Nascar: Crise deve acabar com equipe mais tradicional da categoria

Dona de dez tÁ­tulos da Nascar, a equipe Petty Enterprises está próxima do fim. Nos próximos dias, deve ser anunciada a compra do histórico time do carro 43 com a Gillett Evernham Motorsports, encerando uma história de 60 anos nas pistas.

Vendida para o fundo de investimentos Boston Ventures em 2008, a Petty não tem mais condições de se manter sozinha na ativa porque seus investidores estão passando por sérias dificuldades oriundas da crise financeira internacional. Os patrocÁ­nios, por sua vez, também minguaram.

Os 39 funcionários restantes da equipe, inclusive, estão prestes a perder seus empregos. Proprietário da Gillett Evernham Motorsports, George Gillett promete manter o nome de Petty na nova escuderia, mas ainda assim isso significa o fim de uma era na principal categoria do automobilismo norte-americano.

Desde 1949, a Petty possui 268 vitórias em seu currÁ­culo, mas o último êxito se deu no campeonato de 1999, com John Andretti em Martinsville. O último tÁ­tulo, por sua vez, foi em 1979, através de Richard Petty, um Á­dolo da Nascar – hepacampeão da disputa, ele tem como pai Lee Petty, que conquistou os outros três tÁ­tulos do histórico carro 43, um dos mais queridos pelos norte-americanos.

O filme ‘Carros’, lançado pela Disney em 2006, faz, inclusive, uma referência ao 43 através do personagem Doc Hudson.

Fonte: GazetaEsportiva.Net