LMS: Thomas Erdos é terceiro no geral e vence na LMP2 em Spa

Com resultado, Thomas Erdos abre vantagem na liderança da classificação geral da Le Mans Series.

O brasileiro Thomas Erdos não deu chance para os adversários em uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. Neste domingo, à tarde na Bélgica, o piloto venceu de ponta a ponta os 1000 km de Spa-Francorchamps na categoria LMP2. Erdos, que correu um dupla com o inglê Mike Newton, completou o percurso em pouco mais de 5 horas e 49 minutos. A segunda colocação na categoria ficou com o trio Miguel Amaral / Miguel Angel de Castro/ Angel Burgeño. Mesmo com problemas durante a corrida, Christian Fittipaldi garantiu a quarta colocação na LMGT1 – e com o resultado subiu para oitavo na tabela de classificação do campeonato. A próxima etapa da Le Mans Series será no dia 16 de setembro, em Silverstone, na Inglaterra. O encerramento da temporada será no dia 10 de novembro, com a Mil Milhas Brasil, em Interlagos.

“Tenho de agradecer o trabalho da equipe. Nosso objetivo é manter o rendimento para disputarmos a última etapa no Brasil em condições de conquistar o título da categoria”, disse Thomas Erdos, vice-campeão da categoria LMP2 em 2006.

A corrida foi marcada por uma série de acidentes e pelas entradas do Safety Car. Com o tempo nublado e chuva em certos momentos, os pilotos tiveram dificuldades durante a prova. O Aston Martin de Christian Fittipaldi ainda chegou a se chocar com o protótipo de Thomas Erdos e Mike Newton na volta 89 – sem nenhum dano maior para as duas equipes. Com o resultado deste domingo, Erdos abriu vantagem na classificação geral, com 31 pontos, sete a mais do que o trio Miguel Amaral, Angel Burgeño e Miguel Castro.

Na categoria LMP1, o Peugeot 908 HDI confirmou o seu favoritismo. O carro da dupla Pedro Lamy e Stephane Sarrazin não teve problemas durante a prova e deixou para trás a dupla Emmanuel Collard e Jean-Christophe Boullion, que ficou na segunda colocação. A vitória na LMGT1 ficou com o Sallen de Stephane Ortelli e Soheil Ayari, seguido pelo Aston Martin de Christophe Bouchut, Gabriel Gardel e Fabrizio Gollin.

As principais disputas por posição aconteceram na LMGT2. Mais uma vez os Porsche 997 duelaram com as Ferrari F430. Após mais de cinco horas de muito equilíbrio, o Porsche de Marc Lieb e Xavier Pompidou ficou à frente da Ferrari de Robert Bell e Allan Simonsen.

Categorias:

A Le Mans Series é dividida em quatro categorias: LMP-1: Protótipos abertos ou fechados com peso mínimo de 925Kg, motores de até 6000cc e potência de 760 cavalos; LMP-2: Protótipos abertos ou fechados com peso mínimo de 775 Kg, motores de até 4000cc e potência de 550 cavalos; GT-1: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.125Kg, motores de até 8000 cc e potência de 650 cavalos; GT-2: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.225Kg, motores de até 8000 cc e potência de 500 cavalos.

Classificação final dos 1000 km de Spa-Francorchamps:

LMP1:

1) Pedro Lamy / Stephane Sarrazin (Peugeot 908 HDi FAP), 143 voltas em 5h47min47s313
2) Emmanuel Collard / Jean-Christophe Boullion (Pescarolo Judd) a 2 voltas
3) Harold Primat / Christophe Tinseau (Pescarolo Judd) a 5 voltas
4) João Barbosa / Stuart Hall / Martin Short (Pescarolo Judd) a 10 voltas
5) Gareth Evans / Bob Berridge / Peter Owen (Lola B06/10 AER), a 11 voltas

LMP2:

1) Thomas Erdos / Mike Newton (MG Lola EX264 ERA), 140 voltas em 5h49min05s750
2) Miguel Amaral / Miguel Angel de Castro/ Angel Burgeno (Lola B05/40 ERA) , a 3 voltas
3) Fredy Lienhard / Didier Theys/ Eric Van de Poele (Lola B05/40 Judd), a 4 voltas
4) Jacques Nicolet / Alain Filhol / Bruce Jouanny (Courage LC75 AER), a 7 voltas
5) Bill Binnie / Allen Timpany / Chris Buncombe (Lola B05/40 Zytek), a 8 voltas

LMGT1:

1) Stephane Ortelli / Soheil Ayari (Saleen S7-R) , 137 voltas em 5h49min29s969
2) Christophe Bouchut / Gabriel Gardel / Fabrizio Gollin (Aston Martin DBR9), a 1 volta
3) Jerome Policand / Patrice Goueslard / Luc Alphand (Corvette C6.R), a 3 voltas
4) Antonio Garcia / Christian Fittipaldi (Aston Martin DBR9), a 3 voltas
5) Lukas Lichtner-Hoyer / Karl Wendlinger / Thomas Gruber (Aston Martin DBR9), a 4 voltas

LMGT2:

1) Marc Lieb / Xavier Pompidou (Porsche 997 GT3 RSR), 130 voltas em 5h48min56s113
2) Robert Bell / Allan Simonsen (Ferrari F430 GT), a 1 volta
3) Alessandro Bonetti / Fabrizio De Simone / Sergio Hernandez (Ferrari F430 GT), a 2 voltas
4) Dirck Werner / Pierre Ehret / Lars Erik Nielsen(Porsche 997 GT3 RSR), a 2 voltas
5) Alex Caffi / Denny Zardo (Ferrari F430 GT), a 4 voltas

Classificação geral do campenato:

LMP1:

1) Pedro Lamy, 36 pontos
Stephane Sarrazin, 36
2) Jean-Christophe Boullion, 26
3) Emmanuel Collard, 22
4) Marc Gene, 18
Nicolas Minassian, 18

LMP2:

1) Thomas Erdos, 31 pontos
Mike Newton 31 pontos
2) Miguel Amaral, 24
Angel Burgeno, 24
Miguel Castro, 24
3) Fredy Lienhard, 21
Didier Theys, 21
Eric Van de Poele, 21

LMGT1:

1) Soheil Ayari, 30
Stephane Ortelli, 30
2) Luc Alphand, 29 pontos
Patrice Goueslard, 29
Jerome Policand, 29
3) Christophe Bouchut, 28
Gabriel Gardel, 28
Fabrizio Gollin, 28

LMGT2:

1) Robert Bell, 32 pontos
Allan Simonsen 32
2) Marc Lieb, 29
Xavier Pompidou, 29
3) Alessandro Bonetti, 23
Fabrizio de Simone, 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *