Outras: Pipo Derani estréia no automobilismo europeu

O jovem paulista defenderá a equipe Motopark Academy na Fórmula Renault Norte-Européia.

Luis Felipe Derani, também conhecido como ‘Pipo’, é o único brasileiro confirmado no grid do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault em 2009. O piloto de São Paulo vai defender a equipe Motopark Academy, atual campeã da categoria com o finlandês Valtteri Bottas. Com o anúncio, Derani terá sua primeira experiência em um torneio de carros do tipo Fórmula – até então, Pipo ainda competia no kartismo.

Nos últimos dois anos, o piloto participou de campeonatos de kart na Europa e obteve resultados expressivos. Em 2007, foi vice-campeão brasileiro (categoria Sudam Jr.). Já no ano anterior, ele garantiu o vice-campeonato paulista e, em 2005, sagrou-se campeão paulista de kart.

“O meu objetivo nesse primeiro ano de automobilismo é aprender o máximo possível e evoluir bastante para que, em 2010, eu possa brigar pelo título. Com certeza a Motopark é um ótimo time e isso pode me ajudar muito”, comentou Derani que afirmou estar ciente das dificuldades que irá enfrentar em sua primeira temporada. “Eu sei que esse primeiro ano não será fácil, mas vou me empenhar para me adaptar”.

Para adquirir quilometragem, o piloto realizou oito dias de testes no mês passado, que aconteceram em cinco dos oito circuitos presentes no calendário: Oschersleben (Alemanha), Spa-Francorchamps (Bélgica), Nurburbring (Alemanha), Zandvoort (Holanda) e Hockenheim (Alemanha).

“Como eu não conhecia nenhum dos traçados, os testes foram muito importantes em termos de aprendizado, não apenas do carro, mas especialmente das pistas. Eu pude estudar aqueles circuitos enormes, ganhar mais experiência com o carro, analisar a telemetria e me entrosar com a equipe. Foi tudo novo para mim, mas posso dizer que evolui consideravelmente e a minha diferença de tempo em relação aos pilotos experientes, hoje, é muito menor do que no começo”, disse confiante.

A temporada 2009 da Fórmula Renault Norte-Européia terá início nos dias 11 e 13 de abril, em Zandvoort, na Holanda.

Sobre a Motopark Academy:
A Motopark Academy Racing foi fundada em 1998 pelo ex-piloto Timo Rumpfkeil, que até 2001 disputou provas em várias categorias, como a Fórmula Renault, a Fórmula 3, a Porsche Cup e a V8-Star. O time mantém sua sede em Oschersleben e, desde 2001, concentra sua atuação na Fórmula Renault, sendo reconhecido como um das maiores e mais bem sucedidos times da Europa.

Confira o calendário:
11 e 13 de abril – Zandvoort, Holanda
25 e 26 de abril – Hockenheim, Alemanha
13 e 14 de junho – Alastaro, Finlândia
20 e 21 de junho – Oschersleben, Alemanha
8 e 9 de agosto – Assen, Holanda
29 e 30 de agosto – Most, República Checa
19 e 20 de setembro – Nurburgring, Alemanha
3 e 4 outubro – Spa-Francorchamps, Bélgica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *