Marcas & Pilotos Gaúcha: Final eletrizante

Com uma prova de levantar o público, Marcas & Pilotos se despede da temporada 2008.

Se o clima estava dando show, as disputas na pista não poderiam ser diferentes. E tudo já começou de forma quente, quando ainda no warmup disputado pela manhã o piloto Duda Brigoni perdeu o controle de seu Fiat Uno no contorno da curva 2, batendo forte no barranco e acabando por ficar de fora da prova. Depois, na realização da tomada de tempos, nada menos que 20 carros disputavam a honra de entrar na superpole. Quem levou a melhor na tomada de tempos foi uma das revelações da categoria Marcas, Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44) que cravou a pole-position da prova. A dupla João Cardoso Jr./ Pierre Ventura com problemas de falhas no motor de seu VW Gol marcou apenas o 4o tempo.


Com a largada, o que se viu foi um embate para fechar com chave de ouro o campeonato 2008. Fabiano Cardoso (Celta 100) assumiu a ponta, seguido de Luiz Carlos Ribeiro (Uno 44), Alexandre Buneder (Celta 9) e Fabiano Kratina (Corsa 27). João Cardoso Jr. (Gol 10) pensando no campeonato e com problemas de falhas no motor passou a ter uma atitude defensiva, disputando com Urbano da Silva (Corsa 54) e Batavo Martins (Corsa 11). Um segundo pelotão era dominado por Cleber Vieira (Corsa 66), seguido de Felipe Andrade (Uno 14), Christian Mathuzalen (Uno 52), Roger Sandoval (Gol 20) e Alex Mottola (Corsa 36. A três voltas do final, Alexandre Buneder supera Luiz Carlos Ribeiro e passa a pressionar Fabiano Cardoso, sem conseguir supera-lo. Luiz Ribeiro finaliza com o terceiro posto, e vence na classe B, garantindo o título da temporada 2008 na classe. João Cardoso Jr. também garantiu o titulo da temporada, na classe A ao chegar na 6a posição na geral, 3o posto na classe A.


Para a segunda bateria, Vinicius Ferlauto assumiu o comando do Celta 100, enquanto que Daniel Scarton assumiu o comando do Celta 9 e Pierre Ventura assumiu o comando do Gol 10. Daniel Scarton acaba sendo punido por queima de largada, enquanto que Luiz Carlos Ribeiro inicia uma perseguição antológica à Vinicius Ferlauto. A dupla era seguida de perto por Fabiano Kratina que por sua vez foi pressionado nas voltas iniciais por Urbano da Silva, o “vovô voador”, que após um ano enfrentando problemas conseguiu acertar seu Chevy Corsa Classic e provou que ainda é um grande piloto. Christian Mathuzalen, estreando carro novo na categoria vinha a seguir, sofrendo pressão de Pierre Ventura que com uma tocada impressionante manteve o VW Gol 10 sempre entre os ponteiros, mesmo enfrentando problemas de falhas no motor. O Segundo pelotão era liderado por Gustavo Frey (Corsa 2) seguido por Alex Mottola, Roger Sandoval (Gol 20), Rafael Biancini (Celta 43) e Eduardo Fuentes (Celta 00), piloto que fez uma prova excepcional, depois de largar da última posição. Entre os Estreantes, azar para Jairo Silva (Uno 78), que teve o motor de seu Fiat Uno quebrado. Já Edy Azevedo que teve a 2a posição na 1a bateria, teve um pneu furado após se envolver em um toque, perdendo várias posições. Destaque paraa ótima estréia de Lucas Fagundes, que dividiu o comando do Corsa 47 com Valdir Bianchesi.


Faltando 3 voltas para o final da bateria, Luiz Ribeiro superou Vinicius Ferlauto e venceu a bateria, sob forte pressão de Vinicius.


Com o resultado das duas baterias, a dupla João “Machão” Cardoso Jr./ Pierre Ventura (Markas/ Autoracing) se tornaram os Campeões da Classe A, superando Fabiano Cardoso/ Vinicius Ferlauto (Chevrolet/ Medex/ Revista Moinhos/ Medex). Na classe B, o título foi confirmado com maestria por Luiz Carlos Ribeiro (Charrua/ Posto Carlinhos), seguido de Cleber Vieira (DiCaixa).


Na Estreantes & Novatos a decisão aguarda por decisões desportivas, e também de cálculos na tabela de classificação. Os poucos pontos que separavam o trio Jairo Silva/ Mottola e Biancini tornaram a categoria a mais disputada. Se confirmado o resultado de hoje, Alex Mottola confirma o título, seguido de Jairo Silva e Rafael Biancini, no critério dos descartes.


Abaixo, o resultado completo da prova decisiva do Marcas & Pilotos 2008:


 Pos No. Nome Classe Carro  Equipe
1 44 Luiz Carlos Ribeiro B Fiat Uno Postos Charrua/ Posto Carlinhos/ Ereno Dörr
2 100 Vinicius Ferlaut/ Fabiano Cardoso A GM Celta Chevrolet/ Revista Moinhos/ Racional/ Medex
3 27 Fabiano Kratina B GM Corsa Pedroso
4 54 Urbano da Silva A GM Corsa Sergio Paris/ Joape/ Roms Car/ Tetra Chapeação/ Perdigão
5 10 Pierre Ventura/ João Cardoso Jr. A VW Gol Markas/ Autoracing
6 52 Christian Mathuzalen B Fiat Uno 
7 36 Alex Mottola N GM Corsa União Veículos
8 20 Roger Sandoval A VW Gol Estrela da Sorte
9 2 Gustavo Frey A GM Corsa Berbau
10 33 Darci Werner B Fiat Uno Ereno Dörr
11 17 Paulo Rota/ Rodrigo Messa A Fiat Palio 
12 7 Isadora Diehl N GM Corsa Escola Gaúcha de Pilotos
13 117 Edy Azevedo N GM Corsa 
14 45 Leonardo Kubaski/ Cesar Cardoso N GM Celta Fast Racing
15 47 Waldir Bianchesi/ Lucas Fagundes B GM Corsa Q3
16 43 Rafael Biancini N GM Celta Hotel Vergueiro
17 14 Felipe Andrade A Fiat Uno JF
18 78 Jairo da Silva N Fiat Uno Fiat/ 
19 9 Alexandre Buneder/ Daniel Scarton A GM Celta Megapetro
20 66 Rodrigo Salermo/ Cleber Vieira B GM Corsa Di Caixa
21 0 Eduardo Fuentes A GM Celta Kopp
22 11 Batavo Martins A GM Corsa Coldbras/ Fila/ Gravatec
23 16 Vanderlei Pires B VW Gol Van Express
24 46 Hardy Kohl Jr. N GM Celta JB/ Dom Alberto/ MD
25 53 Paulinho dos Santos A GM Celta Menzelub/ Cia Parachoque
26 5 Cesar Oliveira/ Nelson Cardoso A VW Gol Tudor
27 38 Dalmo Carneiro A Fiat Uno Box Car
28 89 Frank Lourenci N GM Corsa 
29 12 Jeferson Puhl B GM Corsa Coldbras/ Fila/ Gravatec
30 22 Wilson Valentini B Ford Fiesta Qix/ Lojas Valentini
31 26 Robson Watcher/ Roberto Watcher B VW Gol ReiFrio
32 73 Ricardo Boessio A GM Corsa Boessio Caminhões
33 77 Duda Brigoni/ Eduardo Fagundes A Fiat Uno 
34 21 Rodrigo Machado A GM Celta RBM Competições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *