NASCAR Sprint Cup: Tony Stewart vence em Dover

Tony Stewart (Stewart-Haas Chevrolet) venceu neste domingo (02/06), a FedEx 400 benefiting Autism Speaks, no Dover International Speedway, 13ª etapa da NASCAR Sprint Cup Series. Foi a primeira vitória de Stewart no ano, e 48ª na categoria. Juan Pablo Montoya (Earnhardt Ganassi Chevrolet) e Jeff Gordon (Hendrick Chevrolet) completaram os três primeiros.

Faltando 24 voltas para o final, Denny Hamlin (Joe Gibbs Toyota), que alinhou na pole, teve o pneu dianteiro direito estourado, provocando a 7ª bandeira amarela da prova. 

Quando os lideres foram para os boxes, Montoya trocou apenas dois pneus, e saiu na frente de Jimmie Johnson (Hendrick Chevrolet). Após a relargada, na 382ª volta, Johnson foi punido pela direção da NASCAR com um drive-through, por queimar a relargada.

Montoya segurou Stewart nas 16 voltas seguintes, mas os pneus não agüentaram, e Stewart ultrapassou o colombiano na penúltima volta. Stewart superou Montoya por 0s788. Montoya conquistou o seu melhor resultado em um circuito oval.

Gordon foi o terceiro. Kyle Busch (Joe Gibbs Toyota), que dominou o começo da prova, terminou em quarto, seguido Brad Keselowski (Penske Ford). Após a prova, o Ford do atual campeão não passou na vistoria, com as possíveis punições sendo anunciadas no decorrer da semana.

Clint Bowyer (Waltrip Toyota), Joey Logano (Penske Ford), Kevin Harvick (Childress Chevrolet), Mark Martin (Waltrip Toyota) e Dale Earnhardt Jr (Hendrick Chevrolet) fecharam os dez melhores.

Nada satisfeito com a punição, Johnson terminou na 17ª posição. O pentacampeão alinhou na 24ª posição, e chegou a ficar uma volta atrás no começo da prova. Na 201ª volta, Johnson assumiu a liderança pela primeira vez, dominando a prova até a relargada final. 

Kyle Busch liderou 150 voltas, Johnson 143, Hamlin 41, Kenseth 29, Montoya 19.  O vencedor Stewart foi líder em apenas nas três voltas finais.

Johnson lidera o campeonato com 473 pontos, 30 a mais do que Carl Edwards (Carl Edwards (Roush Fenway Ford), 14º em Dover. Bowyer é o terceiro com 423. 

A próxima etapa em Pocono, no dia 09 de junho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *