Kart: Piloto da F3 Sulamericana sai na frente da disputa na Seletiva

Leonardo Cordeiro obteve 100% de aproveitamento no primeiro dia de atividades da Seletiva de Kart Petrobras.

Cinco pontos. Foi a vantagem que o paulista Leonardo Cordeiro, piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, construiu no primeiro dia da final da Seletiva de Kart Petrobras, nesta terça-feira (25), na Granja Viana. Mas nem por isso ele se considera favorito. “Já vi uma decisão terminar empatada em pontos. Então, tudo pode mudar no último dia”, afirmou o lÁ­der da tabela de pontos, prevendo uma quarta-feira (26) de bastante trabalho, depois de ser o mais rápido nas três tomadas de tempo e vencer a primeira bateria eliminatória.

Com aproveitamento máximo, ele manteve as esperanças de conquistar não só prêmio de R$ 100 mil destinado ao campeão, mas também o cheque reservado ao Piloto 10. Se ele chegar ao tÁ­tulo sem perder nenhuma corrida daqui em diante, leva outros R$ 10 mil para casa. Caso contrário, o valor será doado para o Instituto Barrichello Kanaan. O desempenho levou Leonardo Cordeiro aos 25 pontos. Seu principal adversário na disputa, por enquanto, é o carioca Nicolas Costa, com 20. Vitor Teiji também tem 20.

“O que fez a diferença hoje foi a semana de preparação que eu fiz aqui na Granja Viana. Fiz uma série de treinos e simulações. Assim, sabia exatamente que calibragem usar para cada sessão”, disse, citando uma das poucas modificações que os pilotos podem fazer no kart: a calibragem dos pneus. Apesar da desvantagem, o concorrente, Nicolas Costa, aposta na reação. “O segundo, o terceiro colocado, não ganham um centavo. Então, não tenho nada a perder, vou para cima”, revelou.

Outro piloto que começou bem e se mantém na briga, apesar de ter perdido para Nicolas Costa na primeira bateria eliminatória, é Gabriel Navarrette. “Ficou um pouco mais difÁ­cil para mim”, reconhece, com 18 pontos. As atividades prosseguem nesta quarta-feira, começando com a bateria de repescagem, envolvendo Paulo Grassi, Pipo Derani e Marcelo Medeiros, os três últimos. Dois deles serão eliminados logo de cara. Os dez restantes seguem para a segunda eliminatória e, depois, os seis melhores passam Á s baterias decisivas.