Marcas e Pilotos: O dia era de Luiz Carlos Ribeiro

O piloto, aniversariante do dia, venceu a prova deste sábado, que foi marcada por um grande acidente.

Luiz Carlos Ribeiro, mesmo participando da classe B da competição, deu show. Disputou a ponta com as feras da velocidade do Rio Grande do Sul e mostrou que o nível do Marcas & Pilotos é um dos mais altos do estado e do país. Com dois segundos lugares, na soma de pontos a vitória na classe B e na geral acabou ficando com piloto, que completa o terceiro ano na categoria.


A vitória na classe A, e o segundo lugar na prova, acabou ficando nas mãos da dupla de veteranos do Marcas & Pilotos, Penta Araújo e Wilson Pinheiro Filho, que conduziram o Celta #00.


Entre os demais, João Cardoso Jr. dominou a primeira bateria, com uma tocada irreprensivel do Volkswagem Gol 10 da equipe Markas/Autoracing. Paulinho dos Santos, que enfrentou problemas na tomada de tempos, fez uma prova de recuperação, largando das últimas posições e impressionando a todos com sua recuperação. Ainda grande destaque merece a dupla Kaki Andrade/Rafael Mocelin, que mesmo com a quebra da suspensão traseira direita na metade da segunda bateria ainda conseguiu levar o carro até o fim da bateria, classificando-se no 4o posto. Levando o troféu bigorna da primeira etapa, a dupla Moroni/ Seolino ficou com o 5o posto. Analino “Choka” Sirtuli, que chegou ao segundo posto da classe A, mostrou que as mudanças no regulamento deixaram o VW Gol mais competitivo. Rodrigo Ribas e César Oliveira, com um VW Gol vinham lutando pelas posições intermediárias, quando a quebra do semi-eixo do VW Gol da dupla acabou por forçar o abandono da prova. Pierre Ventura enfrentou problemas no decorrer da segunda bateria, com a quebra da embregem. O carro ficou apenas com a 4a marcha engrenada, o que fez que o desempenho do piloto se sobresaísse, pois conseguiu manter o carro na luta pelas primeiras posições mesmo com o contratempo.


Na classe B, a luta pelo segundo posto em diante foi de titãs, envolvendo Ricardo Boéssio, que com uma tocada limpa e eficiente, chegou na 2a posição da classe B, seguido de Luciano Cardoso, e Laenio Jr. Eduardo Fuentes fez uma prova de grande destaque, porém acabou enfrentando problemas de ordem desportiva. O podium da classe B ainda foi completado por Gustavo Frey, piloto que faz sua transição do Campeonato Catarinense de Terra para o Gaúcho de Marcas.


A Classe Estreantes & Novatos teve podium especial nesta etapa, pai e filho subiram ao degrau mais alto do podium. Jorge Mottola e Alexandre Mottola venceram a classe, levando vantagem sobre Jairo Silva e a dupla Salerno/ Neni Trentin. Hardy Kohl Jr. ficou com o 4o posto, destacando a diferença mínima de pontos entre os participantes da classe. A 5a dupla do estreantes e novatos, Frank/Ed Azevedo não completaram a prova, tiveram o motor de seu Corsa quebrado ao final da primeira bateria.


A primeira bateria foi marcada por um forte acidente envolvendo pelo menos 10 carros na curva do tala larga. Paulo Kratina Jr, que ocupava o 3o posto, acabou rodando e foi atingido por vários carros. Dos 27 carros que vinham em seguida, pelo menos 6 acertaram o carro 17, que acabou ficando completamente destruído. A prova sofreu uma interrupção de cerca de 30 minutos até que fosse realizada a limpeza da pista e retirada dos carros envolvidos. Todos os pilotos envolvidos não sofreram danos à saúde e saíram ilesos, provando a segurança dos carros que as equipes do Gaúcho de Marcas preparam. Uma das equipes atingidas foi a Chevrolet/Queb de Vinicius Ferlauto/ Fabiano Cardoso, que lutava pela vitória e liderança do campeonato, e que teve sérios danos a seus GM Celta.


O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é uma realização da APPA/RS com supervisão da FGA e apoio do ACRGS e AGA. O patrocínio exclusivo é da Hoff/Kumho Tires.


Final:


1  Luiz Carlos Ribeiro ¨Postos Charrua/ Ereno Dörr Bom Retiro 
2  Wilson Pinheiro/ Penta Araújo Penta Veículos Porto Alegre 
3  Analino ‘Choka’ Sirtuli Canaveral Auto Peças/ Aspa Gravataí 
4  Kaki Andrade/ Rafael Mocelin JF Esteio 
5  Pierre Ventura/ João Cardoso Jr. Markas/ Scuderia 525 Porto Alegre 
6  Luiz Clemente Moroni/ Daniel Seolino Rada Claro Farroupilha/ Taquara 
7  Paulinho dos Santos Cia do Paraachoque/ Menzelub Canoas 
8  Ricardo Boessio Boessio Canoas 
9  Urbano da Silva Sergio Paris/ Joape/ Rom´s Car/ Perdigão Gravataí 
10  Eduardo Fuentes     
11  Luciano Malmann Colégio Kennedy/ Ulbra Porto Alegre 
12  Jorge Mottola/ Alexandro Mottola   Porto Alegre 
13  Jairo da Silva Bastos Racing Canoas 
14  Salerno/ Neni Trentin   Porto Alegre 
15  Hardy Kohl Jr.   Porto Alegre 
16  Laenio Jr. Colégio Kennedy/ Ulbra Porto Alegre 
17  Gustavo Frey Berbau Balas Erechim 
18  Carlos Brito/ Everton Narcioso Di Caixa Porto Alegre 
19  Vítor Polese Polese Honda Nova Prata 
20  Emerson Oliveira/ Rodrigo Ribas Baterias Tudor Porto Alegre 
21  Márcio Nehrke/ Fabiano Vieira Di Caixa Porto Alegre 
22  Franck/ Ed Azevedo   Porto Alegre 
23  Juliano Malmann Colégio Kennedy/ Ulbra Porto Alegre 
24  Fabiano Kratina   Porto Alegre 
25  Kratina Jr./ Christian Mathuzalen   Porto Alegre 
26  Jeferson Puhl Fila/ Coldbras Novo Hamburgo 
27  Darci Werner Ereno Dörr Lageado 
28  Dalmo Carneiro   Porto Alegre 
29  Wilson Jr. Fila/ Coldbras Novo Hamburgo 
30  Vinicius Ferlauto/ Fabiano Cardoso Chevrolet/ Queb Porto Alegre/ Canoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *