LMS: Peugeot faz a dobradinha em Spa-Francorchamps

A Peugeot, com o modelo 908, fez, no sábado (07/05), a dobradinha nos 1000 km de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Le Mans Series e do Intercontinental Le Mans Cup. O trio Marc Gene/Alexander Wurz/Anthony Davidson venceu seguido pelos parceiros, Frank Stephane Sarrazin/Franck Montagny/Nicolas Minassian. Foi a 5ª vitória consecutiva da Peugeot na prova.

Depois de terem problemas na classificação, Wurz alinhou o Peugeot nº 7 na 13ª posição do grid.  Com uma grande condução o ex-piloto de F-1 assumiu a liderança na 43ª volta, pouco antes da primeira parada nos boxes. No restante da prova bastou apenas Gene e Davidson manterem o ritmo em seus turnos, para o trio receber a bandeirada com 42 segundos de vantagem sobre os parceiros do Peugeot nº 8, que largaram da 18ª posição.

A montadora francesa só não fez a trinca com seu modelo diesel devido aos problemas enfrentados pelo trio do carro nº9, Pedro Lamy/ Sebastien Bourdais/Simon Pagenaud. Depois do acidente de Lamy na sexta-feira, que danificou bastante o 908, e não terem marcado tempo no classificatório, alinhando na 50ª posição, o trio alcançou o terceiro posto. Mas uma saída de pista de Lamy; e uma suspensão quebrada, com Pegenaud, a 45 minutos do final, derrubou o trio para a 8ª posição.

Depois de colocarem os três Audi R18 TDI diesel nas três primeiras posições do grid, a montadora alemã teve que se contentar com a 3ª posição do trio Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen. Um furo em um pneu e um dano no carro, depois de um contato com um Oreca da Classe LMP2, na hora final tirou as chances de Kristensen alcançar Minassian, pela segunda posição.

Os outros dois Audi completaram os seis primeiros. O trio que largou na pole Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller ficou em 4º com Marcel Fassler/Andre Lotterer/Benoit Treluyer na 5ª posição. O melhor carro movido à gasolina foi o do trio Christophe Tinseau/Emmauel Collard/Julien Jousse (Pescarolo Judd/ Pescarolo) em 6º.

Pela Classe LMP2 vitória do trio Mathias Beche/Pierre Thiriet/Jody Firth (Oreca Nissan/ TDS), 11º no geral.

O trio Luca Moro/Zhang Shan-Qi/Nicolas Marroc (Oreca/ Hope)venceu na Classe Formula Le Mans. No geral foram 16º. Contudo o trio foi desclassificado alguns dias depois, devido a problemas no radiador. A vitória passou para o trio Julien Schell/Mirco Schultis/Patrick Simon (Oreca/ Pegasus).

A dupla Giancarlo Fisichella / Gianmaria Bruni (Ferrari F458/ AF Corse) venceu na Classe GTE Prom sendo 17º no geral.

O brasileiro Augusto Farfus (BMW M3/ BMW Motorsports), em dupla com Jorg Muller, chegou em 21º no geral e 4º na Classe GTE pro.

O brasileiro Jaime Melo (Ferrari F458/ AF Corse) em dupla com Toni Vilander, largou na pole, contudo a dupla levou um drive-through, por ultrapassar em bandeira amarela. Depois uma colisão com um Corvette da Labre nas voltas finais, encerrou a prova da dupla.

A dupla Nicolas Armindo/Raymond Narac (Porsche 911 RSR/IMSA) venceu na Classe GTE Am, sendo 25º no geral.

A próxima etapa acontece em Imola, na Itália, entre os dias 1 e 3 de julho.

Final:

1. Gene / Wurz / Davidson (Peugeot 908) – Peugeot – 161 voltas em 6h02m03s799
2. Montagny / Sarrazin / Minassian (Peugeot 908) – Peugeot – 161
3. Capello / Kristensen / McNish (Audi R18 TDI) – Audi – 160
4. Bernhard / Dumas / Rockenfeller (Audi R18 TDI) – Audi – 159
5. Fässler / Lotterer / Tréluyer (Audi R18 TDI) – Audi – 158
6. Collard / Tinseau / Jousse (Pescarolo Judd) – Pescarolo – 156
7. Jani / Prost (Toyota Lola) – Rebellion – 156
8. Bourdais-Lamy-Pagenaud (Peugeot 908) – Peugeot – 155
9. Belicchi / Boullion (Peugeot 908) – Peugeot – 155
10. Lapierre / Duval / Panis (Peugeot 908 HDi FAP) – Oreca – 152
11. Beche / Thiriet / Firth (Oreca Nissan) – TDS – 150
12. Kralhamer / De Crem (Oreca Nissan – Boutsen – 150
13. Leventis / Watts / Kane (HPD ARX) – Strakka-150
14. Gates / Garofall / Phillipps (MG Lola) – RLR – 147
15. Mailleux-Ordóñez/Ayari (Oreca Nissan) – Signatech – 146
16. Moro / Marroc / Zheng (Oreca) – Hope – 144 * desclassificado
17. Fisichella / Bruni (Ferrari F458) – AF Corse – 144
18. Farnbacher / Simonsen (Ferrari F458) – Farnbacher – 144
19. Priaulx / Alzen (BMW M3) – BMW – 144
20. Shultis / Simon / Schell (Oreca) – Pegasus – 144
21. Farfus / J.Müller (BMW M3) – BMW – 143
22. Delan / Hanckock (Aston Martin Vantage) – Jota – 141
23. Goossens / Holzer (Porsche 911 RSR) – Prospeed-141
24. Julian / Zügel / Petersen (Oreca) – Genoa – 141
25. Armindo / Narac (Porsche 911 RSR)-IMSA – 140
26. Perazzini / Cioci / Lemeret (Ferrari F430) – AF Corse – 140
27. Bornhauser / Canal / Gardel (Porsche 911 RSR) – 139
28. Reid / Hammerson (Porsche 911 RSR)-Proton – 139
29. Melo / Vilander (Ferrari F458) – AF Corse – 137
30. Christodoulou / Hummel / Quailfe (Ferrari F430) – CRS – 137
31. Felbermayr Jr / Miller (Porsche 911 RS R) – Felbermayr – 137
32. Ehret / Lynn / Wells (Ferrari F430) – CRS – 137
33. Broniszewski / Peter (Ferrari F458) – Kessel – 135
34. Krohn / Jonsson (Ferrari F430) – Krohn – 134
35. Barles / Da Rocha / Lafargue (Pescarolo Judd) – OAK – 134
36. Bell / Walker (Ferrari F458) – JMW – 132
37. Frey / McIchtry / Rostan (Oreca Judd) – Performance Race – 132

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *