Outras: Trofeo Linea e Fórmula Future Fiat já tem datas de treinos

Categorias idealizadas por Felipe Massa entram na pista de Interlagos em maio

Apadrinhada por Felipe Massa, a maior novidade das pistas nacionais em 2010 já tem data para o seu batismo: no dia 17 de maio, os carros do Trofeo Linea e da Fórmula Future Fiat – atrações do Racing Festival juntamente com a 600 Super Sport (motos) – realizarão em Interlagos os primeiros treinos coletivos da temporada de estreia. O autódromo paulistano receberá as duas categorias no perÁ­odo das 8 Á s 14 horas.

Além da confirmação dos ensaios de pré-temporada, a RM Racing Events – promotora do evento – anunciou a inclusão de um dia extra na programação da rodada dupla de abertura do calendário, cujas corridas serão realizadas dia 30 de maio no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (Rio de Janeiro). “Excepcionalmente, organizamos testes durante toda a quinta-feira. Nas demais etapas as atividades serão iniciadas na sexta”, explicou Titonio Massa.

A montagem das 12 primeiras unidades do Trofeo LÁ­nea já foi concluÁ­da nas oficinas da Metalmoro – responsável pela transformação nos veÁ­culos de turismo da Fiat em modelos de competição – em Cachoeirinha (RS) e até sexta-feira as 11 equipes inscritas na competição receberão um carro cada. De acordo com Cláudio Ferreto, engenheiro mecânico automotivo da Metalmoro, o cronograma prevê que o restante do lote de 25 será finalizado em meados da próxima semana.

Os trabalhos na fábrica da empresa localizada na região metropolitana de Porto Alegre prosseguem em ritmo acelerado. “Na realidade, falta completar a montagem propriamente dita. Todas as peças já foram produzidas”, explicou Ferreto, lembrando que a fixação do motor 1.4 turbo FPT de 215 cavalos e do câmbio seqüencial Sadev de seis marchas foi o ponto mais crÁ­tico do processo. “Mudamos o posicionamento original desses componentes. Toda a suspensão também foi alterada, levando em consideração as exigências das pistas. Foi tudo realizado de forma minuciosa”, acrescentou.

Ferreto estima que apenas 20% dos componentes que saem da fábrica da Fiat em Betim permanecerão nos carros do Trofeo LÁ­nea. “SubstituÁ­mos o painel e o console de fábrica pelos de fibra de carbono, por exemplo. De fato, sobraram a carroceria, o agregado, a caixa de direção, pinças e pastilhas de freios traseiras, radiador e o sistema de iluminação externo.” Tudo processado sob a supervisão da Fiat, que mobilizou as áreas de engenharia de produto, marketing, compras e assistência técnica para prestar todo o suporte necessário.

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocÁ­nio da Shell, co-patrocÁ­nio da Pirelli e FPT e realização da RM Racing Events.