Outras: Autódromo de Interlagos abre suas portas aos amantes do automobilismo

A proposta do projeto é apresentar o autódromo ao grande público e promover a prevenção de acidentes de trânsito de maneira educativa.

Os amantes do automobilismo agora podem conhecer de perto o universo da Fórmula 1. Em iniciativa pioneira, o ex-piloto Daniel Maso criou o projeto “Raciocinando em Velocidade!”, que convida o visitante a ingressar no fantástico mundo das corridas de velocidade.

Por meio do projeto, o visitante se familiariza com a história do automóvel e das corridas de velocidade, numa revisão histórica que se inicia ainda no século XI e chega até os mais modernos recursos dos carros de corrida. Em visita a todas as áreas mais importantes do Autódromo de Interlagos, como os boxes e a torre de cronometragem, os visitantes conhecem de perto o local que recebe anualmente os pilotos mais famosos do mundo. O passeio inclui até mesmo uma volta pelo circuito, experimentando a sensação de trafegar por curvas famosas como o “S do Senna”.

Há programação especial para os estudantes, com abordagem pedagógica e conteúdo didático que leva a garotada a pensar sobre a responsabilidade e a segurança no trânsito. O projeto procura desenvolver a conscientização sobre os perigos da velocidade desde cedo para os futuros motoristas, e inclui na programação informações que podem ser aproveitadas como lições de matemática, história, física e química. Ao mesmo tempo em que alerta os visitantes para os perigos da velocidade no trânsito, de maneira lúdica e criativa é abordada a questão da velocidade na vida moderna, que exige das crianças e adolescentes um raciocínio cada vez mais rápido e dinâmico.

Para aqueles que desejam fazer carreira no automobilismo esportivo, o programa de visitação também aborda itens como a organização e o regulamento das provas de velocidade, o funcionamento de uma equipe de competição, a preparação de um carro de corrida  e os requisitos básicos necessários para se tornar um piloto. Não raro, os visitantes têm a oportunidade de presenciar treinos oficiais e conversar com pilotos profissionais durante o passeio ao Autódromo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *