Kart: Rafael Martins completa primeira final do Florida Winter Tour no top ten

Neste sábado (10/01) a circuito de Homestead – Florida EUA -, foi o centro das atenções do kartismo mundial, com a realização das tomadas de tempos classificatórios e as provas préfinal e Final da primeira etapa do Florida Winter Tour. Competindo pela primeira vez em um certame internacional, o kartista paulista Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ Kart Mini/ RDD Motorsports Rotax) foi um dos destaques da categoria Rotax MiniMax, completando a primeira das duas finais da rodada na décima colocação.

Vencedor do Qualify Brasil – promovido pelo hexacampeão brasileiro de kart, Paulo Carcasci -, o campeão de 2008 da categoria Cadete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana conquistou a vaga, para representar as cores da bandeira nacional no certame norte-americano, que reuniu nesta sua décima primeira edição nada menos que 486 pilotos, oriundos de vinte e três países.

 

Martins desembarcou nos EUA na ultima segunda-feira (5/01) e mesmo sem nunca ter competido anteriormente com micromonopostos equipados com motor dois tempos de ciclo (no Brasil a categoria Cadete é disputada com motores Honda GX160 de quatro tempos e 5,5hp), bem como sem qualquer contato prévio com o circuito de Homestead e os pneumáticos Mojo que equipam com exclusividade a classe, não se intimidou com o desafio de alinhar em meio a 35 competidores, entre eles o campeão nacional norte-americano, o campeão nacional canadense, o campeão da edição passada do Florida Winter Tour e pilotos que cumprem sua terceira temporada na Rotax MiniMax, que é reservada para pilotos com idade entre nove e treze anos de idade.

 

Contando com um dia e meio de experiência em meio aos “feras” internacionais, Rafael Martins conseguiu tempos de volta competitivos e classificou seu brasileiríssimo Kart Mini preparado pela equipe norte-americana RDD Motorsports Rotax, na 14ª posição do grid da bateria préfinal, a primeira das duas realizadas neste sábado (10/01) e validas como primeira das duas etapas do campeonato disputadas neste final de semana.

 

Na largada Rafael acabou “enroscando-se” com outro competidor e caiu para a 30ª posição, mas, determinado, partiu para uma prova de recuperação e ao final das dez voltas regulamentares já havia superado quatorze concorrentes, para divisar a bandeira a quadros ocupando o 16º posto.

 

A ordem de chegada determinava o posicionamento do grid na bateria final e o “brazuca” Rafael Martins (Teuto/ Applebee’s/ Kart Mini/ RDD Motorsports Rotax) partiu para a conquista de mais posições, completando a final da primeira etapa na 10ª colocação. Mesmo “rookie”, Rafael Martins já integrava o top ten da Rotax MiniMax em sua primeira competição fora do país.

“O Rafa ainda não se sente confortável com o kart equipado com quatro pneus da mesma bitola, já que os pneus Mojo, na pratica, são como se estivéssemos utilizando quatro pneus traseiros. Com essa configuração o kart fica com a frente muito presa e a traseira escorregando muito, o que complica muito a pilotagem”, detalhou Oswaldo Netto, pai do piloto brasileiro e, também, um kartista experiente. “Mas a equipe modificou bastante o set-up do kart de ontem para hoje, o que melhorou o rendimento do Rafa e permitiu um desempenho que entusiasmou os membros da equipe e Mario Sergio de Carvalho, Diretor da Kart Mini. Afinal essa é a primeira participação do Rafael na categoria, disputando com pilotos mais experientes, profundos conhecedores do circuito e habituados aos karts com motor dois tempos. Embora o rendimento dos motores seja muito equilibrado, pelo menos oito karts são favoritos destacados, já que formam equipes de fabrica, dois da Mini, três da CRG e três da TonyKart, que contam com um sistema P.I. de telemetria que custa mais de 15 mil dólares. Dessa forma, o 10º lugar é um grande resultado e todos estão comemorando bastante, mas o Rafael quer melhorar isso nas provas deste domingo (11/01) e terminar a segunda etapa em meio a esse pelotão dianteiro, como forma de retribuir ao Paulo Carcasci pela generosa premiação do Qualify Brasil”, completou Oswaldo Netto.

 

Neste domingo (11/01) Rafael Martins disputa no kartódromo de Homestead as baterias préfinal e final da segunda etapa do Florida Winter Tour.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *