicampeonato estadual, em 2004, Gabriel ficou um ano inteiro invicto no circuito localizado ao lado do Autódromo José Carlos Pace, na região Sul da Capital. “Essa sempre foi uma de minhas pistas preferidas por causa do alto nÁ­vel técnico que ela exige em todas as opções de traçado, e acho que essa empatia com o circuito me ajudou a conquistar algumas de minhas vitórias. E esta é mais uma razão para eu ter boas recordações dessa pista”, completou o piloto.

Os treinos classificatórios para a quinta rodada do Campeonato Paulista de Kart começam Á s 8h00 deste sábado, e a primeira corrida do dia está marcada para o meio dia. O acesso Á s arquibancadas do Kartódromo Ayrton Senna é gratuito.