Outras: As vesperas da F1 no Brasil, jovens aumentam desejo de serem pilotos

A Fórmula 1 encerrará a temporada 2006 com o GP do Brasil em Interlagos (dia 22/10) e, com ele, a batalha entre Michael Schumacher e Fernando Alonso chega ao fim. Porém, ao final de todo este espetáculo, há o início de um outro fenômeno, tão importante quanto a categoria máxima do automobilismo: a renovação. E isso não se limita apenas a quem irá substituir o alemão ou quem chegará a F-1, mas representa também o sentimento de cada jovem, que acompanhou a temporada ou que presenciou de perto no Autódromo José Carlos Pace um pedacinho da história, em tentar um dia protagonizar uma dessas batalhas.



Nesta época de realização do GP Brasil de Fórmula 1, surge uma série de jovens dispostos a encarar o desafio de estrearem no automobilismo e testarem suas habilidades, numa espécie de sonho coletivo que atinge os apaixonados por velocidade. Muitas vezes, por falta de informação, os aventureiros limitam-se a se inscrever em uma corrida, sem ao menos chegar a receber auxílio técnico ou profissional. É aí que entra uma parte fundamental na formação de talentos do país, as chamadas escolinhas de pilotagem.


 


Em território nacional, são poucas as escolas do gênero, e com possibilidade de pilotar um monoposto, menos ainda. A Alpie Racing School, fundada em 1987 pelo ex-piloto Aldo Piedade, já formou muitos pilotos de sucesso, entre eles Antonio Pizzonia, Enrique Bernoldi, Tony Kanaan, Mário Haberfeld e João Paulo de Oliveira. “Na educação da população, uma pessoa passará por dificuldades na faculdade caso não tenha sido educado corretamente durante o ensino fundamental. O mesmo acontece com o automobilismo, onde um piloto encontrará muitas dificuldades na hora de se profissionalizar, caso não tenha instruções técnicas e direcionamento correto em sua formação”, aponta Aldo Piedade Jr., piloto e instrutor da Alpie.


 


Fabricando pneus de alta performance, a Goodyear está diretamente ligada ao comprometimento com a segurança tanto nas ruas e estradas, como no esporte, atuando desde a formação dos pilotos até o apoio aos profissionais do automobilismo. Desta maneira, foi natural ela apoiar a Alpie Racing School, uma das mais atuantes e competentes empresas neste segmento. “A Goodyear tem uma grande gama de pneus, para todos os tipos de utilização, e forte presença nos segmentos off-road e on-road. Por isso, estamos sempre apoiando o esporte, em qualquer nível, e para nós é uma grande satisfação incentivar a iniciação segura dos jovens no automobilismo através do projeto da Alpie”, justifica Carolina Wagner, Gerente de Produto Pneu de Automóvel e Camioneta da Goodyear.


 


Diante do apoio da Goodyear, a Alpie Racing School mostra que esta iniciativa forma uma parceria vencedora, e ratifica a competência da empresa. “A Goodyear tem uma atitude louvável em apoiar vários setores do automobilismo, principalmente escola de pilotagem, mostrando seu interesse na segurança do esporte, atuando desde o início do processo de formação dos pilotos”, elogia o engenheiro Emerson Piedade, também instrutor da Alpie.


 


A preocupação da Goodyear na parceria com a Alpie Racing School não é só com a segurança e a técnica de pilotagem, quando apóia iniciativas que envolvem os jovens e o automobilismo. A sua preocupação com a formação é muito mais ampla. Nem todos os que chegam às escolas de pilotagem estão cientes das dificuldades que podem passar durante a profissionalização. Muitas vezes, os jovens não têm um objetivo claro, e precisam ser alertados sobre o futuro da carreira. “Vamos encaminhando da forma correta, procurando saber até que ponto o desejo é um sonho ou um objetivo. Alertamos sobre os custos, dificuldades, mostramos a necessidade de patrocínios, indicamos assessorias adequadas, buscamos manter os jovens com os pés no chão. O mercado é difícil, e é necessário mais do que talento para se sobressair atualmente”, destaca Aldo Piedade Jr.


 


A Alpie Racing School conta com uma frota de 16 monopostos de Fórmula Alpie, cinco Corsa, e um exclusivo biposto (um Fórmula Alpie estendido que leva um passageiro atrás), todos equipados com pneus de alta performance da Goodyear.A escola de pilotagem fica localizada na Av. Sen. Teotônio Vilela, 373, no bairro Cidade Dutra, ao lado do portal principal de entrada do Autódromo de Interlagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *