Kart: Sábado de sol e chuva na rodada de outubro do Light

Em um sábado que amanheceu com céu completamente encoberto e bastante chuva foi realizada a oitava etapa do ano da Copa São Paulo Light de Kart. Neste dia dois de outubro, véspera das eleições no país, os motores roncaram para valer no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, região metropolitana paulista.

A pista permaneceu molhada até as atividades da terceira bateria do dia, mas, a chuva esteve presente apenas até a corrida da classe Cadete. Daí por diante o traçado foi secando naturalmente e, à partir da corrida da Júnior, todos os pilotos já utilizaram os pneus slick.

Como sempre acontece a categoria Mirim abriu o sábado de competições e teve um piloto que realmente se mostrou um especialista em piso molhado. Juan Andreu Neto fez a pole-position e, durante a corrida, rapidamente conseguiu abrir de seus adversários para receber a bandeirada da vitória com quase nove segundos de vantagem para Raikkonen Sakzenian, o segundo colocado. Gabriel Lopes cruzou a linha na terceira posição e, de quebra, também garantiu sua classificação para o GP RBC de Kart.

A categoria Cadete fez a sua corrida logo após os Mirins e, durante a prova, parou de chover. Mesmo com o piso molhado os garotos fizeram um belo espetáculo da segunda posição para trás. Na frente, Gabriel Sereia, que também havia registrado a pole-position, foi irretocável em sua forma de guiar e liderou a corrida de ponta-a-ponta cruzando a linha de chegada com quase oito segundos de vantagem para os demais concorrentes. A briga mais intensa foi pela segunda colocação. Sérgio Sette Câmara, Zaiya Fontana e Matheus Olivério se revezaram na posição dois até a última curva e, com uma diferença entre os três de impressionantes 16 milésimos cruzaram a linha de chegada. Olivério ficou com a segunda posição, Fontana em terceiro e Sette Câmara, o quarto lugar.

Ainda de pneus de chuva, mas, com o traçado quase seco a classe Júnior Menor fez a sua prova. Vitor Bapstista largou da pole e fez uma boa partida, mantendo-se na liderança. Nas primeiras voltas o piloto da equipe ONS conseguiu abrir em relação aos demais concorrentes e sinalizava que estava com a corrida nas mãos. Porém, na segunda parte da prova, conforme o traçado foi secando, Rafael Martins impôs um forte ritmo e começou a tirar bastante a diferença para Vitor. Assim, a cinco voltas para o Final, Martins ultrapassou o concorrente e seguiu tranquilo para a vitória. Baptista chegou em segundo e Felipe Gildin em terceiro.

Já com o traçado completamente seco e os karts com pneus slick a classe Júnior Fez a última rodada de provas do turno da manhã. A pole-position foi do carioca Olin Galli, mas, na corrida as coisas não foram muito boas para ele. Já na largada, os irmãos Yago e Yuri Cesário, que vinham respectivamente em segundo e quarto, fizeram uma excelente partida e pularam para as duas primeiras posições. Yuri assumiu a ponta e Yago veio em segundo. Porém, antes mesmo de completar a primeira volta, Yago acabou abandonando a disputa com problemas mecânicos. Nesta mesma volta, buscando a terceira posição, João Archer e Olin Galli se tocaram com Galli, ficando pela pista. Galli voltou lento à pista enquanto que Yuri vinha pela liderança com Archer, em segundo. Na quarta volta, porém, Galli, esperou a passagem de Archer e acertou em cheio o kart do piloto o tirando da prova. Ambos recolheram os karts para o Parque Fechado e o só não chegaram às vias de fato por interferência dos mecânicos, que os seguraram. Os dois foram desclassificados. Na pista, Yuri Cesário seguiu tranquilo na liderança e não foi ameaçado em momento algum até a bandeirada de sua primeira vitória da temporada. Quase seis segundos depois chegou Flávio Matheus e, em terceiro, chegou Gabriel Robe.

Feita a cerimônia do pódio das provas da manhã e as tomadas de tempo para as categorias do período da tarde a classe Super Sênior veio à pista para a sua corrida. Marcelo Rodrigues fez a pole-position e após a largada manteve-se na ponta. Porém, o nome da etapa foi do paranaense Doglas Pierosan. Com um kart que parecia estar perfeito para as condições da pista ele partiu do quarto lugar e, aos poucos, foi recuperando terreno para os lideres. Na sétima passagem ele assumiu a liderança e, daí por diante, seguiu tranquilo até a bandeirada da vitória, que ele recebeu com quase seis segundos de vantagem. Massayuki chegou em segundo e Enzo Sciulli, foi o terceiro.

Seguindo a programação do dia as classes Master “A” e “B” tomaram o traçado e, em uma corrida bastante disputada, os 20 pilotos na pista brigaram muito pelas vitórias em ambas as categorias da disputa. Pala categoria “A” o piloto Paulo França, que andava meio sumido do Light, mostrou que permanece em excelente forma e, após registrar a pole, venceu a corrida de ponta-a-ponta. Alessandro Xavier chegou pela segunda colocação e Daniel Croce, ficou com o terceiro lugar. Já na classe “B” o vencedor foi Ricardo Thomazi seguido por Renato Turelli e Adriano Pizzonia (primo do piloto da Stock Car).

Encerrando o sábado de competições os pilotos da Sprinter e Graduados competiram juntos. Os graduados logo pularam na frente e se distanciaram dos Sprinter. Entre os mais experientes a briga foi emocionante entre Guilherme Salas, Bruno Bonifácio e Bruno Ferreira. Na primeira metade da prova eles se revezaram nas primeiras posições até que Bonifácio acabou rodando deixando, então, a liderança nas mãos de Ferreira. Este, tranquilo, abriu uma pequena vantagem para Salas, mas, que lhe permitiu seguir tranquilo até a bandeirada da vitória. Salas cruzou a linha na segunda posição e Bonifácio chegou em terceiro. Na Sprinter a vitória ficou com Lucas Martins que suportou fortes ataques no começo da corrida até se consolidar na liderança e seguir confiante até a bandeirada final. Roberto Lorena chegou em segundo e Ricardo Landucci encerrou no terceiro lugar.

A Copa São Paulo Light agora entra em um recesso de pouco mais de 40 dias para, então, disputar a sua última corrida do segundo turno. A prova será disputada também no Kartódromo Aldeia da Serra, no sábado, dia 21 de novembro, e contará pontos pela nona rodada da temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *