Kart: Sul-Brasileiro consagra mais nove campeões

A 9ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, um dos mais importantes eventos do kartismo nacional, foi encerrada neste final de semana no Kartódromo dos Ingleses, com a participação de 68 pilotos de diversos Estados do Brasil.

E o Sul-Brasileiro consagrou mais nove campeões, que se juntam a outros 64, conhecidos em todas as edições disputadas desde 1998. Em provas muito disputadas, no sábado e domingo, o kartismo brasileiro viu pilotos do Tocantins, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná subirem no degrau mais alto do pódio para erguer seus troféus.

Na Mirim, o tocantinense João Vieira conquistou o título depois obter um terceiro e uma vitória nas duas baterias disputadas. O vice ficou com Vinícius Balbuena pela segunda vez consecutiva e o terceiro foi de Gabriel Sereia, piloto do Mato Grosso.

Outro representante do kartismo tocantinense foi o campeão na Júnior Menor. Felipe Fraga, que no ano passado havia sido o campeão da Cadete, repetiu a dose e comemorou outro título com duas vitórias neste final de semana. O paranaense Jonathan Louis ficou com o vice e Sabrina Kuronuma, também do Paraná, com o terceiro.

Na Cadete, Erik Gasparini venceu as seis baterias disputadas e foi o único campeão invicto desta edição do Sul-Brasileiro. O vice ficou com o gaúcho Gabriel Robe e o terceiro com outro piloto do Tocantins, Marcos Vieira.

O paulista Alexandre Ruiz Filho, vice no ano passado, foi o campeão da Júnior. Uma vitória e um quarto lugar nesta decisão foram suficientes para comemorar o título. O colombiano radicado no Brasil, Carlos Huertas ficou em segundo, seguido pelo paranaense Pedro Rodrigues.

O Paraná, Estado com o maior número de títulos conquistados no Sul-Brasileiro, comemorou outro, com João Horto na categoria Novatos. Um segundo e um terceiro foram suficientes para a conquista, na prova que foi vencida duplamente por Vinícius Sammarone, o vice-campeão. O terceiro lugar ficou com Fabrício Andretta, outro piloto do Paraná.

Na Graduados A o domínio foi quase que total do paulista Rafael Suzuki, vencedor de cinco das seis baterias disputadas. Duas vitórias na 3ª etapa confirmaram sua superioridade e Bruno Pacetti (PR) ficou com o vice, seguido pelo também paranaense João Paulo Gelain.

Anderson Moraes também venceu as duas baterias da última etapa e pôde comemorar o título na categoria Sênior B. Luiz Ariji ficou com o vice, seguido pelo catarinense Carlos Brockveld, que participou apenas desta etapa.

Também com duas vitórias o paranaense Wagner Ebrahim, piloto da Stock Car V8, garantiu seu primeiro título Sul-Brasileiro. O vice ficou com o carioca Marcelo Oliveira e o terceiro foi do gaúcho Felipe Johannpeter.

E por fim, em sua estréia no Sul-Brasileiro, a categoria Fórmula 4, movida por motores Honda 4 tempos, viu dois irmãos gaúchos conquistarem uma dobradinha. Pedro Gomes, que venceu as duas baterias da última etapa, foi o campeão e Roberto Gomes o vice. Outro piloto do Rio Grande do Sul, Otávio Bonder, ficou com o terceiro.

Terminado o campeonato, os dirigentes das Federações de Automobilismo dos três Estados do Sul, organizadores do Sul-Brasileiro, já se reúnem para definir as datas e o regulamento para o próximo ano, quando o evento completará 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *