NASCAR K&N Pro Series East X Team Racing testa brasileiros nos EUA

Valdeno Brito e João Horto aceleraram o Toyota Camry no traçado de Motor Mile

A equipe X Team Racing começou o ano já onde interessa: na pista. O time, que também é brasileiro e compete na K&N Pro Series East – divisão de acesso da Nascar – realizou uma bateria de testes no Motor Mile Speedway, nos EUA. Os ensaios contaram com a participação de dois pilotos: Valdeno Brito Filho, um dos principais nomes da Stock Car e vencedor da Corrida do Milhão em 2008; e João Horto, que soma duas temporadas na Fórmula Mazda (ou Star Mazda, categoria que, nos Estados Unidos, ocupa a mesma posição da F-3 na Europa). Apenas um ano após sua fundação, a X Team Racing já se firma como a principal porta de entrada de pilotos latinos no competitivo automobilismo norte-americano.

O Motor Mile é um traçado oval situado em Dublin, no estado da Virgínia. O teste aconteceu sob tempo bom, o que permitiu aos pilotos completarem mais de uma centena de voltas cada, durante os dois dias de testes. Valdeno e Horto dividiram a pilotagem de um dos três Toyota Camry do time brasileiro.

Bons resultados – “Ambos nos surpreenderam muito pela rápida adaptação”, relata Geraldo Rodrigues, um dos sócios da equipe. “Na verdade já esperávamos isso do Valdeno, que é muito experiente, mas o João também chegou muito rápido nos tempos de volta competitivos. Então, foi um excelente teste. Acho que demos sorte logo no início de 2012, pois avaliamos dois pilotos que, na nossa opinião, disputariam as primeiras posições durante todo o campeonato”, completou Rodrigues.

Para chegar em boas marcas, cada piloto teve direito a um jogo de pneus novos. “Os demais jogos que usamos tinham vários níveis de utilização – mas já não eram novos. Isso mostra que os dois pilotos entenderam rapidamente como o carro funciona – e também que a equipe soube ajudá-los nesse primeiro contato com o Camry. Não precisamos gastar mais do que um jogo novo para que fossem realmente rápidos”, conta Geraldo Rodrigues.

Valdeno elogiou o carro e a equipe: “Como fã da Nascar, eu tinha muita vontade e curiosidade de testar esse carro em um circuito oval como o Motor Mile”, disse o piloto da Stock Car brasileira. “Gostei muito de tudo, do carro, da potência… E, mesmo sendo num oval curto, precisa-se de muita técnica. Mas o pessoal todo da equipe nos ajudou bastante, passando as dicas necessárias, e rapidamente conseguimos ser velozes. Foi uma ótima experiência!”, resumiu.

João Horto concorda com Valdeno: “Eu fiquei muito surpreso com a dirigibilidade do carro e com o controle que o piloto tem da traseira. Foi minha primeira vez em carros do tipo turismo. O estilo e a técnica são bem diferentes em relação aos carros do tipo fórmula que eu tenho pilotado. Mas mesmo assim acredito que me adaptei rápido. Gostaria de agradecer a equipe X Team Racing pela oportunidade e pelo ótimo trabalho que pudemos fazer juntos”, disse o piloto.

A X Team Racing retorna agora para sua sede, em Statesville (Carolina do Norte), a fim de se preparar para mais uma bateria de testes, a serem realizados de oito a dez de fevereiro, nos circuitos de Motor Mile e Hickory Motor Speedway, também na Carolina do Norte. Os pilotos ainda serão anunciados, mas novamente os ensaios devem contar com a participação de competidores do Brasil.

SOBRE A X TEAM RACING
A X Team Racing foi fundada em 2011 para abrir as portas da Nascar para pilotos do Brasil. A equipe disputa a K&N Pro Series East, e os planos são de chegar à categoria principal em cinco anos.

A Nascar é a principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das principais competições esportivas dos Estados Unidos. As corridas têm arquibancadas lotadas, chegando a ser assistidas in loco por 240 mil pessoas. Na TV, são mais de 18 milhões de telespectadores por etapa.

A NASCAR K&N Pro Series East terá 14 etapas em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *