Kart: Rodada dupla espetacular na 5ª etapa do Light

O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, recebeu no último sábado, dia sete, a quinta etapa da Copa São Paulo Light de Kart. As disputas foram realizadas em sistema de rodada dupla e registraram, novamente, um recorde de participantes. 140 competidores participaram da prova separados entre as nove categorias do Certame.

Como previsto no regulamento a programação não teve tomada de tempos e os pilotos foram alinhados para a largada conforme a classificação do Campeonato. Desta forma, alguns pilotos muito rápidos que, por qualquer motivo, não estivessem bem classificados, largaram do final do pelotão trazendo grande emoção para as disputas.

Outro ingrediente que temperou a rodada foi a possibilidade de classificação para a final do Grande Prêmio RBC 2008. Os pilotos de todas as classes, exceto Master “B”, tiveram a oportunidade de buscar, na pista, o seu direito de brigar pela premiação que será oferecida no final da temporada.

Seguindo sua trajetória de crescimento a categoria Mirim, destinada aos jovens pilotos de seis e sete anos, trouxe 12 garotos para a pista. O nome deste sábado foi o do goiano Luiz Felipe Branquinho. O piloto, apesar de ter largado do final do pelotão, fez uma prova de recuperação na primeira bateria e conseguiu vencer. Gabriel Donsé terminou em segundo e João Pedro Custódio, em terceiro. Na segunda prova, desta vez largando da frente, o piloto resistiu à pressão dos concorrentes e mais uma vez conseguiu a vitória. Nesta bateria o segundo foi Caíque Valli e o terceiro, Leonardo Raucci.

Com o maior número de karts da temporada a Cadete reuniu nada menos que 37 competidores para suas baterias. Assim como aconteceu nas etapas anteriores as disputas se espalharam por toda a pista e foi, impossível, acompanhar tudo que se passava no traçado. O rendimento dos karts era muito parecido resultando ao final da primeira bateria com 31 competidores registrando sua melhor volta dentro do mesmo segundo. A primeira bateria foi vencida por Thiago Vivacqua com Pietro Rimbano em segundo e Gabriel Fernandes, em terceiro. Na segunda bateria, após um acidente na primeira volta, novamente as disputas se espalharam. O primeiro pelotão era comandado por dez pilotos que se revezavam a cada curva. Ao final, vitória de Rimbano, seguido por Vivacqua e Fernandes.

Assim como nas duas categorias anteriores, porém, com pilotos bem mais experientes, as provas da categoria Júnior pareciam reunir apenas pilotos graduados. Em um ritmo assustador os garotos desta classe fizeram duas apresentações impecáveis repletas de ultrapassagens e retomadas de posição. O primeiro pelotão, apesar de ter tido o destaque de Guilherme Salas, vencedor das duas provas, reunia pilotos que já fazem historia no kartismo atual como Eduardo Banzoli Filho, Bruno Bonifácio, Jean Aguiar, Felipe Fraga, dentre outros. Na primeira bateria Banzoli chegou em segundo e Aguiar, em terceiro. Na segunda prova, Aguiar terminou em segundo e, partindo da 11ª posição, Fraga terminou em terceiro.

Outra prova extremamente agitada foi a da categoria Júnior Menor. Durante várias voltas os competidores se agruparam em um único pelotão que, a cada curva, tinha suas posições revezadas. Victor Franzoni, Erik Gasparini, Lukas Moraes, João Archer, Yago e Yuri Cesário dentre outros tiveram que literalmente suar o macacão para se manter no grupo de elite das provas. Gasparini venceu a primeira corrida seguido por Moraes e Yuri Cesário. Na segunda prova o vencedor foi Moraes, que se beneficiou de um toque entre Gasparini e Franzoni na última curva. Com isso, João Archer terminou em segundo e Gasparini, foi o terceiro.

A continuação das baterias trouxe à pista os pilotos Master “A” e “B”. Sob forte pressão durante toda a bateria Marcelo Okazaki venceu a primeira da “B” seguido por Rodrigo Rocha e Márcio Salomão. Okazaki também venceu a segunda prova, porém, menos pressionado desta vez. O segundo colocado foi Marcelo Meneghel e o terceiro, Marcos Serafim. Dentre os pilotos da “A” o domínio absoluto foi do experiente piloto Fernando Croce. Após largar do meio do pelotão o representante da cidade de Jaú venceu sem problemas as duas corridas. Marcus Trotta foi o segundo nas duas corridas. Fernando Gomes Croce terminou em terceiro na primeira bateria e, na segunda prova, o terceiro foi Wagner Koga.

Os mais experientes pilotos da Copa São Paulo Light são os que competem pela categoria Super Sênior. Esta classe, destinada aos pilotos com mais de 40 anos, reuniu 13 pilotos que mostraram bastante velocidade nas duas baterias do dia. Massayuki Katsui venceu a primeira prova seguido por Paulo Moreira e Jedson Vicente. Na segunda prova, por sua vez, a vitória ficou com Eduardo Pedra, seguido por Luiz Nista, em segundo e Marcelo Rodrigues, em terceiro.

A categoria Sprinter “B” é destinada aos pilotos que se iniciam no kart com mais de 14 anos e, tradicionalmente, traz provas bastante emocionantes. Após largar da 16ª posição na primeira bateria, Pietro Fantin mostrou porque é considerado um dos destaques da temporada e venceu a prova trazendo Felipe Bechtold em segundo e Luana Pedrosa, em terceiro. Já na segunda bateria, Fantin novamente venceu, porém, desta vez o segundo posto ficou com João Pedote e o terceiro com Fernando Silva.

Encerrando as atividades da etapa os pilotos mais rápidos do Light tomaram a pista. Com um total de 16 competidores as duas provas do dia foram extremamente disputadas. Após largar da primeira posição o goiano Gabriel Navarrete sustentou-se na frente do pelotão e seguiu firme para a vitória. Lucas Foresti, que havia largado em quarto, chegou em segundo e Fabiano Machado, em terceiro. Na segunda prova, após largar da sexta posição, Luis Felipe Nasr liderava com folga a bateria quando, à duas voltas para o final, um problema na cruva de escapamento de seu kart o fez perder várias posições deixando a vitória nas mãos de seu companheiro de equipe, Lucas Foresti. Leonardo Cordeiro terminou na segunda posição e João Horto, em terceiro.

Nos próximos 70 dias a Copa São Paulo Light entra em seu maior recesso do ano. No mês de julho os pilotos estarão completamente focados na disputa do Campeonato Brasileiro de Kart. A sexta etapa da competição será realizada também no Kartódromo Aldeia da Serra no dia 16 de agosto.

A Copa São Paulo Light 2008 é uma realização da Federação de Automobilismo de São Paulo com organização do Interlagos Motor Clube e promoção da RBC Preparação de Motores. Apoio: Hotel Formule-1 Tamboré, Birel Sudam, Artmix, AG Kart – MG Pneus, Mahogany e Sabiá Racing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *