O trio Nicolas Minassian/ Simon Pagenaud/ Christian Klien, num Peugeot 908 HDi, turbo diesel, venceu neste domingo (10/05), os 1000 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica, 2º etapa da Le Mans Series. A dupla Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau, num Pescarolo Judd, terminou em 2º, com o trio na Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke, num Lola Aston Martin, completando o pódio.
Saindo da pole-position, o trio da Peugeot liderou praticamente toda a prova, vencendo, depois de 143 voltas e 5h45m35s429, com 27s622 de vantagem sobre a dupla da Pescarolo, que largou da 5ª posição. Depois de largarem dos pits, Charouz/Enge/Mucke fizeram uma grande prova, completando em terceiro, com uma volta de atraso em relação aos vencedores. Os sete primeiros colocados foram carros da classe LMP1.
O brasileiro Bruno Senna, em dupla com o francês Stéphane Ortelli, num Oreca AIM, abandonou na 129ª volta. Senna provocou a segunda interrupção da prova, ao bater na curva Blanchimont.
A primeira interrupção aconteceu na 53ª volta quando, na Eau Rouge, uma roda do Pescarolo-Judd do francês Bruce Jouanny quebrou.
O trio Casper Elgaard/ Emmanuel Collard/ Kristian Poulsen, num Porsche RS Spyder, venceu na classe LMP2. Eles haviam saÁdo na pole-position na classe.
O brasileiro Fernando Ress terminou em 14º no geral e 4º na classe, mas seu Zytek 07S foi um dos quatro desclassificados da prova. O dinamarquês Juan Barazi é seu parceiro de equipe.
Depois de largar dos boxes, por não ter feito tempo na classificação, Thomas Erdos abandonou na 47ª volta. O brasileiro tem o inglês Mike Newton como parceiro no Lola B08-80 Coupé-Mazda.
Pela classe LMGT1, vitória do trio Luc Alphand/ Patrice Goueslard/ Yann Clairay, num Corvette C6.R.
O trio Antonio Garcia/ Leo Mansell/ Jaime Melo, num Ferrari F430, ficou com a vitória na classe LMGT2, após a exclusão do trio Marc Lieb/ Richard Lieb/ Horst Felbermayr Sr, num Porsche 997. Foi a estreia do brasileiro, que disputa regularmente a série norte-americana (ALMS), na categoria. O trio teve que largar dos boxes, após a vistoria técnica constarar que a Ferrari estava um quilo abaixo do peso mÁnimo regulamentar.
Final:
1. P1 Minassian/Pagenaud/Klien Peugeot 908 143 voltas em 5h45m35s429
2. P1 Boullion/Tinseau Pescarolo Judd a 27s622
3. P1 Charouz/Enge/Mucke Lola Aston Martin a 1 volta
4. P1 Panis/Lapierre Oreca AIM a 1 volta
5. P1 Primat/Ramos/Turner Lola Aston Martin a 1 volta
6. P1 Karthikeyan/Meyrick/Zwolsman Audi R10 TDI a 2 volta
7. P1 Albers/Bakkerud/Mondini Audi R10 TDI a 4 voltas
8. P2 Elgaard/Collard/Poulsen Porsche RS Spyder a 4 voltas
9. P2 Kane/Leuenberger/Pompidou Lola Judd a 4 voltas
10. P1 Belicchi/Fassler/Prost Lola Aston Martin a 4 voltas
11. P1 Ragues/Mailleux Oreca Judd a 5 voltas
12. P1 Gene/Wurz/Brabham Peugeot 908 a 7 voltas
13. GT1 Alphand/Goueslard/Clairay Corvette C6.R a 11 voltas
14. P2 Lahaye/Ajlani Pescarolo Mazda a 11 voltas
15. GT1 Salaquarda/Kox/Janis Lamborghini a 12voltas
16. P1 Kerr/Smith/Tomlinson Ginetta Zytek a 13 voltas
17. P1 Watts/Leventis/Hardman Ginetta Zytek a 14 voltas
18. GT2 Garcia/Mansell/Melo Ferrari F430 a 14 voltas
19. GT2 Bell/Bruni Ferrari F430 a 15 voltas
20. GT2 Ehret/Farnbacher Ferrari F430 a 15 voltas
21. GT2 Coronel/Dumbreck Spyker C8 a 15 voltas
22. GT2 Pilet/Narac Porsche 997R a 16 voltas
23. P2 Schell/Thirion Courage AER a 16 voltas
24. GT2 Cocker/Drayson Aston Martin a 17 voltas
25. GT2 Mcinerney/Mcinerney/Vergers Ferrari F430 a 18 voltas
26. GT2 Griffin/Bamford Ferrari F430 a 19 voltas
27. GT2 Palttala/Daniels Porsche 997R a 19 voltas
28. P2 Noda/Sini/Marsh Lola Mazda a 28 voltas
29. GT1 Lichtner-Hoyer/Gruber/Muller Aston Martin DBR9 a 30 voltas
30. GT2 Ried/Felbermayr/Martins Porsche 997R a 31 voltas
31. P2 Salini/Salini/Gommendy WR Zytek a 33 voltas
32. P2 Amaral/Pla Ginetta Zytek a 42 voltas
Não classficados (não receberam a bandeirada ou não completaram 70% da prova)
GT2 Von Thurn/Bouchut Lamborghini 99 voltas
P2 Comblot/Cortes/Montserrat Lucchini Judd 88 voltas
P1 Lavaggi/Kaufmann Lavaggi AER 49 voltas
P1 Ortelli/Senna Oreca AIM 129 voltas
GT2 Simonsen/Kaffer Ferrari F430 110 voltas
P2 Ojjeh/Gosselin/Peter Zytek 80 voltas
GT2 Tenchini/Basso/Plati Ferrari F430 75 voltas
GT2 Hartshorne/Rodrigues/Kralev Ferrari F430 57 voltas
P1 Jouanny/Barbosa Pescarolo Judd 53 voltas
GT2 Rosa/Montermini/Petrobelli Ferrari F430 53 voltas
P2 Erdos/Newton Lola Mazda 47 voltas
P2 Ibanez/Da Rocha/Cavailhes Courage AER 41 voltas
P2 Randaccio/Solieri Lucchini McLaren 35 voltas
P2 Biagi/Bobbi/Piccini Lola Judd 7 voltas
ExcluÁdos da prova:
P2 Ceccato/Francioni/Piccini Lola Judd a 6 voltas
P2 Barazi/Rees Zytek a 9 voltas
GT2 Lieb/Lietz/Felbermayr Porsche 997 a 14 voltas
P2 Bruneau/Greaves/Coleman Radical AER a 14 voltas
Os resultados estão pendentes até o tempo limite para protestos e apelações.