LMS: Peugeot vence os 100 km de Spa-Francorchamps

O trio Nicolas Minassian/ Simon Pagenaud/ Christian Klien, num Peugeot 908 HDi, turbo diesel, venceu neste domingo (10/05), os 1000 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica, 2º etapa da Le Mans Series. A dupla Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau, num Pescarolo Judd, terminou em 2º, com o trio na Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke, num Lola Aston Martin, completando o pódio.

Saindo da pole-position, o trio da Peugeot liderou praticamente toda a prova, vencendo, depois de 143 voltas e 5h45m35s429, com 27s622 de vantagem sobre a dupla da Pescarolo, que largou da 5ª posição. Depois de largarem dos pits, Charouz/Enge/Mucke fizeram uma grande prova, completando em terceiro, com uma volta de atraso em relação aos vencedores.   Os sete primeiros colocados foram carros da classe LMP1.

O brasileiro Bruno Senna, em dupla com o francês Stéphane Ortelli, num Oreca AIM, abandonou na 129ª volta. Senna provocou a segunda interrupção da prova, ao bater na curva Blanchimont.

A primeira interrupção aconteceu na 53ª volta quando, na Eau Rouge, uma roda do Pescarolo-Judd do francês Bruce Jouanny quebrou.    

O trio Casper Elgaard/ Emmanuel Collard/ Kristian Poulsen, num Porsche RS Spyder, venceu na classe LMP2. Eles haviam saÁ­do na pole-position na classe.

O brasileiro Fernando Ress terminou em 14º no geral e 4º na classe, mas seu Zytek 07S foi um dos quatro desclassificados da prova. O dinamarquês Juan Barazi é seu parceiro de equipe.

Depois de largar dos boxes, por não ter feito tempo na classificação, Thomas Erdos abandonou na 47ª volta. O brasileiro tem o inglês Mike Newton como parceiro no Lola B08-80 Coupé-Mazda.

Pela classe LMGT1, vitória do trio Luc Alphand/ Patrice Goueslard/ Yann Clairay, num Corvette C6.R.

O trio Antonio Garcia/ Leo Mansell/ Jaime Melo, num Ferrari F430, ficou com a vitória na classe LMGT2, após a exclusão do trio Marc Lieb/ Richard Lieb/ Horst Felbermayr Sr, num Porsche 997. Foi a estreia do brasileiro, que disputa regularmente a série norte-americana (ALMS), na categoria. O trio teve que largar dos boxes, após a vistoria técnica constarar que a Ferrari estava um quilo abaixo do peso mÁ­nimo regulamentar.

Final:

 1.  P1   Minassian/Pagenaud/Klien  Peugeot 908   143 voltas em 5h45m35s429
 2.  P1   Boullion/Tinseau  Pescarolo Judd a 27s622
 3.  P1   Charouz/Enge/Mucke Lola Aston Martin  a 1 volta
 4.  P1   Panis/Lapierre  Oreca AIM  a 1 volta
 5.  P1   Primat/Ramos/Turner   Lola Aston Martin  a 1 volta
 6.  P1   Karthikeyan/Meyrick/Zwolsman  Audi R10 TDI   a 2 volta
 7.  P1   Albers/Bakkerud/Mondini  Audi R10 TDI   a 4 voltas
 8.  P2   Elgaard/Collard/Poulsen  Porsche RS Spyder a 4 voltas
 9.  P2   Kane/Leuenberger/Pompidou  Lola Judd a 4 voltas
10.  P1   Belicchi/Fassler/Prost  Lola Aston Martin a 4 voltas
11.  P1   Ragues/Mailleux Oreca Judd a 5 voltas
12.  P1   Gene/Wurz/Brabham  Peugeot 908 a 7 voltas
13.  GT1  Alphand/Goueslard/Clairay  Corvette C6.R a 11 voltas
14.  P2   Lahaye/Ajlani  Pescarolo Mazda a 11 voltas
15.  GT1  Salaquarda/Kox/Janis  Lamborghini  a 12voltas
16.  P1   Kerr/Smith/Tomlinson  Ginetta Zytek  a 13 voltas
17.  P1   Watts/Leventis/Hardman  Ginetta Zytek a 14 voltas
18.  GT2  Garcia/Mansell/Melo  Ferrari F430  a 14 voltas
19.  GT2  Bell/Bruni  Ferrari F430  a 15 voltas
20.  GT2  Ehret/Farnbacher   Ferrari F430 a 15 voltas
21.  GT2  Coronel/Dumbreck  Spyker C8  a 15 voltas
22.  GT2  Pilet/Narac  Porsche 997R  a 16 voltas
23.  P2   Schell/Thirion  Courage AER  a 16 voltas
24.  GT2  Cocker/Drayson   Aston Martin  a 17 voltas
25.  GT2  Mcinerney/Mcinerney/Vergers  Ferrari F430  a 18 voltas
26.  GT2  Griffin/Bamford  Ferrari F430  a 19 voltas
27.  GT2  Palttala/Daniels  Porsche 997R  a 19 voltas
28.  P2   Noda/Sini/Marsh  Lola Mazda a 28 voltas
29.  GT1  Lichtner-Hoyer/Gruber/Muller  Aston Martin DBR9  a 30 voltas
30.  GT2  Ried/Felbermayr/Martins  Porsche 997R a 31 voltas
31.  P2   Salini/Salini/Gommendy  WR Zytek a 33 voltas
32.  P2   Amaral/Pla  Ginetta Zytek a 42 voltas

Não classficados (não receberam a bandeirada ou não completaram 70% da prova)

GT2  Von Thurn/Bouchut  Lamborghini  99 voltas
P2   Comblot/Cortes/Montserrat  Lucchini Judd  88 voltas
P1   Lavaggi/Kaufmann  Lavaggi AER  49 voltas
P1   Ortelli/Senna   Oreca AIM   129 voltas
GT2  Simonsen/Kaffer  Ferrari F430   110 voltas
P2   Ojjeh/Gosselin/Peter  Zytek   80 voltas
GT2  Tenchini/Basso/Plati   Ferrari F430   75 voltas
GT2  Hartshorne/Rodrigues/Kralev   Ferrari F430   57 voltas
P1   Jouanny/Barbosa   Pescarolo Judd   53 voltas
GT2  Rosa/Montermini/Petrobelli  Ferrari F430  53 voltas
P2   Erdos/Newton  Lola Mazda   47 voltas
P2   Ibanez/Da Rocha/Cavailhes  Courage AER   41 voltas
P2   Randaccio/Solieri   Lucchini McLaren   35 voltas
P2   Biagi/Bobbi/Piccini  Lola Judd   7 voltas

ExcluÁ­dos da prova:

P2   Ceccato/Francioni/Piccini  Lola Judd  a  6 voltas
P2   Barazi/Rees   Zytek  a  9 voltas
GT2  Lieb/Lietz/Felbermayr  Porsche 997  a 14 voltas
P2   Bruneau/Greaves/Coleman  Radical AER  a 14 voltas

Os resultados estão pendentes até o tempo limite para protestos e apelações.