Kart: Peso é o novo adversário dos pilotos das Sudam Jr. no Pan-Americano

Regulamento da competição prevê o limite de 136 kg para o conjunto kart-piloto na categoria. Número é bem mais baixo que o adotado nos campeonatos nacionais e causou problemas ao kartistas de maior estatura.

No kartismo, peso é um item fundamental para o desempenho de um piloto. Por esse motivo, o regulamento de cada competição prevê o limite mínimo para o conjunto kart-piloto, e no Campeonato Panamericano deste ano – que está sendo realizado em Florianópolis (SC) –, os valores são ainda mais justos que nos torneios regionais. Para a categoria Sudam Jr., por exemplo, são exigidos apenas 136 quilos, contra 144 kg nas competições nacionais, e por esse motivo, alguns dos principais pilotos da categoria entraram na pista em desvantagem em relação aos adversários.

Dizer que um piloto passa o peso no kartismo, no entanto, não significa que ele esteja, necessariamente, fora de forma. Na maioria das vezes, é a alta estatura que impede o equilíbrio, como acontece com o piloto paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave), que aos 13 anos de idade já enxerga o mundo do alto de seu 1m70. “Na disputa por centésimos de segundo, cada quilo a mais pode representar uma desvantagem considerável na briga pelos melhores tempos. No meu caso a estatura atrapalha um pouco e meu equipamento certamente me permitira estar mais adiante se não fosse por isso”, disse Henrique, que ficou em oitavo no treino classificatório.

Apesar da desvantagem, Henrique aposta na regularidade para chegar a um bom resultado. “Como o grid de largada da corrida final é definido após as provas classificatórias, tenho chance de melhorar minha posição de largada na bateria decisiva. E, largando bem, tudo fica mais fácil”, acrescentou o piloto, que foi sexto na primeira corrida deste sábado. A vitória ficou com Pedro Bianchini. As provas classificatórias da Sudam Jr. continuam sendo realizadas hoje. A final será no domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *